Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Cultura e Entretenimento

Entendendo a ilusão de ótica

O que são ilusões de óptica?

As ilusões são muito boas para se ter uma idéia de como funciona nosso cérebro, porque podem revelar os contrastes escondidos em um sistema visual e também podem falhar o seja possíveis mensagem subliminares.

Ilusão de ótica “Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo, assim, uma falsa visão”.

Uma ilusão de ótica que também é chamada de ilusão visual pode ser descrita como percepção das imagens de maneira diferente do que realmente é. Nossos olhos vêem alguma coisa, transmitem essas informações ao cérebro e, devido às diferentes razões e fatores, nosso cérebro nos faz pensar que vemos algo diferente.

Basicamente, existem três tipos principais de ilusões de ótica: Ilusões de ótica literais que criam imagens diferentes dos objetos que as produzem; Ilusões fisiológicas que vemos como resultado da estimulação excessiva dos olhos de um tipo específico (brilho, inclinação, cor, movimento), e Ilusões cognitivas onde o olho e o cérebro fazem inferências inconscientes.

Vejamos alguns exemplos:

»  A Falsa Espiral

A tua espiral deverá fazer o mesmo efeito (efeito da corda enrolada).


A figura parece representar uma espiral mas, examinando-a mais de perto, veremos que é constituída por circunferências concêntricas.

»  Ambíguas

As imagens ambíguas, sempre contém mais de uma cena na mesma imagem. Seu sistema visual interpreta a imagem em mais de um modo.


Embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra.

continua depois da publicidade


Curso de Interpretacao de Desenho Tecnico
Base técnica de preparatória para todo projetista seja em ferramentas 2D ou 3D. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/420.html

»  Escondidas

São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender.


»  Impossíveis

Os números impossíveis podem ser objetos reais que produzem ilusões de ótica simples obtidos pela perspectiva adequada.


As ilusões de ótica não "enganam os olhos", nem "enganam o cérebro", nem revelam que "nosso cérebro é péssimo", ... mas são fascinantes!