Página Inicial » Medicina para Leigos




|02|

  
Mitos e verdades sobre a cólica menstrual

1- Cólica é uma doença.
Mito. Não é doença, mas sim um sintoma comum da menstruação. Por isso, não possui cura, mas, sim, tratamento.

2- Bolsas de água quente ajudam a aliviar a dor.
Verdade. “O tratamento térmico - tanto as bolsas quentes como as geladas - ajudam a aliviar a dor. Basta a mulher testar com qual se sente melhor”, sugere Ramos.

3- Tomar banho e lavar cabeça pode piorar a cólica.
Mito. Não existe nenhuma relação entre a cólica e qualquer outra atividade do dia-a-dia. “Mas, acontece o seguinte: se a mulher acreditar que isso faz mal, pode se sentir pior de verdade”, afirma o médico. Portanto, esqueça essa lenda.

4- Uso de anticoncepcional melhora a cólica.
Verdade. Algumas mulheres podem sentir melhora ou ausência de cólica durante a menstruação quando fazem o uso de anticoncepcional. A explicação, segundo o ginecologista, é a de que o medicamento reduz o fluxo de sangue da menstruação. Na verdade, produz uma falsa menstruação, o que os médicos chamam de “hemorragia de privação”. Menos sangue é igual a menos contrações e diminuição da dor.

5- Analgésicos eliminam a cólica.
Errado. Os analgésicos podem aliviar a dor momentaneamente, mas não interromper. Também podem ser úteis no combate a outros sintomas, como a dor de cabeça. Mas, para a cólica, o mais indicado são antiinflamatórios específicos, indicados sempre por um médico, após avaliação.

6- Mulheres que já passaram por uma gestação sentem menos cólica.
Verdade. O útero sofre modificações de tamanho durante a gestação. O fluxo de sangue e as contrações uterinas também sofrerão alterações e, por conseqüência, podem diminuir as cólicas.

7- Cólica e TPM é a mesma coisa.
Errado. Cólica é aquela dor que “vai e volta”, não é continua. Algumas mulheres ainda confundem os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) - como dores na mama, cansaço nas pernas, dor de cabeça, entre outros -, com a cólica. Estes sintomas podem aparecer de 15 a 10 dias antes da menstruação, não exatamente durante o sangramento, como é o caso da cólica.

8 – Certos alimentos podem aumentar a cólica.
Mito. Nenhum tipo de alimento influencia aumentando ou diminuindo a cólica.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento