Sociedades Secretas mais exclusivas da história

Sociedades secretas com suas auras de mistério fascinam quem está de fora, não é à toa que ficamos tão curiosos sobre seu funcionamento.

Há algo impressionante na ideia de estar em uma sociedade secreta. É um sentimento de pertencer, comunidade, compartilhar algo especial e ser capaz de colocar uma placa na porta que impede os adultos. Todos preferem estar do lado "nós" do que do lado "eles", e algumas pessoas levaram isso ao extremo.

A GRANDE SOCIEDADE ILUMINADA DE OCULISTAS

Em 2012, a Wired relatou uma caça ao tesouro acadêmica que enviou um especialista em linguística, um programador de traduções por computador e muitos historiadores em uma estranha jornada por um texto enigmático. Depois de muito trabalho, eles começaram a traduzir um documento que permaneceu um mistério por mais de dois séculos. Eles ficaram chocados quando descobriram que continha os segredos de uma sociedade do século 18 chamada Grande Sociedade Iluminada de Oculistas.

Sabíamos que o grupo era formado por cirurgiões oculares que se imaginavam curandeiros e detentores de todo o conhecimento médico sobre o olho e a visão. Sabíamos que eles faziam coisas como realizar cirurgias de catarata. Mas não tínhamos ideia do que acontecia nos bastidores. O manuscrito decodificado incluía detalhes como uma iniciação, onde um novo membro era ensinado a "ver" depois de arrancar os pelos das sobrancelhas. Quando mais documentos foram traduzidos, eles descobriram que os oculistas poderiam ter outra missão - vigiar os maçons.

Os documentos oculistas incluíam rituais secretos da Maçonaria, até os mais altos graus. Isso é tudo bastante conhecimento agora, mas não era na época, e estava claro que eles haviam praticado alguma espionagem séria. Eles podem ter sido espiões, ou talvez um grupo dissidente da Maçonaria criado para manter seus rituais centrais seguros, se a Igreja Católica decidisse ficar tão esfaqueada com eles quanto com os Templários. Ninguém realmente sabe.


A ORDEM DE CHAERONEA

Em 25 de maio de 1895 , Oscar Wilde foi escoltado para uma prisão de Londres após sua condenação por sodomia. Havia muitas coisas confusas acontecendo na era vitoriana , mas a posição popular sobre a homossexualidade não era apenas confusa, era absolutamente perigosa. Daí, o segredo. Wilde conheceu o escritor e poeta George Cecil Ives alguns anos antes, mas não foi até 1897 que Ives foi inspirado a fundar a Ordem de Chaeronea. Ives falou sobre acabar com o ódio e a opressão da comunidade gay, mas ao mesmo tempo a sociedade era um segredo bem guardado.

Segundo o Harvey Ransom Center da Universidade do Texas em Austin (que abriga muitos de seus artigos), a sociedade recebeu o nome da antiga batalha de Chaeronea. Aconteceu em 338 aC, e foi notável pelo massacre em atacado do Grupo Sagrado de Tebas, um grupo de guerreiros constituídos estritamente por casais que eram amigos íntimos ou amantes. A sociedade de Ives era protegida por camadas de senhas, códigos, selos e rituais, mas ainda crescia para incluir capítulos em todo o mundo.

A sociedade começou com um grupo de escritores de Oxford e, embora não saibamos muito do que aconteceu, sabemos (via Killing The Rainbow: Violence Against LGBT ) que eles foram responsáveis ​​por traduzir muitas das obras gregas antigas, o perfil do homoerotismo no mundo antigo e o início dos movimentos dos direitos dos gays.


THE HELLFIRE CLUB

Ainda existem alguns locais associados ao Hellfire Club, como o West Wycombe Park, o pub George and Vulture em Londres e o Mountpelier Hill nos arredores de Dublin. Sabemos que eles eram os locais de encontro de um grupo chamado Hellfire Club, mas graças a membros notoriamente de boca fechada, há tanto folclore sobre o grupo quanto a história real.

Os clubes ingleses eram restritos, mas de elite, e os capítulos foram fundados por Philip Wharton (mais tarde tornado duque) e Francis Dashwood. De acordo com o The Daily Beast , a loucura deles envolvia muita bebida (principalmente clarete e vinho do porto) e drogas (principalmente láudano e ópio). Havia muito espaço para dormir, jogar cartas e gamão, mas se você queria um fogo do inferno sério, precisava ir para a Irlanda.

A maioria dos rumores é bastante sombria, e eles foram acusados ​​de praticar o satanismo, mantendo orgias demoníacas e, segundo o Irish Times , disseram-se que convidavam o próprio diabo para seus jogos de cartas regulares. Fundado em meados do século XVIII, o capítulo reuniu-se principalmente na taberna Eagle, em Cork Hill, e os membros aristocráticos enfrentaram as travessuras habituais como ficar muito amigável com as filhas. Algumas travessuras eram menos amigáveis. Um membro do clube, Henry, o quarto barão de Barry of Santry, forçou um criado acamado a beber uma garrafa de conhaque e depois o incendiou. Ele foi queimado vivo, e Henry comprou o silêncio daqueles que sabiam. Os ricos sempre tiveram maneiras diferentes de resolver problemas.

MOLLY MAGUIRES

Não está claro por que o grupo se chamava Molly Maguires, mas a Universidade de Lehigh sugere que o nome pode se referir a uma verdadeira irlandesa que se rebelou contra seus senhores protestantes ingleses ao se recusar a ser expulsa de sua casa. Esses Mollies eram uma sociedade de imigrantes irlandeses que se estabeleceram na região da Pensilvânia e se posicionaram contra práticas trabalhistas injustas e discriminação da maneira mais extrema possível.

Numa época em que os sinais de "Não é necessário aplicar irlandês" eram a norma, os imigrantes encontravam trabalho onde quer que pudessem, geralmente nas minas de carvão. O Irish Story diz que eles enfrentaram todos os tipos de injustiças, como longas horas e maus salários que foram reduzidos em até 20% com a renovação de contratos. Quando os sindicatos não funcionavam, os Mollies se reuniram.

Eles eram extremamente bem organizados, divididos em pequenos grupos que aconteciam em áreas diferentes. Os grupos se reuniam para discutir quem eles precisavam armar com força, quais minas precisavam ser interrompidas e quem precisava ser espancado ou morto. Se as queixas fossem dignas de ação, uma célula externa seria contatada para pular condado, executar o golpe e voltar para casa. Foi uma maneira brilhante de impedir que os membros locais fossem identificados, e os favores seriam devolvidos. Os Mollies foram finalmente infiltrados pelos Pinkertons, que enviaram um irlandês chamado James McParlan. Levou quase quatro anos de trabalho secreto para abrir os Mollies, e suas informações terminaram 20 anos de terror com um enforcamento de 20 homens.

OS FILHOS DE LEE MARVIN

O diretor Jim Jarmusch disse à Uncut que o grupo super-exclusivo Filhos de Lee Marvin realmente existe, mas além disso, ele não está dizendo muito. Nem os membros, incluindo Iggy Pop e Tom Waits.

Então, qual é o problema? Jarmusch diz que teve a idéia de um filme sobre um cara recluso, alcoólatra e irritadiço que vive no meio do nada. O personagem seria interpretado por Lee Marvin, e a história se concentraria em como seus filhos lidavam com ele. O filme nunca aconteceu, mas ele diz que a organização definitivamente aconteceu. Dangerous Minds relata que a sociedade está aberta a homens que parecem se passar pelo filho de Lee Marvin, mas adivinhem quem não é membro?

Jarmusch diz que Tom Waits estava em um bar na Califórnia quando lhe disseram que alguém queria falar com ele. Ele foi até lá e o cara perguntou sobre os filhos de Lee Marvin. "Tom disse: 'O que é isso para você?" A resposta? "Bem, eu sou filho de Lee Marvin." Ele provavelmente deveria receber um cartão de sócio.

A PALAVRA DO CAVALEIRO

Na Escócia rural, aqueles que tinham uma habilidade natural com cavalos eram tão respeitosos que eram quase mágicos, e a Palavra do Cavaleiro era uma sociedade secreta aberta apenas aos melhores dos melhores. Foi formada em meados do século XVII e, de acordo com a escritora e historiadora Ashley Cowie , os membros eram supostamente guardadores de uma palavra sagrada, dada a eles pelo Diabo, que lhes dava poder sobre cavalos e mulheres, porque é claro fez.

Havia um lado prático no grupo, pois agia como sindicato e como repositório de conhecimento que ajudaria a garantir que aqueles que trabalhavam com os valiosos cavalos do mundo soubessem o que estavam fazendo. Parte de seu sucesso real foi possivelmente a preparação de loções, pomadas e aromas que tornariam os cavalos - e talvez as mulheres - mais dóceis e dispostos.

O castigo por revelar segredos estava sob juramento, e envolvia ser arrastado e esquartejado enquanto seu coração era arrancado por dois cavalos, o que é um incentivo sério para ficar quieto. Sabemos que os membros participaram de uma série de rituais semelhantes aos da Maçonaria, bebendo cerveja, cumprimentando o "diabo" e conhecendo as palavras secretas. No entanto, eles não são mais tão secretos: "Ambos Como Um". Eles também prometeram tratar todos os cavalos gentilmente, o que todos nós podemos deixar para trás.

THE THUGGEE

Se você chama alguém de bandido hoje, saiba que eles não são tão legais quanto os bandidos originais. Segundo a NPR , os bandidos eram uma sociedade de criminosos profissionais, e a associação era transmitida de pai para filho. Eles são tão misteriosos que ninguém sabe ao certo como foram organizados, que tipo de sociedade formaram ou até que ponto chegaram. A primeira menção ao bandido foi de um texto de história escrito por volta de 1356, mas foi somente na década de 1830 que o governador-geral da Índia, Lord William Bentinck, partiu em uma cruzada para destruir o culto. Ele e seu companheiro, capitão William Sleeman, condenaram cerca de 2.000 bandidos, condenando-os a morte ou transporte. 
A história diz que os bandidos se juntam a um grupo de viajantes, fazem amigos, exploram a situação e depois dão o sinal: "Traga o tabaco". Thuggee estrangularia a vítima, aliviaria as posses mundanas, mutilaria características de identificação e as enterraria com a face para baixo em um túmulo. Não é de admirar que Sleeman tenha escrito "A Índia estava sob ataque" (via Reflections of India ), mas ninguém sabe ao certo quem eram esses agressores. Uma história fantasiosa dos bandidos alegou que eles foram criados a partir do suor da deusa Kali, e que ela estabeleceu o culto, ordenou que eles estrangulassem e comessem as vítimas e, finalmente, repensou a última
parte em favor de um enterro com uma picareta sagrada. . Quanto foi o ódio racial e o quanto a verdade, não temos idéia.

BULLINGDON CLUB

O Bullingdon Club da Universidade de Oxford é restrito a 12 membros e, com uma lista de associados que inclui nomes como David Cameron e Boris Johnson, você pode adivinhar que tipo de clube era esse. Graças às notícias do século XXI sobre alguns dos rituais e rituais menos honrosos da sociedade, o The Telegraph  disse que só havia dois membros em 2016 e que ninguém mais queria se juntar.
Isso inclui amigos de pessoas que estavam no clube, e isso se deve em grande parte à opinião popular sobre os objetivos do clube, que aparentemente ostenta sua riqueza da maneira mais desagradável possível. Em 2004, rituais como pubs destrutivos e notas de 50 libras na frente dos sem-teto foram lançados, e quem quiser participar desse tipo de diversão está exibindo um tipo de moralidade seriamente defeituosa. Os estudantes de Oxford trocaram palavras como "elitista", "excludente", "escândalo" e até "piada", com uma exposição do The Guardian relatando que alguns membros gastavam até US $ 10.000 por ano pagando champanhe e danos. Quebrar coisas e pagar por isso? Parece ... nada divertido, na verdade.

ELIEZER

Você já ouviu falar de Skull and Bones, a sociedade secreta super elite, super rica e tradicionalmente super branca da Universidade de Yale, aquela que o The Atlantic diz ter lançado as carreiras políticas de presidentes como William Taft e The Bushes. Menos conhecido é Eliezer, fundado em 1996 como uma espécie de anti-crânio e ossos. É bem conhecido no campus, mas o funcionamento interno permanece em segredo. No entanto, é uma sociedade secreta que é potencialmente aberta a todas as pessoas que teriam rido da Caveira e Ossos, incluindo judeus, mulheres e minorias.

Você já ouviu falar de Skull and Bones, a sociedade secreta super elite, super rica e tradicionalmente super branca da Universidade de Yale, aquela que o The Atlantic diz ter lançado as carreiras políticas de presidentes como William Taft e The Bushes. Menos conhecido é Eliezer, fundado em 1996 como uma espécie de anti-crânio e ossos. É bem conhecido no campus, mas o funcionamento interno permanece em segredo. No entanto, é uma sociedade secreta que é potencialmente aberta a todas as pessoas que teriam rido da Caveira e Ossos, incluindo judeus, mulheres e minorias.

SNCTM

Se você já viu o Eyes Wide Shut , é basicamente isso. Não há coincidência, e o fundador Damon Lawner disse isso a Esquireem uma entrevista de 2016. Depois de uma vida inteira entre uma comunidade hippie, uma comuna no norte de Nova York e uma vida de luxo, Lawner decidiu seguir o caminho que sua crise de meia-idade estava seguindo e estabelecer um clube sexual ultra-privado. As mulheres podem comprar um ingresso (desde que passem no processo de triagem de Lawner), os homens precisam ser membros e tudo vale. Mascaradas mensais incluem coisas como homens com máscaras de coelho, muitas mulheres de topless e orgias aleatórias e espontâneas. Os membros pagam US$ 10.000 por ano ou podem desembolsar US $ 75.000 por uma associação vitalícia da Dominus, entrando em mansões cheias do tipo de coisas que ocupam os devaneios de um garoto de 15 anos muito solitário.

Talvez sem surpresa, Lawner também falou com Goop e entrou em um pouco mais de detalhes sobre o tipo de coisa que eles procuram em possíveis integrantes do sexo feminino, como as Devotas, que usam muito pouco e são ocasionalmente presas em correntes. Existem regras, como "sem fotografia" e "tudo deve ser consensual". Se você está se perguntando como alguma coisa é aplicada, Lawner diz que tem "informações sobre todos na mansão. Esse é um grupo que tem muito a perder pessoal e profissionalmente para não seguir as regras". Jogue gente boa e rica.


PROPAGANDA DUE

Se você conhece algum maçom, eles provavelmente insistem em não dominar o mundo. Eles podem dizer que tudo o que querem, mas havia pelo menos uma loja maçônica que tinha planos de fazer exatamente isso.Licio Gelli morreu em 2015, e seu obituário no The Independent parece um thriller que você pegaria no aeroporto. Quando ele se sentou à frente da P2 - abreviação de Propaganda Due - ele se chamava EL Maestro, e guiou as atividades de extrema direita da loja desonesta
enquanto organizavam seus esforços para derrubar e expulsar quaisquer influências de esquerda no país com o objetivo de criar uma nova Itália. Seu manifesto foi chamado de "Plano para o Renascimento Democrático" e envolveu todos, desde militares italianos até jornalistas, empresários e banqueiros.

O P2 esteve ativo durante as décadas de 1970 e 1980, não exposto até 1981. Os investigadores que estudavam algo completamente diferente se depararam com uma lista de membros, e a precipitação foi tão grande que incluiu um colapso financeiro e do governo, além de algumas mortes. Gelli foi julgado sob várias acusações, incluindo fraude, mas não serviu muito em termos de prisão. Politico diz que isso ocorreu em parte porque, quando estava vinculado a uma conspiração de 1970 para causar um golpe militar, o estatuto de limitações havia se esgotado. Sim, Virginia, as teorias da conspiração são reais.

CAVALEIROS DO CÍRCULO DOURADO

Se os membros tivessem o que queria, o Círculo Dourado teria sido algo muito real. Teria se referido às áreas do sul dos EUA, parte do México, Índias Ocidentais e parte da América Central. O objetivo dos cavaleiros era transformar esse círculo em um paraíso dourado de escravos, que teria garantido o monopólio do suprimento mundial de tabaco e açúcar.

Obviamente, quando o chamamos de paraíso, refere-se a um paraíso para os cavaleiros ,  que seria um grupo de cerca de 16.000 membros da organização fundada por George Bickley em 1854, todos com o objetivo compartilhado de apertar o nariz para o norte e preservando o modo de vida sul. Não foi até 1860 que tudo decolou e cerca de 32 "castelos" foram estabelecidos em todo o sul. Eles até começaram a invadir o México, mas Bickley não apareceu e todo mundo meio que voltou para casa.

Eles tinham tudo o que uma boa sociedade secreta deveria, como códigos, rituais e membros, divididos em três divisões: política, financeira e militar. Muitos serviram
no Exército Confederado durante a Guerra Civil e, de acordo com a Associação Histórica do Estado do Texas , o fim da guerra também encerrou o KGC. Existem muitos rumores que persistiram além disso, mas nada confiável. Qualquer membro do pós-guerra provavelmente morreu enquanto esperava o resto de sua força de invasão mexicana aparecer.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conoscoooo
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422