A verdade não contada da máfia

A Máfia começou em uma pequena ilha no Mediterrâneo, a Sicília. Ela cresceu e tornou-se uma grande força política na Itália.

Claro, você provavelmente tinha aquele pôster legal de O Poderoso Chefão na parede do seu dormitório, mas quanto você realmente sabe sobre a Máfia? Não estamos falando sobre o momento em que você ficou bêbado e jurou que descobriu onde Jimmy Hoffa está enterrado (agora, se você pudesse se lembrar). Dado que a Máfia é praticamente baseada em segredos, provavelmente você não sabe muito - e estamos arriscando alguns sapatos de cimento para contar a você.

AS ORIGENS DA MÁFIA SÃO NEBULOSAS, MAS PODEM TER ALGO A VER COM LIMÕES

A máfia que conhecemos e amamos hoje tem suas raízes na Sicília. Eles apareceram em algum momento no final do século 19 e, ao longo de cerca de 150 anos, se espalharam pelo mundo e meteram os dedos em praticamente tudo. Tem sido um mistério como essa estrutura altamente organizada se desenvolveu, mas de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Nottingham , começou com limões.

No final de 1800, a Sicília estava percebendo que eles tinham tudo o que era necessário para cultivar uma valiosa safra de citros. Enquanto eles abrigavam a esmagadora maioria dos limoeiros na Itália, eles também tinham um conjunto único de problemas. Coisas como uma classe alta rica que explora a classe camponesa, uma distinta falta de aplicação da lei pública e um governo que realmente não mantinha a paz significavam que os limoeiros recorriam à contratação de suas próprias empresas de proteção privada para manter seu investimento - e eles mesmos - seguros. Agora, adicione mais alguns fatores: a posição da Sicília em uma importante rota comercial do Mediterrâneo, o aumento vertiginoso do comércio de frutas cítricas e a necessidade de músculos privados para proteger interesses, e você tem o lugar perfeito para uma organização como a Máfia começar.

Don Calo Vizzini esteve à frente da máfia de Villalba durante a Segunda Guerra Mundial, e ele pode ter dito isso melhor. Ele foi citado pelo jornal da Universidade de Nottingham como tendo dito: "Em toda sociedade, deve haver uma categoria de pessoas que endireitam as coisas quando as situações se complicam. Geralmente são funcionários do estado. Onde o estado não está presente, ou onde não tem força suficiente, isso é feito por indivíduos particulares ".

"MÁFIA" VEM DE UMA PALAVRA ÁRABE E NÃO TINHA CONEXÃO COM O CRIME

Palavras são coisas engraçadas e antigas. Você sabe exatamente o que queremos dizer quando falamos sobre a máfia agora, mas essa palavra passou por algumas mudanças bem estranhas. Ao mesmo tempo em que os membros fundadores da agência de proteção de estréia da Sicília estavam entrando em pânico, o termo "mafioso" já estava sendo discutido. Porém, significava algo diferente e era usado para descrever quem realmente não confiava na autoridade centralizada. Isso é realmente abrangente e, com base no significado original de mafioso , temos certeza de que torna a maioria esmagadora da população de hoje mafioso.

Quando os proprietários começaram a empregar esquadrões de proteção (ou, talvez mais precisamente, a alinhar-se quando foram extorquidos por dinheiro de proteção), esses mini-exércitos de músculos cruéis foram chamados mafie. Bolsos de mafie existiam não apenas na Sicília, mas em toda a Itália, e os grupos que administravam essas raquetes de proteção precoce se tornaram a máfia, e receberam o nome de uma gíria que tem suas raízes na mistura das línguas siciliana e árabe. A raiz originalmente não tinha nada a ver com crime, medo ou senso de vestuário sofisticado, e, em vez disso, significava algo como "agir como um protetor contra a arrogância dos poderosos", pelo menos, de acordo com o escritor e pesquisador de história da Máfia. Selwyn Raab.

O termo entrou no jargão popular da mesma maneira que as palavras se tornam populares hoje: via mídia social. Desde a década de 1860, as mídias sociais surgiram na forma de uma peça teatral e tour promocional de uma peça chamada I Mafiusi della Vicaria , provando que a cultura pop é uma coisa poderosa.

ELES PODEM TER SIDO INSPIRADOS POR UMA ORGANIZAÇÃO SECRETA

Todo mundo que já viu um filme sobre a máfia (e isso é praticamente todo mundo) sabe que uma hierarquia dentro da organização determina praticamente tudo. A estrutura real da máfia provavelmente foi inspirada por uma organização super-secreta de assassinos que protegeu os inocentes séculos antes.

Talvez. Honestamente, ninguém realmente sabe, porque naquela época, manter algo secreto não era apenas possível, era tão possível que só conhecíamos partes do que poderia ser a sociedade secreta mais incrível de todos os tempos.

O Beati Paoli (não, ninguém sabe por que eles são chamados assim, mas provavelmente é algo religioso) era uma sociedade siciliana que se formou no século XII. A maior parte do que sabemos vem de Francesco Maria Emanuele, marquês de Villabianca, e a história diz que eles se formaram em resposta a uma opressão da classe nobre. Eles não apenas recrutaram toda e qualquer causa, mas estabeleceram uma espécie de hierarquia que lembra uma corte real. A partir daí, eles organizaram serviços de proteção, contrataram-se como assassinos pagos e ... bem, não sabemos mais o quê, porque segredos. Sabemos que eles supostamente tinham um covil subterrâneo, porque é claro que tinham, e foi acessado através da cripta de uma igreja em Palermo. Isso não está em debate: existe realmente um esconderijo subterrâneo secreto, e foi usado como abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Alguns relacionaram os ritos e rituais dos Beati Paoli aos da Máfia , e isso é extremamente frustrante. Há uma tonelada que simplesmente não sabemos sobre a sociedade - e nunca saberemos, porque era uma época diferente ... e segredos significavam algo.

A MÁFIA AJUDOU AS FORÇAS ALIADAS A GARANTIR A ITÁLIA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Já ouviu o ditado "O inimigo do meu inimigo é meu amigo"? Foi exatamente o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, e a mais estranha das alianças - entre a Máfia e as forças aliadas militares - provavelmente mudou o curso da guerra em grande parte.

Entre 1925 e 1929 , Benito Mussolini estava travando uma guerra muito diferente daquela pela qual você provavelmente o conhece. Ele estava lutando contra a máfia e estava absolutamente determinado a se livrar deles até o último homem. Durante esses anos, inúmeros membros da máfia foram para os Estados Unidos, mas somente em 1943 os mafiosos viram a oportunidade de receber um pouco de retorno.

Os Aliados chamavam de Operação Submundo, e começou com a misteriosa destruição do que era então o maior navio de luxo do mundo: a Normandia . Os Aliados estavam certos de que era sabotagem nazista (ninguém sabe o que aconteceu), e quando os investigadores da Marinha foram impedidos por estivadores italianos, eles tinham certeza de que tinha algo a ver com a aliança de seu país de origem com a Alemanha. Os militares foram à polícia de Nova York para obter ajuda e foram para a Máfia.

Especificamente, eles foram para Meyer Lansky. Felizmente para eles, Lansky conhecia um cara que poderia ajudar, mas ele tinha tido alguma má sorte e estava cumprindo pena no norte do estado. Aquele cara voltou e fez um acordo - Lucky Luciano ajudaria, mas ele queria liberdade. Ele entendeu e grupos de pretensos sabotadores nazistas também conseguiram o que tinham para eles.

Você já se perguntou por que os EUA não sofreram muito em termos de sabotagem doméstica? Agradeça à multidão. Agradeça-lhes pelas informações privilegiadas que permitiram aos Aliados desembarcar e levar a Sicília também. Foram Luciano e Lansky que foram chamados pela inteligência naval para fornecer contatos nas costas da Sicília e começar a canalizar informações sobre as fortalezas nazistas de volta aos Aliados, e podemos dizer com segurança que eles receberam seu retorno.

ELES TÊM SEUS PRÓPRIOS DEZ MANDAMENTOS

Em 2007, o chefão da máfia Salvatore Lo Piccolo foi preso. Os documentos encontrados durante sua prisão lançam luz sobre o funcionamento interno da Cosa Nostra, e os pesquisadores descobriram que, às vezes, a vida real é realmente como os filmes. Datilografados em uma única folha de papel estavam os Dez Mandamentos da vida na Cosa Nostra, e eram bem diretos.

Um intermediário de terceiros deve sempre fazer apresentações entre os membros. Não olhe para as esposas de amigos. Não fique com a polícia. Não frequente os bares. Você está sempre de plantão ... não importa o quê. As nomeações nunca devem ser interrompidas. As esposas devem ser respeitadas. Sempre diga a verdade quando for solicitada. Não aceite dinheiro de outras famílias. E ninguém com nenhum vínculo com a polícia é permitido dentro da Cosa Nostra, e se eles descobrirem que você esteve em dois momentos, isso é um indicador claro de que você não tem moral.
Nunca antes falar em moral soou como uma ameaça.

A MÁFIA DA CALÁBRIA TEM TODA UMA REDE DE TÚNEIS SUBTERRÂNEOS SECRETOS

Nós não vamos mentir. Parte da razão pela qual achamos que ser um mentor criminoso seria tão legal é a perspectiva de termos nosso próprio esconderijo secreto. Disseram-nos uma vez que a vida real não é assim, mas acontece que é totalmente.

Em 2011, as autoridades italianas trouxeram um dos mais procurados. Francesco PesceHá muito que se dizia que era o chefe do 'Ndrangheta, um ramo da Máfia que ganhava dinheiro com o tráfico de cocaína. Encontraram-no em um bunker sob um ferro-velho, e a única entrada era um alçapão de 3 pés de altura, parcialmente escondido por um galinheiro. Não parece glamouroso? Ele certamente não estava vivendo a vida difícil, em um bunker com ar-condicionado, totalmente abastecido com champanhe e iguarias locais. E isso não é ruim, especialmente considerando que nosso primeiro apartamento não estava tão bem abastecido. Caramba, nosso local atual não é tão bem abastecido.

Ele nem foi descoberto. Ele desistiu depois que a polícia entrou com escavadeiras e começou a derrubar as coisas. Ele se rendeu, presumivelmente porque ser enterrado vivo não é algo tão desejável quando você está do outro lado da pá, e isso nos deixa imaginando quantas outras tocas secretas existem por aí. Porque definitivamente existem mais e, em 2013, a BBC deu uma olhada em parte da rede secreta de túneis que o mesmo ramo da máfia havia construído sob Plati, a antiga sede da montanha em Ndrangheta. Túneis, bunkers, centros de comando ... eles são equipados o suficiente para manter os membros do mais alto nível confortáveis ​​por meses a fio. Aterrorizante e claustrofóbico, ou um pouco incrível? Discutir.

REALMENTE HÁ UMA CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO

Muitas das informações que temos sobre o que acontece a portas fechadas vêm de ex-máfia que revira e dá alguns testemunhos sérios. Em 1994, o assassino Maurizio Avola se tornou informante quando percebeu que as pessoas para quem trabalhava o alvejavam em seguida, e uma das coisas sobre as quais ele falou foi a cerimônia de iniciação à qual ele e outras pessoas foram submetidas. Segundo ele, ele foi iniciado em 1983 durante uma cerimônia no campo, onde seu padrinho observava o dedo ser picado com uma agulha. Também houve um juramento que ele disse enquanto "gotas do meu sangue eram queimadas sobre a imagem de um santo".

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Bath , essa é uma adição muito recente à tradição, particularmente a de Cosa Nostra. É chamado de "la punciuta" e, de acordo com um desertor chamado Tommaso Buscetta, o ritual geralmente envolve sangue sendo pingado em uma foto do santo antes de ser incendiado. O iniciado mantém o papel queimado até que se desintegre completamente, e o juramento é: "Que minha carne seja queimada como esta imagem sagrada, se eu trair meu juramento".

O ritual - e o juramento - em si remonta há mais de cem anos a uma organização chamada Girgenti, e ritos semelhantes foram usados ​​em várias organizações ao longo dos anos. Honestamente, não temos certeza do que estávamos esperando, mas temos certeza de que era algo mais complicado do que isso.

AS MULHERES ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS PODEROSAS

Se é para acreditar nos filmes (e se são, precisamos conversar com alguém sobre o nosso fracasso contínuo em encontrar Nárnia), as esposas da máfia têm apenas alguns papéis, e a maioria delas envolve cuidar das crianças e parecer surpresa quando a lei bater à porta. Mas em 2015, o assassinato de Nunzia D'Amico (ela estava empurrando seu bebê em um carrinho fora de sua casa quando foi derrubada por uma chuva de balas) lançou alguma luz sobre qual o papel das mulheres da máfia.

Os irmãos de D'Amico haviam liderado o clã de sua família e, quando todos foram presos, ela tomou o lugar deles. Ela também não estava sozinha, e de acordo com os promotores italianos, estão vendo cada vez mais mulheres ocupando o lugar de seus homens quando caem na lei ou em uma operação rival. Até os grandes grupos, como Cosa Nostra, estão colocando as mulheres em posições de poder. Estima-se que o número de mulheres com poder da máfia tenha aumentado cerca de dez vezes entre 1995 e 2015, e não apenas elas são terrivelmente boas no que fazem, como também estão rapidamente ganhando a reputação de serem ainda mais mortais do que os homens.

A partir de meados dos anos 90 , mais e mais mulheres assumiram o poder. Eles receberam apelidos como "Celeste", "Olhos de Gelo" e "La Piccoletta" ("O Pequeno"), e isso ocorre principalmente porque toda vez que você ouve falar sobre a prisão de um chefão da máfia, uma mulher está apenas esperando para tomar as rédeas. Ela'a maioria usa preto para representar seu período de luto, provavelmente está usando vermelho por baixo disso. Isso é um lembrete de todo o sangue que foi derramado e tudo o que ainda resta para derramar.

ELES GANHAM DINHEIRO DE MANEIRAS QUE VOCÊ NUNCA IMAGINARIA

Então, como você acha que a máfia ganha dinheiro? Raquetes de proteção? Extorsão? Talvez um pouco de crime de colarinho branco, hoje em dia? Acontece que não existe absolutamente nenhuma idéia ruim ou estranha quando se trata de ganhar dinheiro para a multidão, e enquanto isso funciona, é tudo de ouro.

Não temos certeza de que tipo de pessoa olhou para essas caixas de roupas e viu uma grande oportunidade, mas em 2015, as autoridades abriram uma operação estranha. Os jornais chamavam de anel de tráfico de roupas , e o golpe foi encabeçado pela máfia de Camorra. As operadoras levavam as roupas doadas a pessoas carentes e, em vez disso, as despachavam para o exterior para vendê-las nos mercados europeu e africano. Sério.

Em 2017, a máfia e os gourmetstodos entraram em pânico com o rompimento de uma quadrilha de crimes com azeite extra-virgem falso, e podemos dizer com segurança que isso é algo que nunca pensamos que poderíamos compartilhar com você. Também era apenas a ponta do iceberg, e a operação que passou óleo de bagaço de azeitona barato como azeite extra-virgem deu lugar a uma operação maior envolvida em tudo, desde fixação de preços e exploração de trabalhadores. Também não estamos falando de batatas pequenas aqui, e estima-se que quase US $ 17 bilhões devam ser feitos nos esforços agrícolas da máfia apenas em 2015. Não se sabe se algum chef de celebridade foi enganado pelo azeite de oliva falso, mas gostaríamos muito de saber se eram.

Golpes de saúde e seguros também são uma enorme fonte de renda para a máfia, e em 2013, um clã italiano foi investigado por realizar centenas de acidentes de carro todos os anos e coletar milhões. E uma exposição em 2009 destacou o crescente interesse da Máfia em arrecadar os lucros dos golpes do Medicare, e isso também não é uma mudança radical. As pessoas que eram boas nisso podiam arrecadar até US $ 25.000 por dia , mas ainda não podemos deixar de pensar que quando alguém se inscreve na Máfia, não necessariamente espera ser o cara que fica atropelado por um carro.

ELES ESTÃO SE ENVOLVENDO CONTRA O ISIS

A Máfia se envolveu com o conflito global pelo menos uma vez no século passado, e parece que eles podem estar jogando o chapéu no ringue novamente ... ou pelo menos deixando claro que estão de pé, com as juntas de bronze polidas e prontas para ir. para.
Em 2015, Giovanni Gambino emitiu uma declaração ao ISIS após os ataques de Paris. A mensagem era simples: fique de fora de Nova York.

Gambino é aquele Gambino , filho do ex-chefe da máfia John Gambino. Ele afirmou que o ISIS tinha medo do poder da multidão siciliana, e foi exatamente por isso que eles nunca conseguiram se firmar ali. "Garantimos que nossos amigos e famílias estejam protegidos contra extremistas e terroristas, especialmente a organização brutal e psicopática que se autodenomina Estado Islâmico", afirmou. Segundo ele, as agências de aplicação da lei são restringidas pelo que podem fazer e quando podem fazê-lo, regras das quais a Máfia não participa. Isso as torna fundamentais para manter o ISIS sob controle, e ele também foi citado por dizer:, "A máfia tem uma má reputação, mas grande parte dela é imerecida. Como em tudo na vida, há partes boas, ruins e feias - a ascensão do terrorismo global dá à máfia a chance de mostrar seu lado bom". Nós totalmente não vamos discutir isso nem um pouco.  

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conoscoooo
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422