Fotos tiradas na Rússia há mais de 100 ANOS (Raridade)

São diversas fotos coloridas tiradas entre  1909 e 1912.

Naqueles anos, o fotógrafo russo Sergei Mikhailovick Prokudin-Gorskii (1863-1944) realizou um levantamento fotográfico do Império Russo, com o apoio de czar Nicolau II, usando, para tanto, uma câmera especial para capturar (em rápida sucessão de 3) imagens em P&B com uso de filtros vermelho, verde e azul, que posteriormente eram recombinadas e projetadas com lanternas para mostrar imagens com um colorido próximo da realidade.

A alta qualidade desta imagens (para aquela época), combinadas com cores brilhantes, tornam difícil acreditar que estamos vendo um trabalho realizado a mais de um século.

Quando estas fotos foram tiradas, nem a Revolução Russa nem a I Guerra Mundial tinham começado. Nota - algumas fotos têm um colorido estranho, mas são resultado da técnica "vanguardista" deste criativo e competente fotógrafo.

Curiosidade
Numa das fotos aparece a fazenda do Conde Stroganov, que exilou em Paris com os seus familiares durante a Revolução Comunista de 1917, e que levaram com eles uma receita de família que de imediato fez sucesso entre os parisienses e, que até hoje é um dos pratos mais conhecidos e consumidos no mundo: o Estrofonofe (ou Strogonoff) que, na denominação original, chamava-se stroganov.

Câmera de 1936 com sistema multifiltro para fotos em cores, como a que foi utilizada para fazer as fotos.

Aprecie estas raridades abaixo

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422