Página Inicial » Ciência Avançada




|03|

Fotos das mais fantásticas e aterrorizantes explosões nucleares da história

Durante a Guerra Fria, cientistas testaram bombas atômicas em diversas áreas remotas do globo. Essas imagens aterrorizantes foram usadas para pesquisa, mas também para intimidar qualquer pessoa estúpida o suficiente para desafiar os EUA ou a URSS em um conflito armado.

Confira testes nucleares que até parecem mentira

Experiência “Trinity”, 3 milissegundos

Essas fotos de alta velocidade foram feitas por Harold “Doc” Edgerton durante os três primeiros milissegundos da Experiência “Trinity”, o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos em 16 de julho de 1945.

Experiência “Trinity”, 0,016 segundo

Essa imagem é da mesma experiência, 0,016 segundo depois da explosão a 48 km de Socorro, no que é hoje o Campo de Teste de Mísseis de White Sands, perto de Alamogordo (Novo México).

“Baker Day”

Nuvem atômica que subiu durante a explosão “Baker Day”, feita pelos EUA no Atol de Bikini, no Pacífico, em 25 de julho de 1946.

“George”

Explosão de “George”, a terceira das quatro explosões durante a Operação Greenhouse dos EUA, em 9 de maio de 1951.

“Ivy Mike”

“Ivy Mike”, o primeiro teste de uma arma termonuclear, realizado de 31 de outubro a 1 de novembro de 1952.

“Ivy King”

Ivy King foi a mais poderosa bomba de fissão feita pelos Estados Unidos durante a operação Ivy. Ela gerou 500 quilotoneladas e foi o único teste nuclear do mais poderoso dispositivo de fissão pura, o Mark 18, em 15 de novembro de 1952.

Operação Upshot-Knothole

Teste feito em 25 de maio de 1953 como parte da Operação Upshot-Knothole, uma série de onze testes conduzidos pelos Estados Unidos com as duas únicas bombas de hidreto de urânio, lançado pelo canhão Grable.

“Castle Bravo”

“Castle Bravo” foi o primeiro teste americano de uma bomba de hidrogênio com combustível seco, e foi uma das maiores bombas termonucleares já construídas pelos Estados Unidos, detonada em 1 de março de 1954 no Atol de Bikini.

“Castle Romeo”

“Castle Romeo” foi um teste da arma termonuclear TX-17 feito pelos EUA em 27 de março de 1954.

Nuvens radioativas

Nuvens radioativas no Atol de Bikini em 21 de maio de 1956.

“Licorne”

“Licorne” (unicórnio, em francês) foi o quarto e penúltimo teste nuclear da França de uma bomba termonuclear no Atol de Mururoa, na Polinésia Francesa, feito em 3 de julho de 1970. Rendeu 914 quilotons. [io9]

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento