10 fatos esquecidos sobre Galileo Galilei

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo. Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica.

Um dos cientistas mais prolíficos de todos os tempos, a vida e as realizações de Galileu foram estudadas e escritas em detalhes por séculos. Desde a descoberta das luas de Júpiter até a luta com o Papa Urbano VIII, autores e dramaturgos notáveis ​​ficaram fascinados com a vida e as contribuições de Galileu. Galileu afirmou ter descoberto manchas solares e que o sol gira.
Suas críticas francas e francas à filosofia aristotélica e sua óbvia aceitação da cosmovisão copernicana, particularmente em seu Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais, o levaram a sérios problemas com a Igreja Católica Romana, que o colocou em prisão domiciliar nos últimos oito anos da sua vida. Com a adição do artigo Galileo Galilei Nas bibliografias de Oxford na Renascença e na Reforma , gostaria de compartilhar dez fatos interessantes sobre Galileu.

1. Dizem que Galileu jogou duas balas de canhão de massas diferentes da torre inclinada de Pisa para demonstrar que sua velocidade de descida era independente de sua massa. Muitas pessoas acreditam que essa história não é verdadeira, pois sua única fonte era a secretária de Galileu.

2. Galileu nunca se casou e teve todos os filhos fora do casamento com Marina Gâmbia, a quem conheceu em uma viagem a Veneza.

3. Enquanto muitos se lembram do confronto de Galileu com a igreja, muitos esquecem que suas duas filhas se juntaram ao convento de San Matteo em Arcetri e permaneceram lá pelo resto de suas vidas. Galileu chegou a ajudar no convento, consertando janelas e certificando-se de que o relógio do convento estava em ordem.

4. Joseph Nicolas Robert-Fleury pintou “Galileu antes do Santo Ofício”, uma representação do cientista falando perante o clero atualmente em exibição no Museu de Luxemburgo.

5. Galileu foi um lutenista talentoso , aprendendo com seu pai, Vincenzo Galilei, compositor e teórico da música.

6. Enquanto Galileu acreditava firmemente na teoria de Copérnico de que a Terra não era o centro do universo, ele não acreditava na teoria de Kepler de que a lua causava as marés.

7. No último ano de sua vida, quando estava totalmente cego, Galileu projetou um mecanismo de fuga para um relógio de pêndulo chamado fuga de Galileu.

8. O dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu uma peça sobre Galileu, intitulada Life of Galileo, que apareceu pela primeira vez na Broadway em 1947, com Charles Laughton como personagem-título. Brecht trabalhou em estreita colaboração com Laughton e refez a versão final da peça com ele. A peça foi adaptada para a tela em 1975, com Chaim Topol (listado como Topol) como líder e Sir John Gielgud como Cardeal Inquisidor. O mais recente renascimento da peça é uma produção off-Broadway de 2012, na qual F. Murray Abraham desempenhou o papel principal.

9. A música "Galileo" é o maior sucesso do grupo folclórico Indigo Girls. A música é sobre reencarnação através das lentes da história do papel de Galileu na revolução científica.

10. O dedo médio da mão direita de Galileu foi exibido no Museo Galileo, em Florença, Itália. 

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conoscoooo
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422