Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Cultura e Entretenimento

Os Carros Mais Estranhos De Todos Os Tempos

Uma coleção de Carros muito estranhos e malucos, bem alem da imaginação.


ROMI ISETTA

País de origem: Itália (fabricada no Brasil pela Romi)
Período de produção: 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil).

Por que é estranho?
Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para 2 passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas.

Curiosidade
Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil – nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros – e fazia 25 km com 1 litro de gasolina.


PLATTENWAGEN

País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1946 ao início da década de 1970.

Por que é bizarro?
O ‘carro-plataforma’ da Volkswagen nunca ganhou as ruas, já que foi feito para atuar em fábricas. O modelo, construído com chassi de Fusca, era ideal para manobras em pequenos espaços porque as rodas traseiras tinham movimento para os lados.

Curiosidade
Em 1947, o importador holandês Ben Pon visitou a fábrica da Volks em Wolfsburg e rabiscou uma Plattenwagen com o motorista deslocado para a frente do veículo e com bancos e carroceria cobrindo a plataforma – nascia aí a Kombi.


PLYMOUTH SUPERBIRD

País de origem: Estados Unidos.
Período de produção: 1970

Por que é bizarro?
A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar – tradicional categoria de corridas dos EUA –, a Chrysler teve que produzir 1920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais.

Curiosidade
Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas.


TYRRELL P34

País de origem: Inglaterra
Período de produção: 1976 e 1977

Por que é bizarro?
O engenheiro Derek Gardner trocou cada pneu dianteiro por dois pneuzinhos, mantendo a mesma aderência e facilitando a passagem do ar pela dianteira do carro. O F-1 de seis rodas até conquistou uma vitória, mas as rodinhas da frente eram caras e não eram boas nas curvas.

Curiosidade
Outras equipes, como a March, a Williams e até a Ferrari, chegaram a testar modelos com seis rodas, mas todas desistiram da idéia.


AMPHICAR

País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1961 a 1968

Por que é bizarro?
Esse conversível foi o único automóvel anfíbio – andava na terra e na água – produzido e comercializado em massa. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água.

Curiosidade
Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o Canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu.

continua depois da publicidade


Guia Completo - Mecânica de Automóveis para Leigos e Experts
Conhecimentos fundamentais para realizar manutenção nos mais diversos tipos de automóveis Nacionais e Importados. Veja em detalhes neste site
https://www.mpsnet.net/G/522.html


CHRYSLER TURBINE

País de origem: EUA
Período de produção: 1963

Por que é bizarro?
O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares – testados por 50 consumidores – e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos.

Curiosidade
Esse sim, era um carro ‘flex’: aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila.


WIENERMOBILE

País de origem: EUA
Período de produção: a partir de 1936

Por que é bizarro?
O carro mais antigo da nossa lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer – por isso, o formato de salsicha. Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o ‘estilo’ original e pode ser encontrado em todo o território americano.

Curiosidade
Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana.


RELIANT ROBIN

País de origem: Inglaterra
Período de produção: 1973 a 1981 e de 1989 a 2001

Por que é bizarro?
O Reliant conseguiu ser diferente mesmo entre modelos da estranha categoria dos carros de 3 rodas – talvez seja o único com uma roda na frente e duas atrás. Umas das idéias originais do modelo era enquadrá-lo na categoria de motocicletas, o que garantia menos impostos.

Curiosidade
Na Inglaterra existe até corrida de Reliant Robin. Durante as provas. É comum vê-los capotando por causa da instabilidade do triciclo.

continua depois da publicidade


Toyota FV2

Esta motinho da Toyota é um conceito cheio de tecnologia de ponta e faz ficção científica parecer realidade. Ela foi apresentada ao mundo em 2013 Salão do Automóvel de Tóquio e é "um vislumbre futuro", segundo a montadora.


Jetcar

Mais uma criação futurista, o Jetcar Zukunftsfahrzeug GmbH combina design muito louco com alta performance e baixo custo de energia.


PEEL P50

Este carro é de 1962 e foi um ultra-compacto que entrou para o Guinness como o menor carro de linha por mais de 50 anos, sendo até hoje uma epítome do minimalismo. Ele parou de ser produzido em 1964.


Eliica

Este carro Eliica (Electric Lithium-lon Car, ou carro elétrico de íon de lítio) foi criado no Japão para competir com carros a gasolina e surgiu em 2004.


KAZ

O Keio Advanced Zero-Emission Vehicle (KAZ) - veículo avançado de zero emissão - é uma limusine protótipo criada no Japão e montada na Itália. É uma criação do professor Hiroshi Shimizu, que também chefiou a equipe do Eliica.


Carver

Este veículo em três rodas parece uma motocicleta e tem uma excelente velocidade nas curvas, com excelente aderência ao asfalto. Parou de ser fabricado em 2009.


Peugeot Moovie

Este veículo futurista foi apresentado no Salão do Automóvel de 2005 de Frankfurt. Foi projetado pelo português André Costa para uma competição da Peugeot.


Honda Fuya-jo

O Fuya-jo, que é 'cidade que não dorme' em japonês, leva seu nome a sério. O veículo é para quem gosta de festa e foi apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 1999 e tem um quê de picape de DJ nele.


Mercedes-Benz F 125!

O conceito junta todo o design. luxo e beleza de um Mercedes-Benz e promete zero emissões com o uso de uma bateria de lítio e enxofre.


Honda 3R-C

As montadoras estão com mania de carros individuais. Este Honda 3R-C é um modelo futurista de zero emissões com baterias, três rodas e foi apresentado no Salão de Genebra de 2010.


Flatmobile e Wind Up

Os carros parecem de brinquedo, mas são de verdade e receberam recordes de menores carros do mundo.


Carro de madeira

Um chinês gastou cerca de R$ 50 mil (preço de um carro popular) e construiu ao longo de um ano um carro de madeira que chega a 30 km/h.


Honda P-NUT

O P-NUT é de "Personal Neo-Urban Transport" e é um conceito para três passageiros ultra-moderno e energeticamente eficiente.


Lancia Stratos Zero

O clássico de 1970 foi eternizado por Michael Jackson no filme 'Moonwalker' e é uma pérola dos colecionadores.


XR-3 híbrido

Chamado de veículo de transporte individual, este híbrido para apenas dois ocupantes e três rodas promete eficiência e autonomia superior. O projeto de Robert Q. Riiey permite que o veículo seja montado por qualquer um.


V8 Hotel

Um sonho para qualquer fanático por carro, o V8 Hotel de Stuttgart, Alemanha, tem quartos temáticos onde você pode dormir em carros de verdade.


Volkswagen Niels

O carro elétrico tem apenas um lugar e promete ser um veículo urbano de zero emissões da Volkswagen. O carro foi apresentado no Salão de Frankfurt em 2011.