Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Este curso vem lhe oferecer a oportunidade de conhecer tudo sobre os principais aspectos e rituais do Candomblé e da Umbanda.

Aos olhos do leigo, Umbanda e Candomblé são duas formas de denominar um mesmo culto. Mas na verdade, são duas religiões distintas, unidas apenas pelas roupas, pelos atabaques e pelo uso do transe mediúnico.

A começar pelas origens, o Candomblé é uma religião africana que existe desde os tempos mais remotos daquele continente e foi trazida para o Brasil através do fluxo da escravatura. Escravos de diversas tribos e nações Africanas continuaram a cultuar no Brasil os Orixás negros, suas divindades, e estiveram na origem da criação das chamadas “Casas de Santo” (Ilê), onde continuaram com os seus rituais e preceitos Africanos. As diversas origens das tribos, e as diversas regiões do Brasil onde se implantaram, deram origem às diversas Nações do Candomblé, onde o Ketu é tido como o mais tradicional.

O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada, tem seus fundamentos nas religiões tribais africanas (milenares) trazidas pelos escravos para o Brasil. E com eles vieram os orixás africanos, todos negros, sem mistura de credo, pois não conheciam as religiões católica e espírita nem de longe (os escravos).

A umbanda foi criada por volta de 1900, não se sabe exatamente a data, no Rio de Janeiro, onde o primeiro babá de terreiro criou as regras, ou foram ditas por seus guias, assim foi criada a umbanda, que hoje, já não se sabe mais o que é realidade ou fruto de imaginação.

A mistura é tão grande, e a imaginação de cada um vai tão longe, que foram criando falanges e mais falanges que não se entende mais nada, nem os próprios umbandistas sabem dar certas explicações. A umbanda começou com os caboclos (espíritos de índios brasileiros) e pretos velhos (espíritos dos escravos), depois foram aparecendo novas entidades como ciganos, indianos, já tem gente incorporando Cleópatra, Messalina, Afrodite, Lampião, etc... dá prá acreditar?

Conteúdo do Material

Arquivos Texto formato PDF

Candomblé

01 Desvendando o Candomblé
02 Explicando o Candomblé
03 Detalhes do candomblé ketur
04 Linguagem metamofórica no candomblé
05 A Fogueira de Xangô
06 Estudo do oráculo de Ifá
07 Divinação Ifá
08 O jogo de búzios
09 Ervas sagradas dos orixás
10 Folhas liturgicas do Candomblé
11 Oferenda aos Orixás

Umbanda

01 Conceitos de Umbanda
02 Curso de Umbanda
03 Guia de Umbanda
04 Lições de Umbanda e Quimbanda
05 Pontos cantados da Umbanda
06 Trabalho na Umbanda
07 Trabalho de Exu na Umbanda
08 Os Orixas na Umbanda
09 Ciganos na Umbanda

Os arquivos texto estão formato PDF, para serem lidos com Acrobat Reader em 1124 páginas bem ilustradas.

O material é enviado em 1 arquivo zipado com um total de 12,4 mega.