Curiosidades sobre Carros

 

A Associação Internacional de Lava-rápidos encomendou uma pesquisa, nos Estados Unidos, para saber o que os motoristas fazem em seus carros. Confira o curioso resultado: 90% gostam de cantar; 54% preferem beijar; 36% adoram pendurar objetos no retrovisor e nos vidros; 34% costumam tomar decisões importantes; 27% não resistem ao sexo; 22% espalham fotos da família, namorada ou ídolos; 4% sempre comemoram o aniversário do carro.

No tribunal de Broken Hill, na Austrália, o juiz ordenou que o casal Somerville, que estava se separando, dividisse todos seus pertences ao meio. O marido, irritado com a decisão, pegou o carro do casal. E, com um maçarico, repartiu o carro em dois.

Enquanto isso, na Inglaterra, Mark Ferguson foi multado em sua ambulância por excesso de velocidade. Inconformado, recorreu. Alegando que levava um fígado para transplante. Curiosamente, o recurso foi negado, já que pela lei, uma ambulância só pode correr, se estiver levando pacientes. É claro que o paciente transplantado não se importou em pagar a multa…

Para quem é fã de carros tunados, iria adorar o modelo Corviar (Corvair) da Chevrolet, lançado na década de 60, que foi o primeiro carro de série, usar o turbo. O motor do Corviar (Corvair) possuía 6 cilindros opostos e bloco de alumínio, era refrigerado a ar, contava com 150 cavalos de potência. O Chevrolet Corvette também fez história como o primeiro carro de fibra de vidro, lançado em 1953.

O primeiro carro do mundo também tem suas curiosidades: tinha apenas três rodas e sua velocidade máxima era de 14 km/h. Já o Primeiro Grande Prêmio do mundo, foi disputado na França, no ano de 1906. O mais curioso é que os carros eram puxados por cavalos até a largada.

Grande parte os aficionados por carros desconhecem as origens do automóvel e seus inventores, assim como a origem do motor de combustão interna, o marco inicial do principal meio de transporte atual. Contamos aqui de forma sucinta o surgimento desta tecnologia indispensável, a qual desperta muitas paixões.

O pontapé inicial da criação do automóvel consiste no desenvolvimento do motor de combustão interna, com o claro intuito de substituir a tração animal. A primeira versão de um protótipo funcional foi construído na véspera de ano novo de 1879 por Karl Benz (foto acima).

As curiosidades dos tamanhos de carro também estão presentes. O Bugatti Royale, da década de 20, media quase 7 metros, sendo que destes, 2 m eram só do capô. Mas ninguém bate a limusine de 30,5 m e 26 rodas, de um californiano, que conta com alguns curiosos atrativos, como piscina com trampolim e colchão d’água do tamanho king-size.

Entre os recordes mais curiosos com carros, temos John Smith, que dirigiu seu Chevrolet de marcha à ré, a 60 km/h, por 806,2 km sem parar. E Brian Carson, um dublê que realizou o maior salto em altura com carros. Ele atingiu 96,6 metros de altura, com a velocidade de 150 km/h.

Em 1963, Chrysler lançou o primeiro carro com propulsor por turbina a gás. A maior vantagem desse modelos era a temperatura mais baixa, tanto de motor quanto de escapamento, se comparado aos motores de pistões. Apenas 50 unidades foram produzidas e levadas ao público para teste, mas o projeto não vingou. Ainda é possível ver exemplares em coleções particulares ou museus.

O maior congestionamento do mundo teria ocorrido na China, em 2010. O trânsito ficou parado por cerca de 12 dias. Dá para imaginar o tamanho da confusão?

O primeiro retrovisor foi instalado em um carro em 1906, assinado pelo criativo Alfred Faucher, um francês apaixonado por veículos. Já o para-choque, item que também se tornou indispensável, assim como o retrovisor nos modelos atuais, teria sido instalado ainda antes, em 1897, na República Tcheca. Pouco tempo depois, Frederick Simms, um inglês, colocou o para-choque definitivo, feito com estrutura emborrachada, em 1905.

O Guinness Book, livro dos recordes, garante que o menor carro do mundo (com licença para circular) é o inglês Wind UP. Ele tem pouco mais de um metro de altura (104 centímetros), 129 centímetros de comprimento e 66 de largura. O veículo pode atingir até 60 km/h. Aceita dar uma voltinha?

A maior multa de trânsito já aplicada foi na Suiça, onde a penalidade da infração é proporcional à renda do infrator. O milionário, que evita se identificar, pagou 1 milhão de dólares por ter furado um sinal vermelho.

Como a maioria deve saber, foi Adolph Hitler quem implantou a fabricação do “carro do povo”, o Fusca. O que poucos sabem é que o modelo, ironicamente, foi baseado no conceito de design produzido por um judeu, Josef Ganz.

Todo mundo adora dirigir ouvindo uma boa música, não é mesmo? Porém o americano George Frost precisou ser pioneiro para usufruir desse benefício. Em 1922, com apenas 18 anos, ele instalou um rádio no seu Ford modelo T, o primeiro a ter essa ideia. Cinco anos depois, a empresa Philadelphia Storage Battery Company passou a fabricar auto rádios em escala industrial, batizado de Philco Transitone.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422