Coisas do planeta terra que você provavelmente não tinha idéia

A Terra é maravilhosamente estranha e incrível

1. Vantablack é a substância mais escura conhecida no universo

O Vantablack é um nanomaterial mais escuro do que qualquer outra substância na Terra . Foi desenvolvido no Reino Unido pela Surrey NanoSystems em 2015 e é na verdade uma coleção de tubos verticais de carbono que são "cultivados" em um substrato.

O Vantablack absorve 99,98% da luz que atinge sua superfície. Isso significa que o olho humano tecnicamente não vê nada quando olha para Vantablack, tornando-o o mais próximo de encarar um buraco negro .

2. A lesma do mar anjo azul parece um alienígena
 

Glaucus Atlanticus é uma espécie de lesma do mar apelidada de "anjo azul". Essa criatura sobrenatural é tão rara quanto bonita e só é encontrada nas costas da África do Sul e da Austrália. O olhar hipnotizante da lesma desmente uma natureza perigosa.

O anjo azul é carnívoro e se alimenta de outras criaturas venenosas do mar, como o homem de guerra português.

Ele coleta o veneno de sua presa em sacos especializados, concentra-o e depois o usa em futuras presas.

3. O aerogel parece uma fatia de nuvem

O aerogel é um material ultraleve feito de gel e gás. Foi apelidado de "fumaça congelada" ou "nuvem sólida" por causa de sua aparência etérea.

Os cientistas criaram mais de uma dúzia de receitas para diferentes tipos de aerogel, mas todos compartilham um processo semelhante: misture produtos químicos, deixe-os assentar em um gel úmido e depois aspire todo o líquido. O resultado é uma substância de densidade extremamente baixa, que na verdade é 99% do ar.

Como é feito principalmente de ar e o ar é um terrível condutor de calor, colocar uma camada de aerogel entre uma flor e uma chama protegerá a flor de ser destruída.

4. Os eucaliptos arco-íris têm casca de cor doce

A árvore Eucalyptus Deglupta pode parecer que caiu de um livro do Dr. Seuss, mas na verdade cresce na Indonésia, Papua Nova Guiné e Filipinas. Esta árvore única tem casca multicolorida que apresenta listras azuis, laranja, roxas, verdes e marrons brilhantes.

As cores incomuns são um efeito colateral do derramamento da árvore , de acordo com o Missouri Botanical Garden - quando tiras de casca descascam, a casca interna verde-clara da árvore é revelada. Essa camada interna amadurece lentamente e transforma uma variedade de cores.

5. Há uma catedral subterrânea na Colômbia inteiramente feita de sal
  

A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma igreja católica romana subterrânea em Cundinamarca, Colômbia, que foi escavada em uma mina de sal em 1954. É totalmente feita de sal e está localizada a 180 metros abaixo da superfície da pequena cidade de Zipaquirá .

A catedral inclui uma gigantesca cruz de sal e pode acomodar até 10.000 pessoas, embora nunca tenha sido lotada.

6. Tubarões-duende são 'fósseis vivos' que parecem diretamente de um pesadelo

Os tubarões-duende são uma espécie rara de tubarão do fundo do mar que às vezes é chamada de "fóssil vivo". Eles são o único membro remanescente conhecido da antiga família de tubarões Mitsukurinidae.

Os tubarões-duende são notáveis ​​por suas mandíbulas alongadas distintas, cheias de dentes semelhantes a unhas. Eles são capazes de detectar as correntes elétricas emitidas por outros animais e rapidamente estendem suas mandíbulas para arrebatar presas.

É impossível apreciar completamente o quão horrível isso é sem ver imagens de um tubarão-duende atacando sua presa .


7. O bismuto é um elemento com uma superfície psicodélica

Você deve se lembrar do elemento químico bismuto da sua aula de química no ensino médio, mas provavelmente não tinha idéia de que ele tinha uma aparência colorida e iridescente.

O bismuto possui um padrão único de crescimento em "degraus", no qual as bordas externas se formam mais rapidamente do que as áreas internas, de acordo com a Live Science. Isso resulta em uma estrutura cristalina que parece ser feita de quadrados arco-íris entrelaçados.

8. Este vulcão na Indonésia vomita lava azul brilhante - mais ou menos

O vulcão Kawah Ijen, na Indonésia, é notável por sua tendência a emitir ondas escorrendo do que parece ser lava azul e roxa. Tecnicamente, a lava em si não é azul. Segundo a Smithsonian Magazine, a coloração fascinante vem de grandes quantidades de gás sulfúrico que emergem junto com a lava.

Quando o gás pega fogo, queima com uma tonalidade brilhante que faz a lava parecer azul elétrica.

9. O manuscrito Voynich é um livro misterioso escrito em uma linguagem intraduzível
 

O Voynich Manuscript é um tomo medieval de 240 páginas, escrito em um idioma desconhecido que confunde estudiosos e decifradores há anos. Acredita-se que o manuscrito tenha se originado em algum momento entre 1404 e 1438.

Está repleto de ilustrações e diagramas enigmáticos que parecem retratar tudo, de plantas incomuns a mulheres com barrigas inchadas tomando banho em piscinas verdes.

Todas as tentativas de traduzir o texto do livro ou identificar as plantas descritas nele falharam. Em janeiro de 2018, um grupo de cientistas da computação canadense anunciou que pode ter tido algum sucesso limitado na decodificação de partes do manuscrito usando IA.

Os pesquisadores, no entanto, admitiram que é necessário um aprimoramento adicional do processo e da contribuição de estudiosos.

10. O lugar mais inacessível do mundo é chamado Point Nemo

Point Nemo é o ponto mais distante da terra na Terra. Oficialmente conhecido como o ponto oceânico de inacessibilidade , está localizado no centro do triângulo da Ilha Ducie, Motu Nui (parte da cadeia da Ilha da Páscoa) e Ilha Maher, perto da Antártica.

É tão longe da terra que os seres humanos mais próximos de Point Nemo geralmente são astronautas - a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a uma distância de cerca de 415 quilômetros, enquanto o local habitado mais próximo a Point Nemo é superior a 1.670 milhas ( 1.225 quilômetros) de distância.

11. A Depressão de Danakil se parece com a superfície de um planeta alienígena

A Depressão Danakil, na Etiópia, é o lar de uma das paisagens de aparência mais bizarra da Terra. Localizado no Triângulo Afar, este local surreal é pontilhado por piscinas de lava estalantes, fontes termais de cor neon e salgadinhos salgados.

Gases venenosos giram em torno de campos hidrotérmicos, e muitas das piscinas da área estão cheias de ácido.

12. Existem lagos e rios subaquáticos no oceano

Também conhecidas como piscinas de salmoura, os lagos subaquáticos são corpos de água com salinidade muito maior (ou seja, salinidade) do que o oceano circundante. A água salgada é mais densa que o restante da água do mar, o que causa a formação de lagos subaquáticos que parecem separados do mar circundante.

Esses lagos têm suas próprias ondas distintas que batem contra a "costa" e os submarinos podem até flutuar nessas piscinas de salmoura quando descem ao fundo do oceano.

Infelizmente, esses lagos também contêm grandes quantidades de metano e sulfeto de hidrogênio tóxicos, portanto nadar neles seria tóxico para os seres humanos.

13. O maior ser vivo da Terra é um fungo maciço

Baleias, sequóias e elefantes são todos muito grandes - mas não são o maior organismo vivo do planeta por área cultivada. Esse título, quando se olha para o tamanho total - a colônia de árvores Pando detém o título de maior organismo vivo em massa - vai para o cogumelo Armillaria Ostoyae.

Apelidado de Humongous Fungus, este cogumelo se espalhou por 2.385 acres de Malheur National Forest, no Oregon. Os cientistas que descobriram o fungo em 2017 usaram testes de DNA para determinar que todas as partes do crescimento são de fato diferentes segmentos do mesmo organismo.

O cogumelo gigante provavelmente cresce entre 2.400 e 8.650 anos, e suas cápsulas são consideradas deliciosas.

14. Os tardígrados são microrganismos que podem sobreviver no espaço sideral

Os tardígrados, também chamados de ursos aquáticos ou leitões de musgo, são microorganismos fascinantes que podem sobreviver em qualquer lugar.

Eles preferem sair em lugares úmidos como lama ou musgo, mas , de acordo com a revista Smithsonian, as criaturas podem sobreviver em ambientes pelo menos tão frios quanto -328 graus Fahrenheit (-200 graus Celsius) ou tão quentes quanto 300 graus Fahrenheit (149 graus Celsius).

Os cientistas também descobriram que os ursos de água podem sobreviver à radiação, ferver líquidos, pressionar mais de seis vezes a da parte mais profunda do oceano e até o vácuo do espaço.

15. Há uma caverna no México cheia de imensos cristais brancos

Apropriadamente conhecida como Cueva de los Cristales ou A Caverna dos Cristais , esta caverna encantadora é entrecruzada com brilhantes cristais de gesso que ofuscam os exploradores humanos.

Esse local misterioso só foi descoberto em 2000, quando os mineiros drenaram a água de uma mina de zinco sob Naica, no estado mexicano de Chihuahua.

As estruturas cintilantes são tão puras que os cientistas são incapazes de datá-las usando técnicas convencionais. Mas os pesquisadores descobriram o que se acredita ser uma amostra de bactérias com 50.000 anos de idade dentro de um dos cristais.

Em 2017, a mineradora proprietária da propriedade onde a caverna está localizada permitiu que a caverna refluísse.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422