Página Inicial » Auto Mania




 
|02|
 

O que fazer quando o para-brisa quebra na estrada?

É muito comum o para-brisa quebrar ao ser atingido por pedras dos pneus de caminhões na estrada. Além de se recuperar de um grande susto, é necessário tomar alguns cuidados para prosseguir a viagem com segurança.
Mantenha distância sempre
Antes de mais nada, evite andar "colado" na traseira de caminhões. Além da possibilidade de ser surpreendido com uma freada brusca do veículo, o pára-brisa de seu carro pode ser atingido pelas pedras que são arremessados pelos pneus e fragmentos da carga.

Se o para-brisa quebrou, dependendo do tipo do vidro, deverá reagir da seguinte forma:

1 - Carros com vidros temperados: Carros fabricados até 1992 utilizam em geral vidros temperados. Estes se estilhaçam em pequenos pedaços que normalmente ficam no lugar e atrapalham a visão do motorista. Neste caso, deve tentar remover imediatamente utilizando uma das mãos com o punho fechado, protegido por um pano ou flanela. Dê pequenos socos de dentro para fora. Se tiver que prosseguir viagem, feche as outras janelas para criar um colchão de ar dentro do seu carro, reduzindo o efeito do vento.

2 - Carros com vidros laminados. A partir de 1992 se tornou obrigatória a fabricação de veículos com para-brisas de vidro laminado. Por conter uma fina camada de filme plástico, estes não se estilhaçam em pequenos pedaços. Normalmente nesse caso, não será necessário remover a área com o veículo em movimento. De qualquer forma, o mais seguro é parar o carro e remover para não atrapalhar sua visibilidade.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento