Página Inicial » Saúde e Bem Estar


     

|04|

 
Dicas para prevenir o câncer

Seguir estas 8 dicas para prevenir o câncer é importante pois segundo o IBGE, o câncer é maior causa de mortes no Brasil e mais da metade deles podem ser evitados se o indivíduo adotar os seguintes hábitos:

. Alimentar-se de forma saudável, dando preferência à frutas, legumes, grãos e carnes brancas pois são ricas em antioxidantes substância muito importante no combate ao câncer;
 
. Praticar atividade física regularmente;
 
. Usar filtro solar diariamente, mesmo nos dias nublados;
 
. Usar preservativo em todas as relações;
 
. Evitar a automedicação, que pode mascarar sintomas de doenças graves;
 
. Realizar exames de rotina como os de sangue, preventivo e o auto exame das mamas;
 
. Evitar bebidas alcoólicas em excesso;
 
. Deixar de fumar.
 
. Ao adotar este estilo de vida saudável o organismo fica mais fortalecido e têm mais condições de lutar contra diversas doenças e contra a mutação das células que origina o câncer e por isso é necessário que o indivíduo viva conforme estas regras por toda a vida e não só por um período.

Alimentos que combatem o câncer

 
Os alimentos que combatem o câncer são principalmente frutas, vegetais e cereais integrais porque têm substâncias específicas como os antioxidantes que protegem as células do organismo ajudando a combater e a evitar o aparecimento de câncer.

Alguns exemplos de alimentos que combatem o câncer são:

  • frutas e verduras verde-escuras, amarelas e cor-de-laranja como tomate, acerola, romã, chicória, cebola vermelha, cenoura, uvas vermelhas;
  • vegetais crucíferos como brócolis;
  • azeite, óleo de canola;
  • alho;
  • leguminosas;
  • cereais integrais;
  • soja.

Já os alimentos ricos em gordura, açúcares e carboidratos como pães, bolachas e carnes vermelhas gordurosas são responsáveis por tornar o sangue mais ácido, inflamam as células e desequilibram a insulina e o colesterol, e por isso devem ser evitados.

Um prato bem colorido com alimentos saudáveis e não industrializados é a melhor solução para combater e prevenir as diversas formas de câncer.

Alimentos que Protegem do Câncer

Os alimentos que protegem do câncer possuem características que ajudam a bloquear as enzimas causadoras de metástases, produzidas pelas células cancerígenas. Eles ajudam também a desintoxicar o organismo, varrendo os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Assim as células ficam mais protegidas e correm um menor risco de sofrer algum tipo de mutação que levaria ao surgimento ou ao agravamento do câncer. Por exemplo, as fibras quando são ingeridas atuam no sistema intestinal absorvendo os elementos causadores de câncer e os removem, impedindo a irritação e a sua absorção pela parede intestinal.

Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B6 fortalecem as mucosas e não deixa que as células passem pelo processo de mutação, que daria início ao câncer.

Segundo as últimas pesquisas científicas, as substâncias fitoquímicas, possuem a capacidade de impedir a transformação de uma célula saudável em uma célula cancerígena. Na verdade os indivíduos que se alimentam mais de legumes e frutas estão mais protegidas do câncer.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento