Portal do Conhecimento

Cultura e Conhecimento ao seu Alcance!

Auto Treinamento

Este Curso destina-se a estudantes de eletrônica, engenharia, projetistas da área de eletrônica ou elétrica, e outros afins; interessados em conhecer as técnicas de Leitura e Interpretação de Desenho Eletrônico, para enfrentar o mercado de trabalho nas áreas de desenvolvimento de projetos.

O desenho elétrico ou eletrônico é uma representação do circuito elétrico ou eletrônico que define o seu tipo ou o sistema para o qual foi projetado. Esta representação deve possuir uma informação completa dos elementos que compõem um circuito elétrico ou eletrônico. O desenho elétrico de uma instalação elétrica fiação elétrica, a localização de lâmpadas, tomadas, interruptores, componentes eletrônicos etc e os valores de potência dissipada na carga, entre outras informações que facilitam a interpretação e compreensão de seu funcionamento.

O desenho elétrico ou eletrônico deve mostrar as disposições dos componentes e das conexões de fiações elétricas ou eletrônica num plano cujos elementos estão representados por símbolos gráficos simplificados e padronizado pela norma vigente no país.

Conteúdo do Material

Arquivos Texto formato PDF

Introdução
I - Material
II - Uso do Material de desenho
III - Formatos de Papel
IV - Caligrafia Técnica
V - Legenda do desenho
VI - Geometria – Figuras Planas
VII - Geometria Espacial
VIII - Desenho de Edificações
IX - Desenho Eletroeletrônico
IX.a - Desenho Eletroeletrônico Predial
IX.b - Desenho Eletroeletrônico Industrial
IX.c - Desenho Eletroeletrônico
IX.d - Diagrama de Desenho Eletrônico
IX.e - Símbolos literais
IX.e - Diagrama eletrônico
X - Layouts
XI - Simbologia de Instalações Elétricas
XII - Simbologia Eletrônica
XIII -Exercícios

Brinde Especial
Aplicativo para desenho de projetos eletrônicos o TinyCAD_2.7

TinyCAD é um programa para ajudar a desenhar diagramas de circuito. Ele vem completo com bibliotecas de símbolos para você começar imediatamente. Bem como ser capaz de simplesmente imprimir os seus desenhos, você pode usar TinyCAD a publicar seus desenhos, copiando e colando em um documento do Word ou salvar como um bitmap PNG para a web.

O arquivo texto está em formato PDF para ser lido com Acrobat Reader em 67 páginas bem ilustradas

O material é enviado em 1 arquivo zipado com um total de 4,23 mega.