Cultura e Entretenimento

Aranhas Bizarras e fascinantes

Se você tiver fobia de aranhas não leia ou poderá perder o sono

Aranhas estão por toda parte, e se você é um aracnofóbico, é provável que não esteja muito emocionado ao ouvir isso. Existem mais de 45.000 espécies conhecidas de aranhas no mundo, e elas podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica.

A maioria das aranhas tem quatro pares de olhos e, é claro, suas 8 pernas características, o que as torna fáceis de identificar. Mas, as aranhas são de todas as formas e tamanhos, e muitas têm algumas características incomuns que as diferenciam, sejam elas a capacidade de girar a teia, o que elas gostam de comer ou seus estranhos hábitos de acasalamento.

Aranhas comedoras de morcegos
As aranhas comedoras de morcegos são comuns e aparentemente rastejam em todos os continentes, exceto na Antártica, devorando várias espécies de morcegos. Aqui, um morcego morto (Rhinolophus cornutus orii ) capturado na teia de uma fêmea Nephila pilipes na Ilha Amami-Oshima, Japão.

As aranhas comem famosamente as moscas, mas na verdade existem algumas que preferem uma refeição mais pesada. Segundo os pesquisadores, as aranhas que comem morcegos podem ser encontradas em todo o mundo, mas cerca de 90% delas vivem em climas mais quentes. Um matador de morcegos comum é a aranha Nephila pilipes, ou Giant Golden Orb Weaver, que pega regularmente morcegos em sua teia. Essas aranhas podem ser encontradas em muitos países, incluindo Austrália, Japão e Índia. E as fêmeas dessa espécie podem crescer até 20 cm de comprimento - muito maiores que os machos.

Aranha do tamanho de um filhote de cachorro
O comedor de pássaros Golias da América do Sul (Theraphosa blondi) é a maior aranha do mundo, de acordo com o Guinness World Records. Suas pernas podem atingir até 30 cm e podem pesar até 6 onças. (170 gramas).

A criatura que se acredita ser a maior aranha do mundo é justamente chamada de comedor de pássaros Golias da América do Sul (Theraphosa blondi) da Guiana. A extensão da perna dessa aranha gigantesca pode atingir quase 30 cm, ou aproximadamente o tamanho do antebraço de uma criança, e pode pesar aproximadamente o mesmo que um filhote, disseram cientistas. Você provavelmente ouviria esse monstro chegando, já que os pesquisadores descreveram o ruído de clique que seus pés fazem como sendo semelhantes a "os cascos de um cavalo atingindo o chão".

E se você ouvir isso, provavelmente é uma boa ideia correr, porque as presas do Golias com 2 cm de comprimento podem causar uma mordida desagradável. Apesar do nome, os comedores de pássaros Golias normalmente não se alimentam de pássaros, mas certamente são capazes e atacam basicamente qualquer coisa que encontrarem, disseram os cientistas.

Algumas são excêntricas
'Fifty Shades of Grey', estilo aranha. Uma aranha de teia de aranha masculina restringe uma fêmea durante o sexo, enrolando seda em volta das pernas.

O romance húmido "Fifty Shades of Grey", de EL James, pode não descrever façanhas no mundo das aranhas, mas as aranhas de teias de berçário de pernas longas têm um método de acasalamento não convencional que pode rivalizar com qualquer coisa do best-seller de James. Os machos enrolam seda em volta das pernas de uma fêmea antes e durante o encontro. Os cientistas acham que isso pode ser uma tática de sobrevivência, porque as aranhas são parciais a um lanche depois de fazer a ação e, infelizmente, os machos costumam ser a coisa mais próxima da época. Existem 355 espécies diferentes de teia de aranha, mas a mira de Pisaurina é encontrada ao longo da costa leste dos Estados Unidos e a oeste em direção ao Texas, Nebraska e Wisconsin.

continua depois da publicidade


Curso de Refrigeracao e Ar Condicionado
Para dominar e conhecer desde o básico até os níveis mais avançados. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/315.html

Aranha Drácula?
A aranha fêmea da teia do funil, com presas vermelho-sangue, se ergue em uma posição pronta para atacar.

As aranhas-funil (Atrax sutherlandi) da Austrália têm presas vermelhas que lhes deram o apelido de " aranha Drácula ", mas essas criaturas se alimentam principalmente de insetos. Eles vão, no entanto, mordê-lo se você chegar muito perto, disseram os cientistas. Essas aranhas tímidas têm cerca de 5 cm de comprimento e são notoriamente difíceis de capturar porque passam todo o tempo em tocas subterrâneas, o que significa que sua gama de cores não está bem documentada. Os pesquisadores dizem que muitas aranhas mostram cores que variam de indivíduo para indivíduo. 

Skeletorus e Sparklemuffin (Aranha Pavão)
Um macho da espécie de aranha pavão Maratus jactatus, apelidado de Sparklemuffin, levanta a perna como parte de uma dança de acasalamento.

Em 2015, duas novas espécies de aranhas pavão foram descobertas na Austrália, e é justo dizer que elas vencem o desfile de moda. As aranhas foram descobertas no sudeste de Queensland por um estudante da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ela nomeou um "Skeletorus" por causa de suas marcações em preto e branco, dando uma aparência semelhante a um esqueleto. O outro, chamado "Sparklemuffin", tem listras azuladas e avermelhadas na barriga. Aranhas como essas têm danças de acasalamento características, durante as quais levantam as pernas e exibem sua parte do corpo em forma de aba chamada ventilador.

Aranhas que comem vegetais
Uma aranha saltadora ( Plexippus sp.) Coberta com pólen de hibisco amarelo em Kinshasa, Congo.

Algumas aranhas são comedores saudáveis que comem os verdes como parte de sua dieta. Um estudo de 2016 investigou casos de aranhas comendo produtos vegetais e descobriu que cerca de 60% dos casos relatados eram de membros da família das aranhas saltadoras (Salticidae). Os pesquisadores dizem que as aranhas podem comer verduras para torná-las mais resistentes em tempos de escassez de alimentos. Em cerca de 75% dos casos relatados, as aranhas comem néctar, que pode ficar preso em todo o corpo. Alguns até se deleitam com a melada, e duas espécies (Myrmarachne foenisex e Myrmarachne melanotarsa) foram vistas "ordenhando" a melada dos insetos.

Aranha mergulhadora
Uma aranha-sino de mergulho pegou uma pulga de água e está consumindo a presa dentro da câmara de bolhas de ar.

Aranhas de sino de mergulho (Argyroneta aquatica) podem usar bolhas de ar para respirar debaixo d'água, tratando-as essencialmente como mini tanques de mergulho. As aranhas são pequenas, medindo apenas 0,4 a 0,6 polegadas (10 a 15 milímetros) de comprimento, de modo que uma bolha pode fornecer mais do que um dia de ar. Cientistas alemães imitaram condições extremas de baixo oxigênio em um laboratório e observaram as criaturas inteligentes construírem teias entre as ervas daninhas e os lados do aquário e depois coletar grandes bolhas de ar no abdômen e nas pernas traseiras.

Aranha Poopy
Aranhas de teia de orbe como esta se camuflam como excrementos de pássaros para evitar predadores.

Muitos animais têm maneiras interessantes de se disfarçar de predadores, mas as aranhas da teia de órbita (Cyclosa ginnaga) são verdadeiras mestres em se camuflar de maneiras que não justificariam um segundo olhar. Corpos prateados e decorações brancas em suas teias fazem com que as aranhas da teia pareçam excrementos de pássaros . Não é exatamente apetitoso! As áreas brancas são chamadas estabilimenta e são feitas de carcaças de presas, sacos de ovos, matéria vegetal ou seda.

A picada desta aranha causa ereção
Há uma aranha cuja picada oferece muito mais do que apenas dor. A aranha errante brasileira (Phoneutria nigriventer) possui veneno que pode estimular uma ereção nos homens que dura horas. Pacientes infelizes experimentam um aumento geral na pressão sanguínea e um aumento nas quantidades de óxido nítrico no corpo, o que desencadeia uma ereção. Embora não seja confortável para a pobre alma que é mordida, essas aranhas podem fornecer algumas informações valiosas e possíveis avanços na pesquisa sobre disfunção erétil, disseram os cientistas.

Aranha caranguejo
Essa aranha tem a camuflagem mais eficiente de sua espécie. Você precisa olhar bem de perto para ver que esse pedregulho (ou esse caranguejo feioso) é, na verdade, uma aranha. Alguns chegam a confundi-la com fezes de pássaro já que, quando ela senta no meio de sua teia branca, normalmente em folhas, ela parece com a tradicional mancha branca com um pontinho preto no meio. A camuflagem serve dois propósitos: primeiro, ela protege a aranha dos seus predadores, que pensam que ela é uma caca de passarinho. Segundo, ela atrai o alimento da aranha, que são pequenos insetos que adoram ficar circulando a caca de passarinho.

Aranha caranguejo
Também conhecida como aranha chicote. É encontrada, normalmente, na Austrália e seu corpo longo e fino foi a razão pela qual ela foi chamada de columbrinus (em latim, essa palavra significa “parecido com uma cobra”). A aranha chicote é da mesma família da temida viúva negra, mas não se sabe, exatamente, o quão potente seu veneno pode ser. Como suas presas são desprezíveis e como a aranha tem uma natureza dócil ela é considerada inofensiva para nós.

Aranha-escorpião
Talvez ela pudesse ser batizada, também, de aranha-camarão. No entanto, ela não recebeu o nome do “parente” por nada. Quando ameaçada ela ergue sua cauda da mesma forma que um escorpião faria, esperando que seu predador a confunda com um primo seu. Elas também são encontradas na Austrália e parecem ser inofensivas aos humanos.

Bagheera kiplingi
Qualquer semelhança com o Darth Vader é mera coincidência. O nome “Bagheera” desse bichinho vem da pantera da história de Mogli, o Menino Lobo – afinal a aranha acaba se movendo como uma pantera, saltando de um lado para outro. No entanto, enquanto a maior parte das aranhas “saltadeiras” é predadora a Bagheera é quase completamente vegetariana, se alimentando de néctar. Ocasionalmente, quando não têm outra opção, elas comem larvas.

Aranha assassina
Encontradas em Madagascar esses monstrinhos têm enormes mandíbulas e se alimentam exclusivamente de outras aranhas (daí o seu nome). Elas são tão macabras que pesquisadores afirmam que essas aranhas são sobreviventes da era dos dinossauros. Apesar da sua aparência e do seu nome, são completamente inofensivas para os humanos.

continua depois da publicidade



Aranha assassina
As aranhas espinhosas não constituem apenas uma espécie, mas um gênero que possui mais de 70 espécies desse tipo de animal. São encontradas no mundo todo e, apesar de sua aparência macabra, são completamente inofensivas. Seus espinhos apenas servem para manter os pássaros longe. Elas também têm um hábito curioso – elas colocam “bandeiras” ao redor de suas teias para evitar que pequenos pássaros fiquem enroscados nelas e prejudiquem sua cria.

Myrmarachne plataeloids
Antes que você reclame dizendo que há uma formiga na lista, conte as patas do bichinho acima. Oito, certo? Formigas têm apenas seis. Mas, nesse caso, a formiga seria mais perigosa do que a aranha. Ela imita quase perfeitamente a formiga tecelã, que possui uma mordida dolorida. A aranha, ao contrário, é inofensiva. Ela pode ser encontrada se camuflando na China e no sudeste da Ásia.

Aranha feliz
Não é photoshop e ninguém sacaneou essa aranha. Como você pode imaginar, ela também é parente da viúva negra. Pode ser encontrada nas florestas tropicais havaianas (onde é conhecida por nananana makaki’i). Ela não é perigosa para humanos e as formas vermelhas em seu abdômen normalmente têm a forma de um rosto sorrindo, causada pela pareidolia. Mesmo não sendo a única aranha com um rosto desenhado, é a mais engraçada.