Página Inicial » Ciência Avançada




|01|

 

Solda magnética pode ser fundida e manipulada à distância


Um campo magnético externo pode ser utilizado para manipular
remotamente a solda magnética, fazendo-a chegar
a locais difíceis de alcançar.

Cientistas desenvolveram uma solda magnética que pode ser manipulada em três dimensões por um campo magnético externo e aquecida seletivamente, facilitando sua aplicação e tornando as conexões mais duráveis.

Importância das soldas

Quem já teve a oportunidade de olhar a placa de um circuito eletrônico - seja a placa-mãe de um computador ou o circuito interno de qualquer outro aparelho - sabe a importância das soldas para a tecnologia - é a solda que une os componentes eletrônicos que viabilizam toda a nossa atual "sociedade tecnológica".

As soldas são ligas metálicas de baixo ponto de fusão que funcionam como uma cola para conectar os chips e outros componentes eletrônicos, como transistores, resistores e capacitores, às placas de circuito impresso.

Só muito recentemente a indústria começou a substituir as soldas à base de chumbo por outras menos agressivas à saúde e ao meio ambiente. Mas esse processo está longe de ser finalizado.

"Nós vimos uma oportunidade para melhorar as soldas para o meio ambiente, mas nós também vimos isso como uma oportunidade para reexaminar como melhorar as soldas em geral," explica Ainissa Ramirez, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Solda magnética

O resultado da pesquisa é uma solda não-tóxica, feita com uma liga de estanho e prata e incorporando partículas de ferro. É a presença das partículas de ferro que torna a nova liga uma solda magnética.

O uso do ferro na solda tem vários benefícios, segundo os pesquisadores. Em primeiro lugar, a solda fica mais forte, simplesmente por conter ferro. E, quando um campo magnético externo é aplicado, as partículas de ferro alinham-se no interior da solda conforme ela se solidifica, torna-a ainda mais resistente.

Em segundo lugar, o ferro resolve o problema do alto ponto de fusão das soldas tradicionais à base de estanho e prata. Ao submeter a solda a um campo magnético alternado, ela pode ser aquecida seletivamente. Desta forma, somente a solda magnética se funde, deixando os componentes eletrônicos em temperaturas seguras.

Fundindo a solda sem contato

Outra vantagem é que um campo magnético externo pode ser utilizado para manipular remotamente a solda magnética, fazendo-a chegar a locais difíceis de alcançar, como o interior de canais verticais muito estreitos.

Isto poderá ser de ajuda também para a manutenção dos equipamentos eletrônicos: as famosas "soldas frias" poderão ser consertadas pela aplicação de um campo magnético externo capaz de fundir a solda apenas no ponto desejado, conectando novamente os componentes.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento