Página Inicial » Auto Mania




 
|02|
 

Fatos pioneiros no mundo dos automóveis

Já passou tanto tempo da criação do primeiro carro, da primeira lei de trânsito, do primeiro retrovisor... Êpa, primeiro o quê? Bem, esse papo todo é para lembrarmos quem foi o primeiro a ser ou fazer alguma coisa que hoje é tão comum no mundo dos automóveis. Garimpamos algumas curiosidades e colocamos aqui para você.

1 - O primeiro automóvel do mundo movido a combustão: em 1863 o francês Étienne Lenoir diz ter adaptado um motor de combustão interna à base de gás de iluminação a um veículo, mas não há provas deste trabalho. Em 1882, Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler, desenvolveram vários motores para carros, na Alemanha. Em 1884 construiram o motor Standuhr , de 1 HP e 600 rpm e em 1886 fabricaram o primeiro automóvel a combustão do mundo com este motor.

2 - O primeiro automóvel produzido em série: Em 1908, Henry Ford constrói o Ford T e sua fabricação em série iniciou-se em 1º de outubro e foram vendidas 15 milhões de unidades entre 1908 e 1927. Tinha um motor de quatro cilindros de 20 cv de potência, fazia 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.

3 - O primeiro carro patenteado do mundo: em 29 de janeiro de 1886, engenheiro Carl Friedrich Benz patenteou o Triciclo. O Triciclo de Carl Benz, por ter sido patenteado é considerado o primeiro automóvel da história. Tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv, movido a gasolina.

4 - A primeira rodovia de concreto do mundo: fica na cidade de Detroit, a capital do automóvel. Foi construída em 1909, e hoje é conhecida por Avenida Woodward.

5 - A primeira viagem de automóvel do mundo: foi realizada em 1903 entre as cidades de São Francisco e Nova York e levou 52 dias para ser concluída.

6 - O primeiro automóvel no Brasil: foi um Daimler a vapor, de Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto, em 1893.

7 - O primeiro acidente brasileiro de automóvel: aconteceu em 1897 e foi uma batida numa árvore. O motorista era o poeta Olavo Bilac.

8 - O primeiro pára-choques: foi colocado num carro checo, em 1897. O carro andou 15 quilômetros até o acessório cair e não ser mais colocado.

9 - O primeiro retrovisor: foi criado em 1906 pelo francês Alfred Faucher. Ele também foi o inventor da luz de freio e do pisca-pisca de direção.

10 - A primeira lei de trânsito: foi promulgada na Inglaterra em 1836 e chamava-se Lei da Bandeira Vermelha.

11 - O primeiro auto-rádio: foi colocado num Ford T em maio de 1922 por um jovem americano de 18 anos, George Frost. Somente após cinco anos os rádios para carros começaram a ser produzidos em grande escala.

12 - O primeiro semáforo do mundo: foi instalado em Boston, Estados Unidos, em 1840.

13 - A primeira lombada eletrônica foi inventada pelos irmãos brasileiros Schause: Donald, Samuel e Walter.

14 - A primeira e única avenida mais larga do mundo: Eixo Monumental de Brasília, que tem doze pistas, totalizando 250 metros de largura.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento