Página Inicial » Carreira Pessoal




|02|
 

É possível Liderança com Humildade?

Gostaria de falar hoje com vocês dessa qualidade que considero importante em nossas vidas. Afinal, quem gosta de uma pessoa arrogante? No entanto, quando falamos em liderança, costumamos associá-la a alguém durão, que não se dobra ou não se curva. Infelizmente, esse foi o conceito que nos “venderam”. Na verdade, a humildade é uma qualidade que pode estar associada à liderança. Líderes humildes, não quer dizer, líderes fracos ou piegas. A história está cheia de exemplos positivos, de líderes poderosos, mas extremamente humildes e preocupados com o bem estar do próximo.

Podemos citar o próprio Jesus, em minha opinião, o maior líder que já viveu. Não importa se você não acredita que ele seja o filho de Deus. Mas, segundo dados arqueológicos consistentes, ele foi uma pessoa real. Apesar da tremenda influência que exerceu e exerce até hoje, foi um homem extremamente humilde. E isso não o tornou “fraco” ou incompetente.

Será que podemos citar outros líderes? Claro, Abraham Lincoln. Um dos maiores e melhores presidentes da história da maior nação do mundo foi um homem poderoso, no entanto, muito humilde.

Outro líder que gosto de citar nesses casos é Sérgio Vieira de Mello. Você talvez não se lembre do nome, mas se lembrará do episódio que tirou a sua vida. Ele era um alto comissário da ONU e estava em Bagdá no Iraque, em missão de paz. Um caminhão bomba atingiu o prédio em que ele e centenas de funcionários trabalhavam. Após alguns minutos de caos e histeria, as pessoas tomaram consciência do que havia acontecido. Todos os sobreviventes começaram a procurar Sérgio Vieira de Melo, pois temiam por sua vida, e sabiam que poderia ter sido ele o alvo do atentado. Quando a equipe de resgate conseguiu localizá-lo, encontraram-no sob toneladas de escombros. Assim que os soldados fizeram menção de retirá-lo, Sérgio pediu que primeiro retirassem seus colegas. Mesmo sob condições de stress extremo, ele citou por nome as pessoas que também estavam sob os escombros. Disse que eles estavam em piores condições e precisam de ajuda. Quando os soldados finalmente retornaram para resgatá-lo, Sérgio já havia falecido. Seu estado também era grave, mas ele não sabia. Ele colocou seus colegas em primeiro lugar. Mesmo sob as condições adversas, sua preocupação não era com ele, e sim, com seus subordinados, com suas vidas. Que exemplo maravilhoso.

Que lições podemos tirar disso tudo? Que a humildade é uma virtude positiva e que pode ser exercida por qualquer líder. Que liderança não significa tirania, vilania e apenas poder. Mas, significa também servir. Se você é líder, pergunte-se, sou humilde? Gosto apenas de ser servido?

“O líder que espera apenas ser servido, poderá ter seguidores, mas nunca terá seus corações”.

Segundo o Professor Hal Urban, em seu livro Escolhas que podem mudar sua vida – “certamente o mundo seria bem diferente se todos fôssemos um pouco humildes, se concordássemos em admitir que não sabemos tudo, que temos fraquezas e que cometemos erros”. Ele continua. “Será que o mundo inteiro fica melhor se uma pessoa se tornar mais humilde? Não. Será que o mundo dessa pessoa fica melhor se ela se torna mais humilde? Sim.”

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento