Fatos inusitados sobre sonhos que não temos consciência

Surpreendentemente os propósitos dos sonhos permanecem desconhecidos

Sonhos são uma parte natural do sono. Surpreendentemente, muitas coisas sobre sonhos e seus propósitos ainda permanecem desconhecidas. No entanto, a ciência está progredindo na descoberta dos mistérios por trás dos sonhos. Dos sonhos de premonição e pesadelos mais comuns à paralisia do sono, veja aqui alguns fatos interessantes sobre sonhos dos quais você talvez não esteja ciente.

Uma pesquisa psicológica descobriu que as pessoas que costumavam assistir televisão monocromática quando crianças costumam sonhar em preto e branco.

A maioria das pessoas tem entre 4 a 6 sonhos por noite. No entanto, você nem sempre se lembrará deles. A maioria de nós esquece 95-99% dos nossos sonhos.

Em raras ocasiões, as pessoas podem ter sonhos nos quais vêem o que acontecerá no futuro. Conhecidos como sonhos de premonição, esses sonhos foram documentados em muitas ocasiões diferentes, incluindo algumas das piores tragédias, como os ataques de 11 de setembro, o desastre do Titanic, acidentes de avião etc. Eles são mera coincidência ou essas pessoas de alguma forma se envolvem em algo sobrenatural? previsão? Definitivamente, há um forte debate, mas a resposta curta é "simplesmente não sabemos".

Algumas pessoas podem conscientemente observar e até controlar seus sonhos. Esse fenômeno incomum é conhecido como sonho lúcido.

De acordo com a American Psychological Association, os sonhos recarregam sua criatividade. Estudos mostraram que os sonhos podem ajudar as pessoas comuns a encontrar soluções criativas para seus problemas. Também sugere que os sonhos modelam o processo de livre associação da criatividade que precede a criação real.

Quando adormecemos, nosso cérebro não se apaga. Muito pelo contrário. Nosso cérebro se torna ainda mais ativo. O sono para humanos é dividido em duas fases principais (que passam por cinco estágios): não REM (estágios 1-4) e sono REM (estágio 5). O sono REM é onde a maioria dos nossos sonhos acontece (mas às vezes acontece também na fase não REM). Durante o sono REM, nosso cérebro pode se tornar ainda mais ativo do que quando estamos acordados, porque, em termos simples, os padrões de atividade cerebral são: mais aleatório e variável durante esta fase.

Os sonhos ocorrem em todos os cinco estágios do sono, mas os pesadelos tendem a ocorrer no estágio final (REM), que está associado à alta atividade cerebral, movimentos rápidos dos olhos e atividade motora voluntária inibida.

Houve pessoas que sonhavam com invenções que eles realmente fizeram mais tarde na vida real. Essas invenções, imaginadas em sonhos, incluem geradores de corrente alternada, hélice dupla de DNA, máquina de costura, mesa periódica e guilhotina.

Pessoas cegas também têm sonhos. Pessoas que ficaram cegas mais tarde na vida têm sonhos visuais como qualquer outra pessoa. No entanto, as pessoas que são cegas desde o nascimento têm sonhos que apresentam níveis elevados de percepção sensorial semelhantes à forma como experimentariam o mundo enquanto estavam acordados.

Falando em cegos sonhando, um estudo de 2014 realizado por um grupo de pesquisadores dinamarqueses descobriu que os cegos têm mais pesadelos do que os não cegos. No estudo, 25 por cento dos participantes cegos tiveram pesadelos, em comparação com 7 por cento do grupo de início tardio e 6 por cento do grupo não cego.

É comum que os homens experimentem ereções no estágio REM final do sono. No entanto, os pesquisadores descobriram recentemente que essas ereções não estão necessariamente relacionadas aos sonhos eróticos, como se pensava anteriormente. No entanto, a origem e o objetivo dessas ereções noturnas permanecem desconhecidas.

Estudos de sonho revelaram que as experiências de sonho são principalmente negativas. Sonhos que apresentam emoções negativas, como medo, raiva e ansiedade, são mais comuns que sonhos positivos.

Embora a maioria dos sonhos seja negativa, a palavra "sonho" em si tem uma conotação positiva. Ele tem sua origem na palavra inglesa média "dreme", que significa "alegria" e "música".

Existem algumas diferenças entre os sonhos de homens e mulheres. Os sonhos dos homens tendem a ser mais violentos e apresentam menos personagens que os das mulheres. Os homens também sonham com outros homens duas vezes mais do que com as mulheres, enquanto as mulheres tendem a sonhar com ambos os sexos igualmente.

Estima-se que em cinco minutos após o final de um sonho, já esquecemos 50% dele. Dez minutos depois, esquecemos 90% disso.

Também conhecida como "molécula do espírito", a dimetiltriptamina (ou DMT) é a substância química que se acredita ser responsável pelos sonhos. Algumas pessoas gostam tanto de sonhar que usam a forma sintética da substância para ter sonhos, mesmo durante o dia.

Alguns dizem que mesmo os pesadelos mais aterradores, como os da morte, monstros, ser perseguido etc. geralmente não representam maus presságios. Em vez disso, eles significam grandes mudanças ou momentos emocionais na sua vida real.

Os cientistas dizem que é muito provável que os animais também tenham sonhos. A maioria dos mamíferos experimenta o estágio REM do sono em que os sonhos ocorrem, por isso é razoável supor que eles sonhem como nós. No entanto, os cientistas agora acreditam que pássaros, répteis e possivelmente até peixes podem ser sonhadores.

Nossos sonhos podem apresentar muitos personagens, mas nossa mente não os está inventando - em nossos sonhos, vemos rostos reais de pessoas reais que vimos durante nossa vida, mas que talvez não saibam ou se lembrem.

Não conscientes, crianças até os 4 anos de idade não podem se ver em seus sonhos.

Sonambulismo é real e pode ser uma coisa potencialmente perigosa. As pessoas que sonambulam sofrem de uma forma de distúrbio do sono REM, onde realizam ações complexas enquanto ainda dormem. Houve histórias extremas envolvendo pessoas que dormem. Um cara dirigiu 16 quilômetros e matou seu sogro, e há um chef de 55 anos que cozinha enquanto dorme, e provavelmente um dos mais artísticos é o enfermeiro que produz "obras de arte fantásticas" enquanto sonâmbula.

Para impedir que façamos coisas como sonambulismo, nossos músculos ficam paralisados durante o sono REM. Em alguns casos, no entanto, essa paralisia pode levar ao estado de vigília por vários minutos. Esse estado extremamente desagradável da mente e do corpo é conhecido como paralisia do sono.

Começamos a sonhar tão cedo quanto na fase pré-natal de nossa vida. Os cientistas observaram sonhos em fetos com cerca de 7 meses e acredita-se que os primeiros sonhos (baseados apenas em sons e sensações) possam ocorrer ainda mais cedo.

Segundo a pesquisa, o cenário mais comum para os sonhos de todos é a sua própria casa.

Os sonhos são geralmente muito subjetivos, influenciados por nossas experiências pessoais, mas existem vários temas universais com os quais as pessoas em todo o mundo parecem sonhar. Esses temas incluem sonhos de ser perseguido ou atacado, cair, ser incapaz de se mover e ficar nu em público.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422