Página Inicial » Charadas


 

     

|02|


O que é inteligência?

 
     Agora, vamos falar sobre inteligência e. mais especificamente o que o torna uma pessoa inteligente. Inteligência é um termo difícil de se definir.
Pode significar várias coisas para as pessoas. Na verdade, a comunidade científica há muito vem debatendo sobre a definição de inteligência, e ainda existe uma grande discordância acerca de sua exata definição e as maneiras de mensurá-la.
 
     O teste de Ql já foi considerado a melhor forma de medi-la. No entanto, hoje, existe uma percepção geral de suas limitações, o que significa que ele mede apenas uma área específica da inteligência.
O que se deve ter em mente é que ser inteligente não significa apenas se destacar em uma limitada área acadêmica ou, então, em ter amplos conhecimentos gerais, ou até mesmo em ser bom em matemática ou português. Tudo isso requer um certo grau de inteligência, mas não define se uma pessoa é inteligente ou não. Pelo contrário: a inteligência reflete uma aptidão mais ampla e profunda para se compreender questões múltiplas, para acompanhar o que está acontecendo e
descobrir o que fazer em qualquer circunstância. A pessoa inteligente possui a capacidade de analisar e avaliar, imaginar e inventar, e, em termos práticos, é capaz de programar e aplicar suas idéias com sucesso.

Traços de inteligência

    Existem diversos tipos de inteligência, como: habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias, usar a linguagem e aprender. A inteligência das pessoas pode ser caracterizada pela capacidade de adaptação a um novo ambiente, ou pela capacidade de estabelecer relações saudáveis ou de ter pensamentos produtivos e originais. Além disso, existem outros traços específicos de inteligência. Por exemplo, uma pessoa que se destaca em um determinado esporte está demonstrando um alto nível de inteligência
sinestésica; e outra pessoa, capaz de manipular melodia e ritmo, tem um alto nível de inteligência musical. Neste sentido, tanto Johann Sebastian Bach quanto David Beckham podem ser considerados pessoas altamente inteligentes em áreas específicas.

 

 



 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento