Aviões bizarros e incomuns

Muitos deles eram aeronaves experimentais que não deram certo

Os aviões mais incomuns do mundo. Embora a variedade de aviões seja projetada principalmente com foco na funcionalidade e segurança, há outra categoria de aeronaves experimentais incomuns, que também encantam pelo design bizarro e notável.

Bartini Beriev VVA-14

É um avião! Ou é um barco com asas destacáveis? De qualquer maneira, este flutuador e panfleto foi projetado pelos soviéticos no início dos anos 70. O objetivo era criar uma embarcação que pudesse ser lançada verticalmente. Infelizmente, nunca foi terminado.

Asa oblíqua AD-1

Com base na ideia de que ser capaz de mudar as posições das asas seria mais eficiente em termos de combustível, a NASA chegou a começar a trabalhar na construção dessa aeronave. As teorias mostraram-se corretas, mas pilotar o avião apresentou algum desagrado e ficou inviável.

Azul tácito

Em algumas situações, a necessidade de furtividade supera as preocupações aerodinâmicas. O Tacit Blue foi criado na década de 1980 para esses cenários. Seu corpo borbulhante e quadrado permitiu que ele voasse sem ser detectado pelo radar.

Avro Canadá VZ-9AV Avrocar

Quem não gostaria de ter seu próprio disco voador pessoal? O problema com essa tentativa dos anos 50 era que os engenheiros não conseguiam tirar a nave a mais de um metro do solo sem encontrar grandes problemas.

McDonnell XF-85 Goblin

Deveria ser um avião que pudesse caber dentro de outro avião para propósitos de bombardeio, mas nunca deu certo. Por mais que tentassem, levar o pequeno de volta à nave-mãe provou ser uma manobra muito perigosa.

Vought V-173

Se uma embarcação com excelentes capacidades de elevação de curto alcance é necessária, faz todo o sentido projetar tudo como se fosse uma asa grande. Este, apelidado de panqueca voadora, fez o trabalho, mas não passou no teste final da Marinha.

Jato de asa varrida para frente X-29

Suas asas parecem viradas para trás, mas não foi isso que impediu este avião ir muito além da fase de testes. O problema era que não poderia ser controlado por um piloto humano se o sistema de seu computador funcionasse mal e todos sabemos como os computadores podem ser instáveis.

Convair XFY-1 Pogo

O problema com muitos aviões é que você simplesmente não pode estacioná-los em um local apertado. Entre no Pogo, que foi projetado para voar horizontalmente, mas pousar verticalmente. Ele veio equipado com trem de pouso na extremidade traseira.

Antonov A-40

Os tanques se tornaram um item básico das máquinas de guerra, mas seu alcance de viagens é limitado. Na esperança de expandir territórios em potencial, um engenheiro russo acrescentou asas a quem esperava que pudesse ser derrubado onde quisesse. O vôo de teste do avião foi o único.

Goodyear Inflatoplane

Era inflável, cabia no porta-malas de um carro e era capaz de subir a 16 mil pés. Porém, nunca foi levado a sério - possivelmente porque poderia ser derrubado com uma única picada de alfinete.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422