Página Inicial » Dicas e Truques



|07|


Como fazer o PC dar boot mais rapidamente

 

Seu PC costumava iniciar rapidamente e de repente isso parou de acontecer? Saiba como resolver este problema

Computadores costumam ter vida própria. Um dia funcionam perfeitamente, e, sem aviso prévio, podem nos deixar na mão no dia seguinte. E esse problema é mais notável quando a função é iniciar o computador.

Se o seu PC for novo, provavelmente seu problema são os muitos programas que são executados ao mesmo tempo em que inicia sua máquina. Um PC novo iniciar lentamente pode ser porque o fabricante pré-instalou muitos programas que carregam junto com o boot do PC.

A regra também vale para computadores usados e que costumavam ser velozes. Neste caso o problema pode ter sido o próprio usuário, ao instalar muitos programas, sem perceber que eles estavam sendo iniciados junto com o sistema.

Mas isso não significa que você precisará remover esses programas; você só precisa desligar o autocarregamento deles. Por exemplo, se você utiliza o Photoshop quase toda semana, não há necessidade de ter o ícone do programa na bandeja do sistema (na barra de tarefas, onde se localiza o relógio).

Mas antes de continuar, crie um ponto de restauração do sistema. Se você utiliza o Windows XP, vá até o menu Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Restauração do Sistema. Selecione Criar um Ponto de Restauração, clique em Avançar e siga as instruções. Se utiliza o Vista, clique em Iniciar, digite sysdm.cpl e pressione Enter. Clique na aba Proteção do Sistema e então clique no botão Criar.

Para visualizar todos os programas que estão autocarregando com seu sistema, selecione Iniciar, Executar e digite msconfig e pressione Enter (no Vista não é preciso clicar em Executar, basta digitar o comando).

Tela exibe lista de programas que se autocarregam

    

Clique na aba Inicialização (Startup). Então você pode desmarcar todos os programas listados e evitar que sejam executados durante a inicialização.

Mas qual você deve desmarcar? Não escolha seu antivírus, firewall ou programa de segurança; você precisa deles funcionando o tempo todo. Fora esses, você pode escolher qual quiser, baseando-se na sua experiência como usuário do computador.

Porém, algumas vezes um programa que você desmarcou, aparece novamente na lista depois de um tempo. Isso acontece porque o programa que o colocou lá da primeira vez, percebe que a função autocarregamento não está ativada e “corrige” o problema.

Neste caso, verifique o menu Opções ou Preferências do programa e procure por algo como “Iniciar quando o Windows carregar” ou “Colocar na bandeja do sistema”. Se houver alguma dessas opções, desmarque-a.

Fora esses problemas, o que mais poderia deixar a inicialização lenta seria um Registro carregado ou corrompido. Mas limpar o Registro é algo muito perigoso e delicado, e só recomendamos isso para quem tem algum conhecimento e quando a situação não tem mais jeito.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento