Página Inicial » Carreira Pessoal




|02|
 

Mantenha o Foco para ter sucesso.


Nos distraímos facilmente. A ausência do Foco fará nossa caminhada mais longa e penosa

Os especialistas em Gestão vem chamando nossa geração de a “geração do déficit de atenção”. Eu acrescentaria que somos uma geração sem Foco.

Todos os dias, somos bombardeados por milhares de estímulos vindo de diversas direções. Outdoor, Rádio, Revistas, Jornais, Televisão, Busdoor, bicicletadoor e finalmente a grande vilã, a Internet. Esses estímulos em sua grande maioria disputam nossa atenção com uma única intenção, na grande maioria dos casos, de meter a mão em nosso bolso.

Segundo últimas informações, até o fim desse ano, teremos um celular para cada habitante do planeta. Serão bilhões de pessoas com seus smartphones nas mãos, que de alguma forma, sofrerão um verdadeiro bombardeio de estímulos. Qual será o resultado? A perda do Foco.

A internet como disse, é a grande vilã quando o assunto é “perder tempo”. O problema é que as pessoas perdem mais tempo do que realmente aproveitam todo o potencial da Rede. As empresas têm feito de tudo para coibir o uso da Internet durante o expediente, mas tem sido uma ação de “enxugar gelo”. A ausência de Foco vem trazendo alguns milhões de dólares de prejuízo para as corporações.

Então, precisamos entender que às vezes precisamos dizer “NÃO”. Precisamos ser comprometidos com nossos objetivos e especialmente ter FOCO bem definido. Sem Foco, perdemos tempo, e tempo custa caro. É um bem raro, uma vez desperdiçado, não podemos tê-lo novamente.

Disciplina: John Maxwell certa vez comentou que foco sem disciplina é como um Polvo usando patins. A disciplina funciona como a “Biruta” dos aeroportos. Nada a fará mudar sua posição de estar sempre contra o vento. É assim que deve ser. Nada deve fazer você mudar sua direção, seus objetivos.
Se você desejar conquistar, seja lá o que for, pense nisso. Não se deixe distrair, seja objetivo, quando for necessário, diga “não”.


FOCO+ESTRATÉGIA+DISCIPLINA = RESULTADOS

Entendam sobre sobre esse poderoso axioma. Essas são características sempre presentes nos maiores Best Sellers mundial. Jim Collins em seu livro "Feitas para durar," – Campos, 2009, menciona que essas características estão sempre presentes nas empresas de sucesso.
No entanto, podemos afirmar que qualquer pessoa com anseios de alcançar o sucesso, precisará muito delas.
- Vamos falar primeiro do FOCO.

É muito fácil perdermos o FOCO. Diariamente somos bombardeados por milhares de estímulos que visam chamar nossa atenção. O objetivo de todo esse bombardeio, é que compremos algo que com certeza não precisamos. Nosso celular que não para de tocar, pessoas desejando nossa atenção, como família, chefe, amigos etc. Se não tivermos muito cuidado, perderemos o rumo ou a direção que havíamos traçado. Isso acontece todos os dias. Basta nos lembrarmos das promessas que fizemos no último fim de ano. Quantas coisas você conseguiu cumprir das promessas que fez? Não fique triste, a maioria das pessoas, também não fizeram quase nada. A resposta, é que provavelmente em determinado momento, perderam o FOCO.

Claro que mudanças de rota de última hora, são permitidas. Podem surgir problemas que nos obriguem a fazer pequenos desvios. Veja por exemplo os pilotos comerciais. Quantas vezes eles desviam as aeronaves de curso, a fim de não pegarem uma tempestade que se avizinha? No entanto, tão logo seja possível, retornam a rota original. Isso pode acontecer conosco. No entanto, precisamos retornar, e continuar perseguindo nosso objetivo.

Por que as pessoas perdem o FOCO com tanta facilidade, é a pergunta que não quer calar? Acredito que a resposta esteja na falta de uma ESTRATÉGIA bem definida. Usando o mesmo exemplo anterior, nenhuma aeronave,levanta voo se não houver um "plano de voo". Isso, nada mais é do que uma ESTRATÉGIA de como chegar ao destino pretendido. A falta de um "plano de voo" é muito mais comum na vida das pessoas do que possamos imaginar. A grande maioria leva a vida ao "Deus dará". Acreditam que ter um "trevo de quatro folhas" é o suficiente. Quando surgem imprevistos, elas se perdem e nunca mais conseguem achar o caminho de volta. Se você deseja ser promovido, mudar de emprego, abrir seu próprio negócio, é preciso de ESTRATÉGIA. Quando, como, onde e porque, são perguntas que só pderão ser respondidas com um bom planejamento.

Finalmente chegamos à DISCIPLINA. Penso que essa característica seja uma das mais difíceis de ser conquistada. A disciplina é a "cola" que faz todas as coisas funcionarem. Sem ela, relaxamos, entramos em nossa zona de conforto, e perdemos a linha do horizonte. Ainda sobre as promessas de fim de ano, as pessoas não cumprem o que prometem, muitas vezes, por pura falta de DISCIPLINA. Confesso que foi difícil adquirir disciplina. Perdi muito dinheiro e boas oportunidades por ausência dela. Uma das técnicas que me ajudou muito foi colar Post it pela casa. Escrevia as tarefas que eu precisava cumprir, e colava em locais estratégicos. Toda vez que vencia uma tarefa, substituía por outra. Não importa seu método, o importante é ter em mente que a DISCIPLINA é fundamental para que você consiga conquistar seus objetivos.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento