Página Inicial » Carreira Pessoal




|01|
 

5 leis do crescimento profissional

Todo profissional almeja o crescimento, mas, alem da própria formação em si, o que necessitamos para obter sucesso em nossa carreira?

Todo ser humano busca crescimento e mais ele necessita deste. O filósofo Mario Sergio Cortella em um de seus livros diz que “ não nascemos prontos” e de forma singular relata a nossa caminhada para uma formação, criação e renovação pessoal. Em um mundo de constante mudança, de evolução e regressão, numa busca desenfreada de ser o melhor, o maior, o primeiro, em um mercado cada vez mais competitivo, com volume de informações diárias gigantescas, de clientes mais esclarecidos, o fator crescimento individual tem seu peso.

Mas, crescer significa mudar e envolve riscos. E principalmente, crescer envolve renúncia. A cada nova escolha que fizer algo terá de renunciar. Crescimento e renúncia andam lado a lado.

Ao observarmos a vida de pessoas expoentes na humanidade iremos encontrar pessoas que tiveram de abdicar de algo em prol do crescimento em sua área, uns deixam de sair ás noites para estudar e ficar horas acompanhado de livros, outros deixam de viajar para juntar dinheiro e conseguir uma garantia de futuro melhor, cada um faz a escolha, sua renuncia e prepara para colher os devidos frutos. A bíblia relata uma frase do apóstolo Paulo, no livro de Gálatas:

“Aquilo que o homem plantar isso ele vai colher”.

Veja a vida de um agricultor, de um homem do campo, é uma vida de trabalho, de dedicação para colher o fruto á seu tempo. Desta mesma forma somos nós, precisamos atentar que para um futuro promissor temos de fazer escolhas que irão nos acompanhar de certas renuncias. Gostaria de citar apenas algumas delas:

1. Você precisará ter decisão. Para se tomar decisões tem de renunciar medo do erro que existe dentro de você. Muitas pessoas tem capacidade de tomar decisões e também de liderar, o grande problemas que enfrentam é o medo de errar, elas tem conhecimento do assunto, sabem como fazer, mas o receio de fazer algo e dar errado fazem com que fiquem estáticas. Um líder é aquele que sabe o que fazer, como fazer e toma a decisão de fazer, enfrentando o medo de errar.

2. Você precisará ter atitude. Para que as atitudes sejam tomadas tem de renunciar ao comodismo, com o desejo que tudo venha fácil. Desde nossas infâncias somos criados ao comodismo, nossos pais tomam as decisões e agem por nós. Precisamos sair da inércia e tomar atitudes que mostrem quem somos, desenvolver nosso caráter e personalidade através de atitudes.

3. Você precisará ter determinação. Para que determinação seja aparente em sua vida e carreira é necessário que você renuncie á inconstância. Muitas pessoas começam um projeto e no meio do caminho desistem, quantas faculdades começadas e não terminadas, quantos sonhos abandonados no primeiro obstáculo. Uma frase de Bernard Shaw sintetiza isso: “As pessoas que conseguem sucesso neste mundo são as que se levantam e buscam as circunstancias que desejam e, se não conseguem encontra-las, criam essas circunstancias”.

4. Você precisará ter aperfeiçoamento. Para que seja aperfeiçoado precisará renunciar á satisfação, satisfeitos não aperfeiçoam em nada. Todo ser humano tem um alvo, um sonho, um objetivo inicial, muitos ao alcançar já se satisfazem, esse é o grande problema, o mundo é constante, não para; desta forma nossos sonhos, projetos também precisam ser renovados, aperfeiçoados de forma estarmos sempre atualizados. Nunca se dê por satisfeito, sempre poderemos crescer um pouco mais.

5. Você precisará ser humilde. Para que haja crescimento precisará renunciar á soberba, pois a com humildade se consegue aprender com outros e reconhecer seus erros. A bíblia diz: “A soberba procede a ruína”; quando nos achamos superiores e melhores que outras pessoas perdemos a oportunidade de tirar aprendizado em pequenos detalhes e situações, deixamos de aprender com pessoas que estão em um nível hierárquico inferior ao nosso e muitas vezes esquecemos que também trilhamos esse caminho. Ouça a todos, pense antes de falar, reflita e aprenda em seu cotidiano pois o dia de amanha pertence a Deus.

O mercado espera pelo seu crescimento. A decisão agora é sua.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento