Página Inicial » Saúde e Bem Estar


     

|01|

 

   Para quem quer emagrecer

Segredos de SPA  A nutricionista Márcia Regina Dal Medico ensina todos os truques que aplica diariamente no Spa Jardim da Serra, em São Pedro, interior de São Paulo:

Arroz ­Dispense o óleo e utilize molho shoyu light para 'fritar' o tempero. A vantagem? Enquanto cada colher de sopa de gordura tem 90 cal., 1 de shoyu light tem 2,7! Outra dica é substituir metade dos grãos por repolho cortado em fatias bem finas, para que cada colher do arroz cozido fique com cerca de 14 cal., e não 27,5.  

Estrogonofe ­ Troque o creme de leite por iogurte natural desnatado de forma que cada col. (sopa) da receita some apenas 60 cal., e não 86,5.

Omelete ­ Para totalizar cerca de 15 cal. — contra 110,5 da feita com um ovo inteiro —, dispense a gema e use somente a clara preparada na frigideira antiaderente sem gordura.

Pão francês ­ Retirar o miolo é uma grande sacada, porque ele pesa cerca de 20 g, que é quase metade do pão. Assim, as calorias diminuem de 134,5 para 80,7.

Sopa de abóbora ­ Faça com a moranga, que tem só 18,8 cal. por cada 100 g,    contra 70 cal. do tipo abóbora-pescoço.

Temperopara salada ­ Esqueça o azeite, que tem 90 cal. por col. (sopa), e regue as folhas com uma mistura de limão, água, salsinha, cebolinha, cebola e tomate, pois cada col. (sopa) tem menos de 7 cal.

Pão de fôrma ­ Para fazer um lanche com uma única fatia é preciso, primeiro, levá-la ao forno ou dourá-la dos dois lados em uma frigideira. Depois, use uma faca de serra para cortar a fatia ao meio, na horizontal. Como as duas partes vão ficar bem fininhas, tome cuidado na hora de rechear. Dessa forma, você vai estar deixando de consumir 60 cal.

Suco ­ Geralmente o de laranja é feito com quatro frutas e soma 173 cal., que podem ser reduzidas para 79 se você usar uma única laranja e utilizar uma fatia fina de mamão e água, muita água.  

Molho branco ­ Passe 1 concha do tradicional de 505 cal. para 250 cal. com esta receita: 1 col. (sopa) de maisena, 1 xíc. (chá) de leite desnatado e 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado em vez de 1 lata de creme de leite.

Chantilly ­ Enquanto o industrializado tem 333 cal. por 1 1/2 xíc. (chá), o feito em casa soma cerca de 110 se você bater no liquidificador 1 pote de iogurte desnatado com 1 col. (chá) de adoçante e 1 col. (café) de essência de baunilha. À parte, bata na batedeira 1 clara em neve e, em seguida, junte-a delicadamente à mistura de iogurte.

Tomate seco ­ Para que cada unidade fique com cerca de 12 cal. — e não 75 como o convencional —, coloque numa fôrma 5 tomates bem maduros cortados ao meio e sem sementes. Acrescente sal e orégano e asse por 3 horas, virando-os a cada meia hora. Em seguida, ponha-os em um pote com 1 xíc. (chá) de vinagre, sal, orégano e 1 col. (sopa) de azeite.

A empresária Lucília Diniz usou a cozinha de casa como laboratório para criar receitas magrinhas e reduzir 61 kg. Confira já as descobertas dela:

Bolo ­ No lugar de 2 xíc. (chá) de farinha de trigo, coloque 1 de purê de maçã ou pêra. Essa papa também pode substituir metade da manteiga, mas deve ser utilizada no dobro da porção pedida. Com essas alterações seu bolo vai ficar com 400 cal. a menos.  

Maionese ­ Para cortar as calorias pela metade, misture à 1/2 xíc. (chá) do produto a mesma quantidade de água. Se ficar muito líquido, adicione um pouco de água fervente para que a maionese volte a ficar encorpada. Vale lembrar que a versão tradicional tem 90 cal. por col. (sopa).

Empanado ­ Que tal reduzir pelo menos 100 cal. do alimento? Passe a carne apenas na clara de ovo e na farinha de rosca e leve ao forno preaquecido. Vai ficar tão crocante quanto frito na gordura de imersão.

Mousse demorango ­ Uma pequena porção de 100 g soma 150 cal., mas dá para elaborar uma com menos de 30! Faça assim: bata no liquidificador 2 gelatinas diet prontas de morango com 1 pote de iogurte desnatado, adoçante a gosto e 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado. Leve à geladeira.Sua musse vai ficar até aerada!

Ovo frito ­ Para dispensar o óleo, prepare-o em banho-maria: sobre uma panela com água fervente, ponha um refratário e, quando estiver quente, coloque o ovo cru. Ele vai ficar pronto em menos de 5 minutos. 

A chef de cozinha Rita Corsi, especializada em pratos de baixas calorias, revela aqui a arte de emagrecer os alimentos mais gordos:

Batata frita ­ Corte o legume em palitos finos e seque-os bem. Em uma vasilha, misture 1 col. (sopa) de óleo de canola com 1 col. (café) de páprica. Besunte as batatas, coloque-as em uma fôrma forrada com papel-manteiga e leve para assar. Assim, não é necessário fritar sob imersão.

Leite condensado ­ A receita falsa que reduz as calorias de 1 lata com 1.317 cal. para 290 é feita com 1 copo (200 ml) de água fervente, 1 copo (200 ml) de leite desnatado, 1 col. (sopa) de margarina light, 1 col. (sopa) de essência de baunilha e 1 col. (sopa) de pó para pudim diet. Bata tudo no liquidificador e deixe por um dia na geladeira.

Picanha ­ Para assá-la sem as 4 col. (sopa) de óleo ou manteiga, que têm 360 e 396 cal. respectivamente, basta envolver a carne em papel-alumínio. Segredo: dobre o papel ao meio para a parte brilhante ficar para fora. Dessa forma a temperatura aumenta e o corte não resseca.  

Leite ­ Um copo grande (250 ml) com 315 cal. pode passar para 72 cal. se você misturar 1 copo (200 ml) da bebida tradicional a 1/2 copo (100 ml) de água e levar para ferver.

Calda de chocolate ­ Em vez de 120 cal., cada col. (sopa) fica com 50 se for feita com 1 xíc. (chá) de achocolatado em pó light e 1/2 xíc. (chá) de água. Leve tudo ao fogo e mexa até obter uma calda espessa e brilhante.

Purê de batata ­ Para 1 kg de purê com 1.077 cal. ficar com 582, substitua 3 batatas por 2 chuchus grandes cozidos, batidos no liquidificador e espremidos. Acrescente 1 col. (sopa) de requeijão light, 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado e sal a gosto.

Suspiro ­ Enquanto 1 unidade pequena do tradicional tem 75 cal., essa versão acumula apenas 47, porque é feita com 1 clara, 2 col. (sopa) de açúcar, 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio e 1 col. (sopa) de adoçante próprio para ir ao fogo.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento