Cultura e Entretenimento

Hy-Brasil - uma ilha fantasma a oeste da Irlanda?

O nome de nosso país já existia muito antes das Grandes Navegações botarem os pés nas Américas.

A história oficial todo mundo ouviu na escola: nosso país foi batizado graças à grande quantidade de pau-brasil que era retirada da costa nos primeiros anos de colonização. Antes disso, se chamava Terra de Santa Cruz e, antes ainda, Ilha de Vera Cruz, porque os portugueses não faziam ideia do pedaço de continente que eles estavam invadindo quando chegaram aqui. Mas provavelmente você nunca aprendeu sobre a Hy-Brasil.

Hy-Brasil”, a ilha que aparecia nos mapas e sumiu misteriosamente.

Hy-Brasil aparecia nos mapas da Europa, na costa da Irlanda, pelo menos 125 anos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao nosso atual território.

A ilha misteriosa aparece em um mapa da Catalunha de 1325-1330, no mapa de Dulcert de 1339, no mapa dos irmãos Pizagani de 1375-1378, no mapa do cartógrafo veneziano Andrea Bianco de 1436 (onde já se menciona explicitamente o Mar dos Sargaços). Esta ilha surge também no mapa atlântico do cartógrafo veneziano Zuane Pizzigano e no mapa anônimo chamado de Weimar, ambos de 1424, com o arquipélago dos Açores, e as ilhas Antília, Satanazes, Saya e Ymana.

A história tem origem entre os povos celtas que habitavam a Irlanda na Idade Média. Segundo a crença, havia, a oeste do país, uma ilha em formato perfeitamente circular que vagava pelo oceano e era completamente coberta em brumas. A cada sete anos, as brumas se dissipavam e a terra podia ser avistada por olhos humanos, mas nunca alcançada.

Mapa europeu de 1572 do cartógrafo Abraham Ortelius

A Ilha de Hy-Brasil definitivamente não é resultado de um soldado inglês dando “oi” aos nativos de uma ilha que ele pensava ser nosso país na época da colonização - embora essa seja uma fábula etimológica tentadora. Na verdade, Hy-Brasil aparecia nos mapas da Europa pelo menos 125 anos antes da chegada de Cabral ao nosso atual território.

Segundo o mito celta que deu origem à confusão, Hy-Brasil é uma massa de terra circular à oeste da Irlanda, no norte do Atlântico, que passa períodos cíclicos de sete anos oculta sob grossa neblina - ao fim dos quais se revela por um único dia aos olhos, mas se mantém inalcançável aos navegantes.

continua depois da publicidade


Curso de Manutenção e Lubrificação Industrial
Planejar manutenções; avaliar condições de funcionamento e desempenho em maquinas e equipamentos. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/577.html

A lenda se espalhou para outras culturas da Europa e foi muitas vezes recontada e adaptada, virando sinônimo para terras encantadas que existiam além do limiar conhecido do Atlântico. Chegou a ser incluída em trabalhos cartográficos até o início do século 19, tendo aparecido pela primeira vez em um mapa genovês em 1325 e, em 1375, em um atlas catalão.

Detalhe do mapa catalão de 1350 mostrando a localização de Hy-Brazil

Histórias sobre o lugar vinham circulando por toda a Europa durante séculos, alegando que era a Terra Prometida dos Santos, um paraíso terrestre onde seres puros viviam. Mas supostamente Hy Brazil era cercada por uma névoa espessa, escondida dos olhos dos mortais. Na mitologia celta, ela aparecia a cada 7 anos, mas não era possível alcançá-la, pois a mesma desaparecia sempre que uma embarcação se aproximava. Entretanto, o monge irlandês São Brandão alegou descer na ilha, considerando-a o Éden.

As buscas pela Hy Brazil tiveram ápice entre os anos de 1300 e 1500, sendo patrocinadas por inúmeros monarcas. Ainda que outras ilhas míticas da época tenham sido descobertas, a ilha fantástica nunca foi encontrada.

continua depois da publicidade



Não é bem uma história em que um cartógrafo contemporâneo confiaria. Mas, no final da Idade Média, a lenda, de tão consolidada, foi promovida a fato. Em 1375, Hy-Brasil apareceu em um Atlas catalão - lembra um óvulo, ou um ovo frito, pode escolher. Em 1525, deu as caras no Livro da Navegação (Kitab-i Bahriye) do otomano Piri Reis - onde aparece também redonda, mas com o litoral recortado. Em 1595, sua existência foi “confirmada” de vez pelo mapa do holandês Gerardus Mercator - cuja representação da Terra revolucionou a história dos mapas e da navegação. É, fake news não é de hoje.

Hy-Brasil vem de Uí Breasail. Na língua falada pelos celtas da antiguidade, isso significa “clã de Breasail” ou “filhos de Breasail”.

O certo é que ela não tem nada a ver com o nosso Brasil – cujo nome, segundo a versão mais aceita, tem a ver com a árvore pau-brasil e sua coloração vermelha, de “brasa”.