Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Cultura e Entretenimento

Arco-íris: desmistificando mitos sobre esse fenômeno

Curiosidades sobre a maior ilusão de ótica formada na natureza, o arco-íris.

o arco-íris não é para todo mundo. É uma ilusão de ótica que depende do ângulo entre o Sol, a gotícula, e o observador, permanecendo, de forma constante, em cerca de 42º. Portanto, é impossível ver um arco-íris à sua frente e, em seguida, ser capaz de sobrevoá-lo porque, à medida que os ângulos mudam, o fenômeno do arco-íris desaparecerá ou reaparecerá em um lugar diferente.

O arco-íris é um fenômeno que sempre chamou a atenção das pessoas. Ninguém consegue ficar indiferente à ele quando esse arco colorido aparece no céu.

A mágica e beleza desse fenômeno faz com que ele sempre seja representado, seja em desenhos, roupas, mencionado em músicas e poemas, além de fazer parte de mitos em diversos países e povos.

O Arco-Íris existe realmente?

O arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.

Nós vemos um arco-íris quando a luz atinge gotas de água. Parte da luz é refratada para o interior da gota, refletida e então é refratada novamente para fora dela.

Arco-íris formam arcos perfeitos?

É verdade que arco-íris parecem formar arcos perfeitamente arredondados. Mas, na realidade, os arco-íris formam círculos completos. Então, por que não vemos círculos? Quando estamos no chão, só podemos ver a luz refletida pelas gotas de chuva acima do horizonte . Assim, não podemos ver a metade inferior e oculta de um arco-íris.

Há uma maneira de ver um arco-íris de círculo completo. Se você é piloto ou passageiro em um avião ou helicóptero - e, portanto, pode ver abaixo do horizonte - poderá ver um arco-íris como um círculo completo. Às vezes, as pessoas que escalam montanhas altas também podem ver arco-íris circulares.[fontes: Lewin , National Geographic]

Como um arco-íris é um círculo, você nunca alcançará o fim ou o fundo. O arco-íris parece se mover quando você o faz, porque a luz que forma o arco está sempre a uma distância e ângulo específicos de você [fonte: Howard]. Lembra que dissemos anteriormente que arco-íris eram ilusões de ótica? É por isso que você nunca encontrará seu pote de ouro.

Os arco-íris contêm sete cores

Este é um "mito" interessante, porque, dependendo de como você o vê, pode ser considerado uma afirmação verdadeira ou falsa. Na escola, você provavelmente aprendeu que as cores do arco-íris são (em ordem) vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Estas são realmente as cores do espectro visível . Vermelho tem o maior comprimento de onda e violeta o menor. (Alguns cientistas acham que o índigo é tão semelhante ao azul que é indistinguível para a maioria das pessoas [fonte: National Geographic].) Mas esses sete matizes não são os únicos no mundo, é claro. Onde está o rosa, por exemplo? Ou marrom? Ou sálvia, aqua, celadon e coral?

Essas cores e muito mais estão lá no arco-íris. Eles são apenas invisíveis. Os arco-íris contêm mais de 1 milhão de cores - é isso mesmo, 1 milhão - em um continuum muito maior do que os sete míseros com os quais estamos familiarizados [fonte: Howard ]. Infelizmente, nossos espiões humanos não podem ver todos esses outros matizes. Então, isso significa que o arco-íris os contém ou não? Isso é para você debater.

Arco-íris só aparecem quando chove?

Depois de chover , o ar na atmosfera fica cheio de gotas de chuva. Cada gota de chuva age como um pequeno prisma. Se a luz solar passa através de gotas de chuva em apenas o ângulo direito, a luz é dividida em um arco de cores com vermelho do lado de fora da banda e violeta no interior.

Um arco - íris é um fenômeno meteorológico causado pela reflexão, refração e dispersão da luz em gotículas de água, resultando em um espectro de luz aparecendo no céu. Assume a forma de um arco circular multicolorido. Os arco-íris causados pela luz solar sempre aparecem diretamente na seção do céu ... Isso inclui não apenas chuva , mas também névoa, spray e orvalho no ar.

Mas gotas de água podem estar no ar por muitas outras razões. Quando está nublado lá fora ou quando há excesso de pulverização de, digamos, uma cachoeira ou ondas batendo contra rochas; em tempo nublado; ao redor de uma fonte ou mesmo quando está úmido. Não importa qual seja a fonte das gotículas de água no ar, lembre-se de que o sol deve estar no ângulo adequado - não superior a cerca de 42 graus de altitude - ou o arco-íris estará abaixo do horizonte e você provavelmente ganhará ' não vejo isso. Se tudo estiver no lugar, você ainda precisa ter a luz do sol nas costas para ver o arco-íris [fontes: Edens , Rao ].

continua depois da publicidade


Como Consertar Eletrodomesticos
Faça você mesmo, servicos e reparos em seus eletrodomesticos ou ganhar dinheiro com isto. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/289.html

Arco-íris só aparecem durante o dia?

Existe um fenomeno chamando "moonbow" que é quando o arco-íris se forma à noite. Durante o fenômeno da superlua , um tipo diferente de arco-íris apareceu no céu de North Yorkshire, condado da Inglaterra. Em inglês, moonbow, ou arco-íris lunar, o fenômeno acontece quando a luz da Lua é refletida em gotículas de água presentes na atmosfera depois de chuva ou neblina. Com isso, as cores do espectro de luz são separadas, criando um incrível arco-íris em meio à noite. O satélite natural da Terra não produz luz própria – seu brilho é reflexo da luz do Sol. Por isso, o arco-íris lunar não costuma ser tão intenso quanto o fenômeno que ocorre durante o dia. O fotógrafo Ben Gwyne, que registrou a imagem acima, provavelmente só conseguiu captá-la porque uma superlua iluminava o céu.

Todo mundo vê o mesmo arco-íris?

Não apenas duas pessoas vêem o mesmo arco-íris, como cada um de seus dois olhos vê um diferente. Um dos fatos mais fascinantes sobre o arco-íris é que duas pessoas não conseguem ver exatamente o mesmo arco-íris!

Você pode pensar que está vendo a mesma coisa; você pode até descrever o arco-íris que está vendo para o amigo ao seu lado, que concorda que o que ela está vendo se parece com o que você descreveu. Mas você realmente não está vendo a mesma coisa. Aqui está o porquê:

Quando você olha para um arco-íris, olha para a luz refletida pelas gotas de chuva acima do horizonte. Mas seu horizonte é sempre diferente - embora, às vezes, apenas ligeiramente diferente - do de todos os outros e vice-versa. Em outras palavras, o centro do arco-íris que você vê está localizado em uma linha imaginária que se estende do olho ao sol . Como seus olhos e os de outra pessoa, mesmo alguém próximo a você, não podem estar no mesmo lugar no espaço simultaneamente, vocês dois nunca poderão ver o mesmo arco-íris. Se isso não for suficiente para refletir, considere o seguinte: até nossos dois olhos vêem arco-íris ligeiramente diferentes [fontes: National Geographic , Rao , Science Kids].

Você pode criar um arco-íris?

Você pode criar facilmente um arco-íris usando uma mangueira de jardim e o sol.

Oh sim você pode! Você já deve ter feito isso quando criança e acabou de se esquecer. Tudo o que você precisa fazer é ligar uma mangueira de jardim , ficar de costas para o sol e ajustar o bico da mangueira para que a água saia em um spray fino. Olhe atentamente - um arco-íris aparecerá no spray [fonte: Rao].

Se você preferir criar um arco-íris por meio de um experimento científico mais oficial, junte uma panela rasa, água, papel branco e espelho . Encha a panela até a metade com água e coloque o espelho na panela em ângulo. Vá para fora (tem que ser um dia ensolarado) e ajuste a panela para que a luz do sol atinja a parte do espelho submersa na água. Pegue seu pedaço de papel branco e segure-o sobre o espelho, movendo-o em diferentes ângulos até que, magicamente, um arco-íris apareça no papel. Apenas céu nublado no seu pescoço da floresta? Use uma lanterna para substituir o sol [fonte: Merali].

Você pode fazer um arco-íris desaparecer?

Não apenas você pode criar arco-íris, mas também fazê-los desaparecer! E não envolve algo como cantar: "Chuva, chuva, vá embora. Venha outro dia!" Tudo o que você precisa fazer é pegar um par de óculos de sol polarizados , segurá-los na frente de você verticalmente e - poof - não mais arco-íris. O que está acontecendo?

Arco-íris são objetos altamente polarizados, o que basicamente significa que suas ondas de luz estão vibrando em um plano - nesse caso, vertical. Os óculos de sol também são polarizados verticalmente. Isso ocorre porque eles são criados para bloquear reflexos e reflexos, que normalmente saem de piscinas de água e outras superfícies planas e são polarizados horizontalmente. As ondas de luz horizontais não conseguem passar pelos polarizadores verticais. Assim, se você estiver usando óculos de sol polarizados verticalmente, poderá ver arco-íris polarizados verticalmente. Mas vire esses óculos de sol de lado, criando efetivamente um conjunto de tons polarizados horizontalmente, e as ondas de luz do arco-íris serão bloqueadas, fazendo com que o arco-íris desapareça misteriosamente [fontes: Plait , Polarization].

Os arco-íris aparecem igualmente a qualquer hora?

Você pode pensar que suas chances de ver um arco-íris não têm nada a ver com a hora do dia. Afinal, pode haver chuva, neblina ou neblina, seguida por uma explosão de sol pela manhã, meio-dia ou quando a noite se aproxima. Isso é verdade, mas os chuveiros (um dos precursores mais comuns do arco-íris) são muito mais frequentes no final da tarde do que no início da manhã ou no meio-dia, portanto, as aparições no arco-íris são mais prováveis à medida que o dia termina. O sol também está em um ângulo mais favorável do que então - 42 graus ou menos no horizonte [fontes: Howard , Rao].

Devemos mencionar que esse fenômeno se refere principalmente ao arco-íris e ao verão. Nos meses mais frios, quando o sol não fica tão alto, você pode ver um arco-íris ao meio-dia [fonte: KOMO News (em inglês)].

continua depois da publicidade

Os arco-íris duplos são exatamente iguais?

Arco-íris pode se multiplicar. Arco- íris duplos, terciários (triplos) e quaternários (quádruplos) podem ocorrer. Arco-íris duplos ocorrem quando a luz é refletida duas vezes dentro das gotas de água. Quando isso acontece, o segundo arco-íris aparece acima do principal e fica mais fraco. Suas cores também são invertidas (o vermelho está na seção interna e o violeta no arco externo) devido à segunda reflexão [fonte: National Geographic].

Um arco-íris terciário ocorre quando a luz é refletida pela terceira vez. Mas você tem que estar de frente para o sol para vê-lo, porque o sol é o seu centro. Arco-íris terciários são muito difíceis de perceber, em parte porque você está olhando para o sol e em parte porque eles são bastante fracos e muito amplos. Ainda mais difícil de ver são os arco-íris quaternários, que se formam quando a luz é refletida pela quarta vez. Você também precisa estar de frente para o sol para identificá-las, e elas são ainda mais fracas que os arco-íris terciários [fonte: National Geographic]