Página Inicial » Vida a Dois


     

|01|

 
Mulheres envelhecem como suas mães
  

Se você quer saber como será sua esposa quando for idosa, então olhe sua sogra.” Agora, pesquisadores encontraram a verdade por trás do provérbio. Eles descobriram que os rostos das mães e das filhas se enrugam e se curvam no mesmo padrão que as mais velhas. A pesquisa foi realizada a partir da análise da pele e peles macias – em especial a que está em volta dos olhos – que mostraram o mesmo padrão de degeneração e perda de elasticidade. A semelhança se torna mais aparente quando a mulher alcança cerca de 30 anos, apresentaram os pesquisadores em uma conferência na Sociedade Americana de Cirurgia Plástica em Seattle, Washington.

A equipe liderada por Dr. Matthew Camp, da Loma Linda University Medical Center, na Califórnia, mediram a gama de envelhecimento a partir de 10 pares de mães e filhas parecidas com idades entre 15 e 90 anos.

Usando a imagem das faces feitas em uma tomografia e um computador 3D, os autores da pesquisa encontraram um padrão consistente de perda de curvatura e volume especificamente em torno dos cantos internos do olho e pálpebras mais baixas nas mães. Tanto as mães como as filhas perdiam a elasticidade e se degeneravam da mesma maneira.

Normalmente, as mulheres envelhecem mais que os homens pois as características femininas são mais suscetíveis à gravidade e à perda de músculo e de elasticidade.

A remoção das bolsas abaixo dos olhos e cirurgias de pálpebras são os procedimentos de cirurgia cosmética que mais crescem na Grã Bretanha, perdendo apenas para a cirurgia de seios.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento