A bizarra galinha de Dong Tao do Vietnã

A primeira vista são repulsivas mas a carne é saborosa

Estas galinhas podem parecer terrivelmente deformados mas essas galinhas-dragões estão entre as aves mais caras do mundo, já que suas coxas são uma iguaria no Vietnã.

A raça de aparência bizarra, também chamada de frango Dong Tao, é apreciada por sua carne deliciosa e já foi criada exclusivamente para a família real do país.

Um frango adulto de Dong Tao pode alcançar entre 5 e 6 kg, com pernas tão grossas quanto o pulso de um humano. As galinhas são geralmente brancas, enquanto os galos têm penas coloridas. A carne de um frango de Dong Tao é considerada muito mais deliciosa do que das galinhas comuns, o que explica sua alta demanda e preço incrivelmente alto.

Basta olhar para que você considere que as pernas dessa galinha sejam bem repulsivas, mas, acredite ou não, a galinha de Dong Tao é incrivelmente popular no Vietnã. Uma vez reservada para a realeza, mandarins e oferendas em rituais, a raça rara é agora valorizada pelos criadores de frango e sua carne é servida em restaurantes exclusivos para pessoas abastadas.

A carne é geralmente servida em restaurantes que atendem aos ricos

Raça de aparência estranha com pernas de escamas bulbosas é apreciada por sua carne deliciosa.

Esses animais são considerados iguarias culinárias por possuírem uma carne muito saborosa. Unindo a alta demanda e uma dificuldade na criação, temos preços exorbitantes. Um quilo de sua carne custa em média 18 dólares (cerca de 60 reais) o quilo, dependendo do corte. Já no caso de animais vivos, os valores são ainda mais altos, sendo que o quilo dos exemplares mais valorizados, com pernas grossas e fortes, pode ser vendido por 280 dólares.

As galinhas peculiares são originárias da comuna de Dong Tao, na província de Hung Yen, mas a atual maior granja destas galinhas está localizada em Dong Hoa, na província de Dong Nai. Esta granja, de propriedade de Ngoc Vu Tuan, tem milhares de exemplares, e fornece dezenas de galinhas de Dong Tao a restaurantes na cidade de Ho Chi Minh todos os dias.

Tuan adquiriu 10 galinhas Dong Tao meio que por "por diversão" e passou vários anos tentando entender o caminho certo para criá-las. Ele aprendeu da maneira mais difícil que as estranhas aves não gostam de viver em cativeiro e brigam constantemente umas com as outras quando ficam presas em gaiolas. Ele agora cria as aves em uma granja espaçosa onde podem fazer muito exercício. Segundo ele, isso melhora o sabor e a qualidade da carne, principalmente da perna que é considerada uma das melhores iguarias do Vietnã.

Seus grandes pés são valorizados, mas atrapalham a reprodução dos animais, tanto que precisam de auxílio dos criadores para que possam chocar os ovos de forma eficiente.

Além da demanda da população, criar essa espécie não é das tarefas mais simples. Elas são muito sensíveis a variações de temperaturas e têm a tendência de pôr menos ovos que uma galinha comum. Também é necessário um grande espaço para que vivam tranquilas; caso contrário, as brigas são frequentes.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422