Página Inicial » Charadas


 

     

|02|


0 que é criatividade?

 
Basicamente, criatividade é uma mistura de pensamento original, intuição, engenhosidade e inovação. É claro que algumas pessoas nascem com uma maior tendência criativa (note quantos traços artísticos e musicais parecem ocorrer em uma mesma família), mas a maior parte desse talento depende de motivação e oportunidade. Por isso, um exemplo de vida positivo sempre ajuda. Então, se por alguma razão você acha que não é criativo, talvez o que esteja contendo o seu potencial não seja um nível baixo de aptidão, mas, sim, o pensamento negativo ou a falta de motivação.

Os gênios criativos

De onde vem o espírito criativo? As imagens dos poetas ingleses Shelley e Byron fazendo uma pose heróica em cima de um telhado, no meio de uma tempestade elétrica, seduziram o mundo, levando muitos a acreditar que todo tipo de inspiração surge tão repentinamente quanto um raio. Apesar de dramática, essa ideia não poderia estar mais longe da verdade.
Arquimedes pode até ter pulado de sua banheira e gritado "Eureca!", no instante em que descobriu como calcular o volume de um objeto de formato irregular, mas temos quase certeza de que ele pulou de várias banheiras antes de chegar à sua descoberta.
Mozart já escrevia sinfonias quando era muito jovem, mas ele ficou famoso por algumas dessas composições mais antigas? Obviamente que não. Ele teve que ser um aprendiz e escrever muito antes de se tornar um gênio. Quantos teoremas impossíveis você acha que Einstein criou antes de formular sua Teoria da Relatividade? Na verdade, não importa o gênio criativo que você escolha. Tenha absoluta certeza de que sua criação foi desenvolvida náo só devido a um grande poder mental, mas também á muita prática e paciência.

Lado direito do cérebro está ligado à criatividade? Verdade ou Mito?

Da mesma forma que é errado pensar que as pessoas criativas são apenas aquelas abençoadas com uma genialidade inata, também é errado pensar que todas as pessoas criativas pensam mais com o lado direito do cérebro e que as pessoas mais analíticas e organizadas pensam mais com o lado esquerdo do cérebro. Algumas estatísticas apontam que pessoas criativas possuem o lado direito do cérebro dominante, mas isso não quer dizer que outras pessoas, que não
tenham essa dominância, não possam também ser criativas. A verdade é que todo mundo pode ser criativo. Na realidade, a criatividade floresce melhor quando os dois lados do cérebro são usados. De acordo com o modelo de Wallas (veja a explicação acima), criatividade não é um estágio mágico da mente, mas uma série de ações que dependem da lógica e do pensamento aplicado, processos que, em sua maioria, são realizados pelo lado esquerdo do cérebro. Além disso, mapeamentos cerebrais revelaram que, durante o pensamento criativo, os dois hemisférios do cérebro compartilham a tarefa igualmente. Então, mesmo que você tenha ouvido histórias de artistas que dizem terem sido tomados por um poder superior durante um ato criativo, a ciência acredita mais na teoria de que ideias originais se materializam quando a imaginação e a análise trabalham lado a lado. Criatividade é um  processo do cérebro como um todo e, somente através da integração de diversas faculdades mentais, o ser humano é capaz de elevar ao máximo o seu potencial criativo que ainda não foi tocado.

 

 


 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento