Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Cultura e Entretenimento

O que fazer (e não fazer) quando o seu carro superaquece

Você pode reduzir o risco de danos irreversíveis ao motor.

Uma família despreocupada pula no carro, animada para um fim de semana na praia. Depois de algumas horas na estrada, um desastre acontece. O motor começa a fumar e a família precisa parar.

Parece que nenhum filme de terror de verão está completo sem essa cena icônica, mas certamente não é algo que você deseja encenar em sua próxima viagem! Verifique se você está preparado se ocorrer um desastre e aprenda o que fazer (e não fazer!) Quando o motor do carro superaquecer.

Por que os motores superaquecem?

Independentemente da fonte do problema, um mecanismo de superaquecimento não é algo que você deseja deixar. Seu motor pode sofrer danos sérios, se não permanentes.

Dividimos esses itens nas categorias essenciais: documentação, reparos e manutenção de carros, segurança e inverno.

Sinais de que seu motor está superaquecendo

Se você conseguir tomar medidas para resfriar seu motor antes que ele superaqueça a ponto de falhar, poderá reduzir o risco de danos irreversíveis ao motor. Mas primeiro, você deve observar os sintomas do superaquecimento, que podem incluir:

»  Vapor (que pode parecer fumaça) saindo de baixo do capô do carro.

»  Um medidor de temperatura do motor no seu painel que apaga para "H" ou para o vermelho. (Os símbolos do medidor de temperatura do motor variam, consulte o manual do proprietário.

»  Um cheiro estranho vindo da área do motor. Por exemplo, o vazamento de refrigerante pode cheirar doce, enquanto o vazamento de óleo pode cheirar mais queimado.

Assim que notar o superaquecimento do motor, siga as etapas abaixo e entre em contato com a oficina mais próxima.

O que fazer quando o motor superaquece

1. Desligue o Ar Condicionado e acione o ar quente.
Desligue imediatamente o ar condicionado para reduzir o estresse no motor. Em seguida, gire o botão para o calor máximo. Isso pode ajudar a afastar o calor do motor para evitar superaquecimento até que você possa encostar em um local seguro. Você pode esquentar um pouco, mas alguns minutos de desconforto são um preço pequeno a pagar, em comparação com os principais reparos no motor.

2. Encontre um local seguro para encostar.
Pare e desligue o carro. Deixe o motor esfriar por pelo menos 15 minutos. Fique de olho no medidor de temperatura, pois ele deve voltar ao intervalo normal enquanto o motor esfria.
Enquanto você espera (e observa o medidor), elabore um plano para que o motor superaquecido seja verificado. Ligue para o seu seguro ou uma assistência técnica volante.

3. Verifique e adicione líquido de arrefecimento (se houver).
Se o seu nível de líquido de refrigeração estiver baixo, uma reposição rápida pode ajudar a proteger seu motor e evitar superaquecimento até que você possa consertar as coisas. No entanto, esta etapa não terá sucesso se uma mangueira do líquido de arrefecimento estiver entupida ou se a fonte dos seus problemas for um ventilador quebrado do radiador ou uma bomba de água. Consulte o manual do proprietário para encontrar a localização do seu tanque de reservatório de refrigerante e aprender como adicionar refrigerante ao seu veículo.

4. Religue o motor
Se o seu carro não estiver sendo rebocado, agora é a hora de reiniciar o motor com cuidado e dirigir até a oficina mais próxima. Fique de olho no medidor de temperatura enquanto dirige. Se subir novamente, encoste e deixe o sistema esfriar. Alguns carros têm porcas de travamento especiais, por isso certifique-se de ter uma chave de porca, se for o caso.

continua depois da publicidade


Curso de Arrefecimento de Motores a Combustao
Para profissionais e ao publico adquirir conhecimentos em refriamento de motores. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/623.html

O que NÃO fazer quando o motor superaquecer

1. Não entre em pânico.
Seu motor não está mantendo a calma, mas você pode! Evite desviar-se do trânsito ou pisar no freio ao sair da estrada.

2. Não continue dirigindo.
Se o seu motor estiver superaquecendo, mas ainda funcionando, você não fará nenhum favor ao continuar na estrada. Certamente, você poderá chegar ao seu destino antes que ele pare completamente, mas poderá causar danos significativos (e dispendiosos) se continuar com o motor funcionado.

3. Não abra o capô imediatamente.
Depois de parar, espere o motor esfriar antes de abrir o capô para verificar as coisas. Abrir o capô imediatamente pode colocar você em risco de queimaduras ou ferimentos por vomitar vapor ou fumaça. Paciência é a chave. Aguarde até o medidor de temperatura do motor estabilizar antes de abrir o capô.

4. Não deixe o problema persistir.
Um processo de superaquecimento não será resolvido por si só, mesmo que pareça ser consertar depois que você adicionar um pouco de líquido de arrefecimento. Só vai piorar se não for reparado. Obtenha a raiz do problema para ajudar a salvar seu carro. Leve seu carro a uma assistência técnica para uma inspeção completa do veículo, para que se possa diagnosticar o problema e resolvê-lo.

Como impedir um motor do carro de superaquecer

Cuide do seu carro, e ele cuidará de você. A melhor maneira de evitar o superaquecimento do motor do carro é fazer com que sejam realizadas trocas regulares de líquido de arrefecimento no seu carro e manter-se atualizado com a manutenção do radiador, conforme recomendado pelo fabricante do veículo. As inspeções de rotina também podem ajudar a corrigir possíveis problemas de radiador ou motor antes que eles piorem.