Página Inicial » Idéias Legais



 

   20 dicas úteis de aproveitamento da casca do limão

A casca do limão pode ser usada em receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza

Você preparou uma deliciosa limonada. E agora, o que fazer com as cascas dos limões? Se você respondeu “jogá-las no lixo”, pode estar cometendo um grande desperdício! A casca do limão possui muitas vitaminas, pode ser usada em diversas receitas, nas tarefas da casa e até em tratamentos de beleza.

Confira abaixo algumas de suas utilidades mais interessantes:

1. Limpar peças engorduradas

Sua panela, mesmo após uma boa limpeza com detergente, continua engordurada? O fogão também está com este aspecto? Use as metades do limão!
Jogue um pouco de sal naquela metade de limão que já foi espremida e a esfregue nas peças ou áreas engorduradas. Depois, é só limpá-las com uma toalha. (Só tenha cuidado ao usar o limão em tampos de mármore, ou qualquer outra superfície que possa ser sensível ao ácido).

2. Limpar a chaleira

Encha a chaleira com água, adicione um punhado de fatias finas de casca de limão e ponha para ferver. Depois, desligue o fogo e deixe o líquido descansar por uma hora, escorra e lave bem.

3. Limpar o bule de café

Para garantir uma boa limpeza ao bule de café, a sugestão é colocar dentro dele gelo, sal e cascas de limão, e agitá-lo por um ou dois minutos. Depois de descartar a mistura, basta enxaguar.
A peça ficará brilhante!

4. Limpar o micro-ondas

É bastante comum um alimento ou líquido sujar o micro-ondas ao ser esquentado dentro dele. Neste caso, em vez de usar produtos químicos, você pode tentar o seguinte: coloque cascas de limão em uma tigela cheia até a metade com água. Ligue o micro-ondas por cerca de cinco minutos, permitindo que a água da tigela ferva e seu vapor se condense nas paredes e partes superiores do micro-ondas. Depois, é só retirar a tigela com cuidado e limpar a sujeira do micro-ondas com uma toalha.

5. Desinfetar o lixo

Após utilizar as cascas do limão para qualquer uma das finalidades citadas, elas ainda podem ser úteis: basta colocá-las no lixo, para desinfetá-lo e, ao mesmo tempo, deixar um cheiro agradável na cozinha.

6. Limpar torneira ou outra peça cromada

Os restos do limão também podem ajudar a manter a torneira ou outra peça cromada da sua casa limpa! A dica é esfregar a peça em questão com uma metade de limão (que já foi espremida), enxaguar e passar um pano macio para lustrar.

7. Limpar panelas

Uma metade de limão associada a sal também pode ser utilizada para limpar e iluminar panelas de cobre, bronze, cromo ou aço inoxidável. Basta você usar o limão espremido já com o sal (ou bicarbonato de sódio) e esfregá-lo na panela. Deixar a mistura agir por cerca de cinco minutos e enxaguar com água morna. Usar, posteriormente, um pano macio para secar.

8. Limpar a pia de aço inoxidável

Para a pia de aço inoxidável, use o mesmo método descrito para limpar a torneira ou peça cromada.

9. Afastar insetos

Muitos bichos, como, por exemplo, os insetos, não suportam o ácido do limão. A dica, então, é cortar a casca dele e colocar as tiras em janelas ou perto de rachaduras e buracos – por onde formigas e outros bichos podem estar entrando em sua casa.

10. Fazer um umidificador perfumado

Se sua casa sofre com o ar seco durante o inverno, você pode colocar a casca do limão em uma panela com água, e deixá-la ferver em fogo médio, para umidificar e perfumar o ar.

11. Limpar tábuas de corte

Devido às propriedades antibacterianas do limão, sua casca é ótima opção para limpar tábuas de corte. Basta passar meio limão espremido na superfície da tábua, esperar alguns minutos e enxaguar.

12. Manter o açúcar solto

Se o seu açúcar, na maioria das vezes, fica “empedrado”, a dica é adicionar cascas de limão no pote, que ajudarão a mantê-lo úmido e fácil de usar.

13. Fazer raspas

O mais indicado é usar somente a casca (sem a parte branca que fica entre a casca e a polpa) para fazer as raspas sem que elas fiquem amargas.
As raspas de limão podem ser polvilhadas em bebidas, como vinho ou batidas, saladas, sorvetes, sopas, tortas etc. Tanto para enfeitar como para dar um gostinho especial às receitas.

14. Fazer pó de raspas de limão

É possível fazer, em vez das raspas de limão, um pó. Basta deixar as cascas dos limões secarem por cerca de três ou quatro dias em um prato e depois colocá-las em um liquidificador (ou moedor de especiarias) e bater até que elas se transformem em um pó.

15. Misturar o pó ao açúcar

Uma boa ideia é misturar, em um recipiente, o pó de raspas de limão (citado acima) a um pouco de açúcar. Depois, basta utilizar a mistura nas bebidas ou receitas de doce.

16. Misturar o pó à pimenta

Para uma mistura salgada, coloque num recipiente o pó de raspas de limão com pedacinhos de pimenta. Este é um ótimo tempero para saladas e outros pratos!

17. Fazer casca de limão cristalizada

As cascas de limão cristalizadas são muito fáceis de fazer (veja abaixo) e podem ser comidas puras ou ser usadas em receitas de bolos, chocolates, biscoitos ou pães.
O primeiro passo é cortar a casca do limão em tiras. Para retirar completamente seu amargor, é indicado deixar as tiras de molho na água por um ou dois dias, trocando a água várias vezes. Depois, é só levá-las ao fogo com água e açúcar, e mexer devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorrer o excesso de calda e colocar as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga, usar um garfo para separá-las e deixar esfriar.
Antes de secarem por completo, é indicado passar as tiras em mais açúcar. Depois, é só guardá-las em um pote limpo e com tampa, em local seco.

18. Clarear manchas da idade

Aplique um pequeno pedaço da casca do limão na mancha e deixe agir por uma hora. Depois enxague o local. (Após o procedimento, evite tomar sol. E antes dele, certifique-se de que não tem alergia a limão).
19. Suavizar cotovelos secos

Use metade de um limão polvilhado com bicarbonato de sódio e aplique nos cotovelos. Massageie a mistura por alguns minutos na área em questão. Depois basta lavar e secar.

20. Fazer esfoliação

Misture meia xícara de açúcar com a casca do limão e óleo de oliva – usar o suficiente para transformá-los em uma pasta. Com o corpo molhado, aplicar a mistura e massagear a pele. Depois, lavar bem.

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado.

Como é que pode usar o limão inteiro sem desperdício?

Simples... Lave bem e coloque o limão no congelador. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o por cima
dos alimentos.

Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.
Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.

Os benefícios surpreendentes do limão!

Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.

Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o stress e distúrbios nervosos.

A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de tumor maligno e não afeta as células saudáveis.

Antes tarde do que nunca!

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento