Página Inicial » Temas Polêmicos


 
|04|

 

Polêmicas na Astronomia
Os "Grandes Segredos da Astronomia"

Muitas pessoas acreditam que os astrônomos têm conhecimento de determinadas informações altamente secretas, que não podem ser passadas à população porque causariam um pânico generalizado. Sendo propósito destas páginas a divulgação científica e a desmistificação de conceitos errados, seguem-se algumas observações a respeito de dois desses mitos, já que é grande a quantidade de perguntas sobre eles que chegam a nós através do correio eletrônico.

1) Dizem que há um grande planeta aproximando-se do Sistema Solar, que deve chegar no ano que vem. Dizem também que ele já pode ser visto até mesmo a olho nu no outro hemisfério e que já foi fotografado pelos cientistas. Alguns citam um planeta que orbita a Estrela de Barnard como sendo o astro invasor.

Comentando: Note que a chegada do astro ocorrerá sempre no ano que vem, independentemente do ano em que você estiver obtendo a informação, é sempre visto no hemisfério contrário àquele em que você estiver e que até agora nenhum astrônomo sabe onde está a tal foto, nem quem foi o autor da façanha. A grande verdade é que nada há de científico nisso. Nenhum planeta foi visto entrando no Sistema Solar e os astrônomos não estão escondendo informações. A Estrela de Barnard, mesmo sendo uma das mais próximas, está a uma distância inimaginável. É verdade que ela está se aproximando de nós, mas não está vindo em nossa direção. Se estivesse em rota de colisão conosco, o impacto ocorreria somente daqui a milhares de anos.

2) É muito difundido, até mesmo através dos meios de comunicação, o alinhamento planetário que vai fazer o nível do mar subir uns 140 metros e destruir todas as cidades do litoral. Algumas pessoas, até mesmo no Primeiro Mundo, já estão vendendo suas casas de praia e partindo para as montanhas em busca de proteção contra a terrível catástrofe que deverá ocorrer no início de maio do ano 2000.

Comentando: É uma grande falta de responsabilidade colocar informações falsas como essa ao sabor da interpretação livre de pessoas leigas. Falar que alinhamentos planetários interferem dessa forma na Terra demonstra apenas um total desconhecimento dos princípios físicos mais elementares. Nada pode acontecer em função desses agrupamentos de astros, que vêm ocorrendo desde antes de a nossa espécie surgir no Planeta e continuarão ocorrendo depois de seu provável desaparecimento por outras causas muito mais próximas de nós.

Comentário final: É impressionante como tantas pessoas dão mais atenção aos palpites do primeiro fanático que aparece do nada com uma estória louca do que aos cientistas que passam toda a sua vida estudando os fenômenos naturais com dedicação e seriedade. Abandone suas superstições. Não se assuste com a conversa fiada de estranhos nem com o sensacionalismo que dá IBOPE. Na dúvida, pergunte a quem entende do assunto.

Basta de Apocalipses

Já escapei de uns 30 fins de mundo. Nenhum deles aconteceu. Em alguns houve suicídios, como no conhecido caso Heavens Gate, na passagem do cometa Hale-Bopp. Se um cientista tenta mostrar, pela lógica, que nada vai acontecer, ele é considerado cético, frio e calculista. Todos desconfiam dele, porque não diz o que querem ouvir. Por outro lado, se um estranho tem um pesadelo e divulga, muita gente acredita. Foi premonição! O fim está próximo!

Talvez isso ocorra porque ninguém suporta mais os tempos em que vivemos, procurando crer que alguma coisa vai mudar e que teremos dias melhores. Entretanto, mesmo não concordando com os caminhos errados que o mundo trilha hoje, um verdadeiro cientista não se deixa influenciar. Ele continua raciocinando.

Fenômenos comuns têm sido usados por pessoas leigas como causadores das "grandes mudanças" pelas quais passaremos. Depois de nada ocorrer na data anunciada, o povo se esquece disso e passa a ter medo da próxima data. Muitas pessoas são simples petecas nas mãos dos "videntes", que devem estar faturando uma nota com tudo isso. Por exemplo, onde estão os maremotos causados pelo alinhamento dos planetas, em maio de 2000? Nada aconteceu porque não houve nenhum efeito de maré especial, como prediziam as equações da Física, estas sim, confiáveis.

É impressionante o festival de besteiras que anda surgindo por todos os lados. Muita gente agora deve estar esperando o Hercólubus cair ali na próxima esquina. E o pior é que, do jeito como divulgam a coisa, fica parecendo que os cientistas estão sabendo de tudo e que escondem a verdade do povo. Por que esses "especialistas" em catástrofes não nos fornecem as coordenadas celestes do tal astro que vem furioso contra nós? Como esse objeto pode estar visível a olho nu, se nenhum astrônomo amador deu o alarme? São milhões de pessoas experientes olhando para o céu todas as noites. Como é possível que ninguém tenha visto nada até agora?

Quantos mais fins de mundo vamos ter que superar até chegarmos à conclusão que estamos bancando bobos por causa de pessoas ignorantes, loucas, supersticiosas ou que só querem mesmo é aparecer na TV e faturar às nossas custas, vendendo seu lixo, que é anunciado até mesmo em revistas de ciência popular?

Está na Bíblia

Se você é uma pessoa que acredita na Bíblia, é bom saber que Mateus 24 fala mesmo da "consumação do século", que "não ficará aqui pedra sobre pedra", que "escurecer-se-á o Sol, e a Lua não dará a sua claridade, e as estrelas cairão do céu". Entretanto, fala também que "virão muitos em meu nome... e enganarão a muitos" e, principalmente, que "daquele dia, nem daquela hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, senão somente o Pai". São palavras de Jesus.

Atenção, propagadores de notícias sobre o fim do mundo e coisas do tipo! As pessoas estão ficando realmente assustadas. Pensem bem na responsabilidade que todos nós temos quando influenciamos as vidas de nossos semelhantes. Quem será culpado se alguém cometer suicídio em função do pavor levado ao extremo? Os astrônomos brasileiros estão tentando fazer um trabalho de conscientização da população, mostrando a todos o caminho da razão. Preocupa-nos o número crescente de pessoas que nos procuram, com muito medo. Será que todos os problemas que temos atualmente no Brasil e no resto do mundo ainda não são suficientes? Por favor, parem com isso!
 

 


 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento