Página Inicial » Gotas de Sabedoria



 

Arrogância

Do ponto de vista positivo, a arrogância é o sinônimo de coragem, assumir as suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. Assim, diz-se de uma pessoa : “Fulano foi arrogante ao aceitar mudar para uma área da empresa tão desafiadora ”…
Por outro lado, a arrogância assume aspecto negativo, quando caracteriza a falta de humildade em admitir o próprio erro, faltar com o respeito , discriminar , culpar os outros sem motivo, não fazer elogios, destratar as pessoas, não reconhecer favores, ser egoísta.
Depois de ler a mensagem, reparei o quanto tenho ouvido falar sobre gentileza: nas redes sociais, pichações em muros desta cidade tão grande como São Paulo, nas mensagens que me enviam diariamente.
Desde que colocamos o pé fora de casa já observamos comportamentos que demonstram falta de compartilhamento… Quem já não viu uma dessas situações: disputa de centímetros na fila de carros para virar no farol, passar pelo faxineiro do escritório e nem ao menos dirigir um olhar ou dar um bom dia, segurar informações importantes para si e não dividir com o colega de trabalho, chamar a atenção do subordinado na frente de todos, lidando com a arrogância nos mais variados níveis hierárquicos.
Sim, a palavra é compartilhar para não ser arrogante. Compartilhar o respeito, o erro, o elogio, a boa educação, o conhecimento, o favor.
   

O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.
Os americanos começaram na maciota:
 
- Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.
Os canadenses responderam de pronto:
- Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.
 
O americano ficou mordido:
- Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana.
Repito, mude o SEU curso.
 
Mas o canadense insistiu:
- Não. Mude o SEU curso atual
 
O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone:
 
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS...
MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.
 
E o canadense respondeu:
- Aqui é um farol, câmbio!
 
Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos...
Quantas vezes criticamos a ação dos outros, quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós quando na verdade nós é que deveríamos mudar o nosso rumo...

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento