Quebra da barreira do som

Quebrar a barreira do som não e apenas um fenômeno audível, quebra pode ser bastante visual também.

Em aerodinâmica a barreira do som é a aparente barreira física que dificulta grandes objetos de atingirem velocidades supersônicas.

Quebrar a barreira do som não é apenas um fenômeno audível. Como uma nova imagem militar dos Estados Unidos mostra, a quebra pode ser bastante visual também. A nova foto mostra um avião Air Force F-22 Raptor participando de um exercício no Golfo do Alasca no dia 22 de junho.

Quando o avião finalmente consegue superar a velocidade das ondas, rompe esse cordão imaginário. No momento em que a velocidade do som é ultrapassada.

O fenômeno visual, que às vezes – mas não sempre – acompanha a quebra da barreira do som, também acontece durante explosões nucleares e depois do lançamento de naves espaciais. Um cone de vapor foi fotografado quando a missão espacial Apollo 11 foi lançada em 1969.

O fenômeno ainda é pouco estudado. Cientistas se referem a ele como cone de vapor ou colar de choque. O que cientistas acreditam que acontece é o seguinte: uma camada de gotículas de água fica presa entre duas camadas em alta pressão no ar. Em condições úmidas, a condensação pode se juntar entre as duas partes de ondas sonoras produzidas pelo jato. Este efeito não necessariamente coincide com a quebra da barreira do som, mas pode acontecer.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422