Cultura e Entretenimento

Dicas para motoristas novatos, que nem sempre se aprende em Auto Escola

Boas maneiras ao dirigir, que até os motorista experientes negligenciam.

Mesmo os condutores mais experientes nem sempre sabem todas as sutilezas ou nuances que podem facilitar a condução. Aprenda como se sentir à vontade ao dirigir, aprender a evitar situações perigosas e se tornar um motorista confiante. Aqui estão algumas dicas de direção que um bom motorista deve ter em mente:


Familiarize-se com seu carro

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a dirigir é ficar confortável com seu carro. Familiarize-se com as noções básicas do carro, em teoria, antes de praticamente começar a dirigir. Aprenda o que uma embreagem faz, entenda os arranjos de marcha e aprenda fatos como nunca se deve mudar para uma marcha mais baixa a uma velocidade maior e que é sempre melhor deixar o carro parar antes de engatar a marcha a ré.

Todos os carros são diferentes e você deve estar confortável em entender os controles em cada veículo que dirige. Isso inclui os controles do assento, rádio, ar condicionado, descongeladores, aquecedores, janelas, fechaduras, como limpar o para-brisa, onde estão localizados os brilhos, o que os medidores significam, etc.

A última coisa que você precisa ao dirigir pela estrada como um novo piloto é procurar um interruptor ou alavanca quando estiver descendo a estrada.


Corrija sua posição de assento

A posição do assento direito é crucial; Mesmo motoristas experientes não se posicionam corretamente e, portanto, não têm conforto e controle, o que aumenta a probabilidade de acidentes. Certifique-se de sentar-se direito com as costas e as nádegas em concha no assento e estão em uma posição angular, ajudando assim a evitar lesões nas costas.

  O assento deve ser colocado em uma posição onde você possa ver tudo ao redor, com muita facilidade e conforto. Costuma-se dizer que a altura do assento deve ser tal que seus olhos estejam a metade da altura do pára-brisa. O assento deve ser longitudinalmente em uma posição onde seus joelhos não são muito esticados quando você aplica o acelerador, freio e pedais de embreagem do carro.

Empurre o freio totalmente com o pé direito e pressione a embreagem, isso deve ser feito de uma maneira tal que ao pressionar os pedais totalmente, seus joelhos ficam dobrados a cerca de 120 graus. Sente-se ereto e não se incline para a frente.


Verifique se todos os seus espelhos estão ajustados corretamente.

Se os seus espelhos não estiverem ajustados corretamente, aparecerá um ponto cego. Um ponto cego é uma parte da estrada que você não pode ver, então você pode perder um carro viajando em uma faixa de tráfego adjacente.

A fim de eliminar os pontos cegos, ajuste os espelhos retrovisores laterais para que você não possa ver o seu carro neles . Para verificar se há um ponto cego, passe por outro carro estacionado ao contrário, olhando em seu espelho retrovisor lateral. Assim que estiver fora de cena, você deverá vê-lo com sua visão periférica.

O espelho retrovisor deve ser ajustado para que você possa ver totalmente a janela traseira do seu carro . Ao ajustar os espelhos, você deve estar em sua posição de condução normal.


Segurando o volante corretamente

Embora não exista uma maneira correta de segurar um volante, a exatidão depende de como você quer segurá-lo para poder ter o máximo controle sobre a roda.

A maioria das pesquisas mostra que a posição das 9 horas e das 3 horas é a melhor. É muito importante segurar o volante corretamente para ter o melhor controle da direção e, por sua vez, do carro.


Aprenda a sentir onde estão as rodas

Se você quer ser capaz de evitar buracos na estrada e não arranhar suas calotas ao estacionar, você precisa aprender a sentir onde estão as rodas. Pegue uma garrafa de plástico vazia, pise nela com o pé e coloque-a na estrada. Prática de condução sobre ele com as rodas dianteiras esquerda e direita, por sua vez . Abra a janela para ouvir o barulho da garrafa.


Lembre-se de observar os sinais ao redor

Entenda a importância de sinais ao redor. Uma vez que você está na estrada, você é um entre muitos e, portanto, é muito importante que você alerta os veículos ao seu redor quando você está prestes a virar. O uso de sinais ajuda a evitar muitos percalços na estrada ou na cidade.


Estacionando guiado por suas janelas e espelhos

Quando o estacionamento for perpendicular, pare quando ver a calçada sob o espelho lateral. Dessa forma, a distância entre o carro e o meio-fio será mínima, e você não arranhará o pára-choque.

Quando estacionar em paralelo, certifique-se de não arranhar as calotas. Cole um pedaço de fita adesiva colorida no fundo do pára-brisa. Pare quando a marca coincidir com a linha de meio-fio. É melhor paralelizar o parque ao contrário: assim, o meio-fio é visível nos espelhos retrovisores laterais, portanto você não estará muito perto dele.


Abaixe seu espelho retrovisor à noite

Muitos motoristas não sabem que um espelho retrovisor padrão possui dois modos: modo dia e modo noturno. Para evitar ficar cego por um carro atrás de você, mude o ângulo do espelho puxando a alavanca para baixo.


Manter uma distância considerável de outros veículos

Deve-se manter sempre uma distância decente do veículo que se move na frente. Você pode ser um motorista muito seguro e seguir todas as regras e regulamentos, mas isso não significa que os outros também estejam. A melhor maneira de dirigir com segurança é ser um motorista defensivo em vez de um motorista agressivo.

Se todos estiverem viajando a 60 km / h, mas tiverem 20 segundos de espaço entre eles, pode-se argumentar que eles são mais seguros do que os carros que viajam a 40 km / h e a 1 segundo de distância um do outro. Sempre mantenha uma distância segura, especialmente durante condições climáticas adversas.

Se você ver um carro na pista vizinha desacelerando, você deve fazer o mesmo. É provável que o motorista queira deixar passar um pedestre ou um animal.

continua depois da publicidade


Curso de Eletronica e Eletricidade Automotiva
Reparos, diagnosticos e manutenção de circuitos eletroeletrônicos de veículos automotores. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/600.html


Os Cuidados essenciais para trocar de faixa

Trocar de faixa no trânsito é um momento que exige muita atenção e provoca insegurança em quem está começando, mas a verdade é que a manobra não tem segredo. Basta desenvolver boa noção de espaço, saber usar o retrovisor e aprender a negociar com o motorista de trás.

»  Dicas para trocar de faixa

1) O primeiro passo para fazer a mudança é sinalizar a sua intenção: ligue a seta e observe o retrovisor lateral;

2) Se algum veículo estiver vindo, analise a distância: caso ele esteja suficientemente longe, entre na faixa, sempre o mais próximo possível ao carro da frente para não atrapalhar o motorista de trás (se o carro estiver muito perto ou você não se sentir segura para manobrar naquele momento, espere uma nova oportunidade);

3) Alinhe o veículo rapidamente;

4) Para não correr risco de causar um acidente, sempre entre na pista (ou na faixa) com velocidade igual à do tráfego. Por exemplo, se você sair da pista local para entrar na expressa, esteja pronta para pisar no acelerador e se acomodar à faixa e ao ritmo dos outros veículos;

5) Quando o trânsito está pesado e o espaço para mudar de faixa é apertado, é preciso negociar com o outro motorista, afinal, você vai atrapalhar o caminho dele. Nessa hora, além de dar a seta, vale fazer um aceno de mão ou buzinar levemente para que ele entenda e permita a sua entrada;

6) Fique atent(o)a a tudo que acontece à sua volta, principalmente aos motociclistas: eles passam pelos dois lados do veículo, geralmente em alta velocidade, e podem ficar no ponto cego do retrovisor. Por isso, antes de mudar de faixa, preste bastante atenção se nenhum deles está vindo pela sua lateral.