Página Inicial » Carreira Pessoal




|03|
 


Algumas das razões pelas quais você continua desempregado(a)

“Por que não consigo arrumar emprego?”. Os profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, costumam repetir essa pergunta quase como um mantra.

Entretanto, em meio ao desespero, é importante observar alguns sinais que podem indicar o porquê ainda não conseguiu êxito, principalmente depois de um longo período de procura.

Neste contexto, indicamos algumas razões por você ainda estar desempregado.

1. Você não construiu um bom networking

Faça uma pesquisa rápida: não é difícil encontrar alguém que conseguiu algum emprego graças à indicação de um amigo ou ex-colega de trabalho. Por isso, manter uma boa imagem profissional é a chave do sucesso para sua carreira.

2. Você está despreparado

Se o período no emprego anterior foi muito longo, provavelmente você está “enferrujado” no que diz respeito ao que deve mostrar na entrevista e sobre o que as empresas querem saber atualmente. Converse com pessoas que possam agregar esse conhecimento ou contrate um coaching de carreira, ele vai ajudá-lo a desenvolver sua imagem profissional da maneira correta.

3. Você vai mal nas entrevistas

Policie o seu comportamento nos processos seletivos que tem feito. Má postura, gírias, roupas inadequadas, falta de sinceridade, enfim, tudo deve ser considerado na hora de garantir uma boa oportunidade de emprego.

4. Você está exigindo um salário acima da média

As empresas não costumam contratar alguém com uma média salarial bem maior do que a de seus colaboradores. Portanto, tenha o pé no chão, não exija um salário fora dos padrões do mercado e outras regalias, por mais que acredite que mereça.

5. Você é qualificado demais para o cargo que procura

Por mais desesperadora que seja a situação, jamais tente retroceder na sua carreira. Além de correr o risco de não conseguir o emprego, caso consiga, sua qualidade de vida cairá, pois não usará todo o seu potencial criativo.

6. Sua profissão não está em alta

Neste caso, vale considerar mudar de profissão e investir em outro curso técnico ou graduação.


7. Você fala demais

Os extrovertidos costumam falar mais sobre si na hora da entrevista do que de suas habilidades para o trabalho. Se fizerem uma pergunta, simplesmente responda. Sem rodeios, sem usar exemplos distantes.

8. Ou “de menos”

Não confunda a falta de comunicação com timidez. Os recrutadores sabem reconhecer um profissional tímido e outro que não tem conteúdo. Se não conseguir mostrar tudo que sabe, não vai conseguir emprego.

9. Você não consegue superar a saída de um antigo trabalho

Muitas pessoas têm dificuldades de superar a saída repentina de um emprego, principalmente quando se trata de uma demissão, algumas até entram em depressão. Por causa disso, o desempenho ao procurar um novo trabalho é prejudicado. Se você não está se sentindo bem para ingressar numa nova empresa, não leve ressentimento de seus antigos empregadores, tire um período sabático. Trabalho novo, vida nova!

10. Você é prepotente

Ter autoconfiança e conhecimento de suas habilidades é diferente de acha que é o melhor e consegue fazer sozinho tudo o que mandarem. Esse tipo de atitude pode soar como arrogância e não é admitida caso você for trabalhar com uma equipe, por exemplo.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento