Página Inicial » Meio Ambiente


                       

     

|02|


Como e porquê plantar uma arvore

O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância da preservação dessa riqueza natural tão importante para a manutenção de todos os tipos de vida. Existem diversos tipos e todas contribuem para aumentar a umidade do ar, reduzir a temperatura, evitar erosões, produzir oxigênio, fornecer alimentos e ainda oferecer sombra gostosa e abrigo para diversas espécies de animais, inclusive para nós.

Que tal aproveitar a data para plantar uma árvore? Essa é uma forma de contribuir para diminuir os impactos do desmatamento que são realizados para obter matéria-prima na fabricação de papel, madeira entre outros itens, isso sem falar na exterminação das matas devido à expansão urbana.

Como plantar uma árvore

Plantar uma árvore é uma atividade muito importante para o meio ambiente, mas exige alguns cuidados. O primeiro passo é escolher a muda de acordo com o local de plantio. Algumas espécies se adaptam melhor ao sol e outras não aceitam sombra. Além das condições de luz, deve-se levar em consideração também a umidade do ar e o tipo de solo.

O passo seguinte é estipular uma distância de 3m de outras árvores como local para plantar a nova muda. Fortifique a terra com adubo natural. Cascas de ovo, frutas, verduras e até mesmo comida ou folhas de outras árvores podem ser usadas nessa tarefa. Mas, dependendo da espécie, será necessário utilizar outros tipos de adubos para garantir que a muda enraíze mais facilmente no novo local. Pode ser usado NPK, calcário, fosfato simples ou de araxá, esterco de gado ou galinha ou húmus de minhoca. Ao comprá-los obtenha instruções de uso do fabricante ou comerciante. Misture-o a um pouco de terra.

Retire o saco que envolve a raiz da muda (se tiver) com muito cuidado para não machucá-la. Logo em seguida, você precisará cavar o buraco em que plantará a árvore. Faça isso de acordo com o tamanho da raiz, escavando um espaço três vezes maior do que a sua circunferência para ajudar a planta ao terreno. Embaixo da muda, coloque a mistura adubada e em seguida complete o plantio com a terra retirada da própria cova.

Quando a muda estiver firme no solo, prenda um pedaço de madeira à planta para dar firmeza e fazer com que ela cresça reto. Agora é só cuidar para que sua árvore cresça, regando-a a cada dois dias. Retire a estaca um ano depois.

Simbolismo de plantar uma árvore

As árvores demoram anos para crescer, por isso, dias como este pedem mais reflexão de nossa parte sobre como as nossas atitudes impactam o meio ambiente e, como consequência, o nosso próprio bem-estar. Por isso, mais do que somente plantar uma muda, aproveite a ocasião para substituir alguns hábitos por outros mais sustentáveis e incentivar as pessoas que conhecem a fazerem o mesmo.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento