Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Totalmente em Português

Este material lhe oferece tudo que você precisa para aprender todos os recursos necessários para desenvolver aplicativos para Iphone e Ipad.

Você irá aprender a usar o Interface Builder, Xcode, Objective-C, Cocoa Touch, e as APIs inclusas no iPhone SDK 3.0. Você não vai apenas aprender a usar as ferramentas mas também entender por que funcionam daquela maneira. Você estará pronto para desenvolver seu primeiro aplicativo para o iPhone ou melhorar o seu aplicativo existente.

Conteúdo do Material

Arquivos textos em PDF e Vídeo Aulas em MP4

• Introdução ao Objective-C: Objective-C é uma linguagem de programação orientada a objetos que você usa para escrever aplicativos para o iPhone. Embora não seja um curso completo em Objective-C, você aprendera o suficiente para programar seu aplicativo, sabendo lidar com: classes, objetos, propriedades, envio de mensagens, administração de memória e a classes base do iPhone.

• Xcode e Interface Builder: Xcode é o ambiente de desenvolvimento (IDE) utilizado para desenvolver aplicativos para o iPhone e para o Mac OSX. O Interface Builder é a ferramenta visual utilizada para fazer o design da interface de seu aplicativo. Você aprenderá a trabalhar com as duas ferramentas com mais eficiência.

• Cocoa Touch: Cocoa Touch é uma série de bibliotecas orientadas a objetos utilizadas na criação de aplicativos que rodam no iPhone e iPod Touch. Cocoa Touch é baseado no Cocoa que engloba vários padrões de design também utilizados na programação para o Mac. Entender esses padrões é essencial para se tornar o desenvolvedor competente de iPhone. Você aprenderá sobre os benefícios de design Model View Controller (MVC), delegação, notificações e outros padrões do Cocoa Touch.

• Views e seus controladores: Views (telas) representam a interface do usuário com a sua aplicação e todos os aspectos dinâmicos de um View são controlados por seus controladores. Os ViewControllers são a centro do design do Model View Controller. Você aprenderá como desenhar views e conectar com ViewControllers, ações e objetos.

• Navegação: usabilidade eficiente e consistente são essenciais em um aplicativo para aparelhos móveis. Você aprenderá a como usar as barras de navegação e a barra de tabs do iPhone para melhorar a experiência do usuário.

• Tabelas: o Table View é o recurso central da maioria dos aplicativos de iPhone como a lista de endereços. Você aprenderá a organizar seus dados em tabelas, inserir e remover dados da tabela, e navegar entre tabelas usando o Navigation Controller.

• Input do Teclado: O teclado virtual é único ao iPhone e é importante que seu aplicativo seja o mais simples possível de digitar texto. Você aprenderá a usar o conceito de delegates para implementar e administrar o teclado virtual para uma experiência de uso ideal.

• Dados persistentes: Como armazenar informações do seu aplicativo no iPhone do usuário. Você aprenderá a mexer com XML, SQLite e PropertyLists para ter um aplicativo com dados persistentes.

• Desenhos e Gráficos: Gráficos são um elemento muito importante na interface de seu aplicativo. Imagens estáticas servem somente até um certo ponto. Diferencie o seu aplicativo do resto aprendendo a criar telas customizadas usando o Core Graphics.

• Eventos de Toque: Faça proveito da tela de toque aprendendo a lidar com os eventos de toque (cliques) e administrar eventos de multi-toque.

• Core Animation: Coloque elementos na sua aplicação para impressionar e fornecer retorno visual rico com animações. Aprenda a fazer animações básicas em camadas e temporizadas.

• Fotos: Personalize seu aplicativo aprendendo a pegar fotos e video da biblioteca e a câmera do usuário.

• Network: Estenda o alcance de seu aplicativo aprendendo como comunicar com web services externos.

Os arquivos texto estão formato PDF, para serem lidos com Acrobat Reader em 61 páginas bem ilustradas e os arquívos de vídeo com 109 minutos, estão no formato MP4.

O material é enviado em 3 arquivos zipados com um total de 682,60 mega.