Página Inicial » Ciência Avançada




|03|

Água da terra é mais antiga que o próprio sistema solar

Água foi crucial para o surgimento da vida na Terra e também é importante para avaliar a possibilidade de vida em outros planetas. Identificar a fonte original da água da Terra é a chave para a compreensão de como os ambientes para fomentar a vida possam ser e qual a probabilidade de ser encontrada em outros lugares.

Um novo trabalho de uma equipe, incluindo o Carnegie Conel Alexander descobriu que grande parte da água do nosso Sistema Solar provavelmente originou-se de gelos que se formaram no espaço interestelar.

A água é encontrada em todo o nosso Sistema Solar. Não só na Terra, mas em cometas gelados e luas, e nas bacias sombreadas de Mercúrio. Água foi encontrada em amostras minerais de meteoritos, na Lua e Marte.

Cometas e asteroides em particular, sendo objetos primitivos, fornecem uma natural "cápsula do tempo" das condições durante os primeiros dias do nosso Sistema Solar. Sua composição gelada pode dar pistas aos cientistas sobre a origem do gelo que circundava o Sol após o seu nascimento, o que era uma pergunta sem resposta até agora.

Na sua juventude, o Sol foi cercado por um disco protoplanetário, a chamada nebulosa solar, a partir do qual os planetas nasceram. Mas não ficou claro para os pesquisadores se o gelo neste disco se originou da própria nuvem molecular do Sol ou do parental interestelar, do qual ele foi criado, ou se esta água interestelar havia sido destruída e reformada pelas reações químicas que ocorrem na energia solar da nebulosa.

"Por que isso é importante? Se a água no início do Sistema Solar foi herdada principalmente como o gelo do espaço interestelar, então é provável que gelos semelhantes, juntamente com a matéria orgânica prebiótica que eles contêm, são abundantes na maioria ou em todos os discos protoplanetários ao redor das formações estrelares", explicou Alexander.

"Mas se a água do início do Sistema Solar foi em grande parte o resultado de processamento químico local durante o nascimento do Sol, então é possível que a abundância de água varia consideravelmente na formação de sistemas planetários, o que, obviamente, tem implicações para o potencial para o surgimento da vida em outros lugares."

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento