Página Inicial » Carreira Pessoal




|01|
 

O que é Coaching?

Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.
É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente mas oferece, como um padrinho, sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.

“De maneira sintética e objetiva, Coaching pode ser caracterizado como o processo conduzido por um profissional Coach, visando identificar o estado atual de seu Coachee (cliente) e caminhar junto com ele até um estado desejado” José Roberto Marques – Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
Definições de Coaching segundo a Global Coaching Community:

“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”
“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”
“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

É possível que você já tenha ouvido falar em coaching, metodologia à qual, geralmente, as empresas costumam recorrer no intuito de aperfeiçoar e desenvolver competências e potencializar seu rendimento. Essa – a organizacional – no entanto, é apenas uma das várias formas de coaching existentes. Você conhece as outras?


Coaching Executivo

"O coaching no Brasil é recente. Somente por volta de 2003, ele começou a ganhar espaço por aqui. Mas logo ganhou bastante força no meio corporativo", explica Sulivan França, coach da Sociedade Latino Americana de Coaching.

O Coaching executivo virou uma febre em pouco tempo e praticamente todas as grandes companhias o adotaram. A ferramenta virou, em pouco tempo, uma solução ideal para empresas, que precisavam de um auxílio para trazer mais tranqüilidade e congruência para seus principais talentos.

No processo dessa modalidade, o cliente passa por uma série de etapas que priorizam o alcance de metas. O objetivo é fazer com que ele consiga manter um foco altamente produtivo profissionalmente e, ao mesmo tempo, muito satisfatório emocionalmente.


Coaching de vida

Quem nunca precisou tomar decisões importantes nessa vida? Situações assim são sempre delicadas e exigem cautela. Um pequeno detalhe pode atrapalhar todo o andamento do resultado e até colocar em risco um processo que levou anos da sua vida. É aí que entra em ação o Coaching de vida.

Consolidado no meio executivo, "com a famosa criatividade brasileira, o coaching começou a ser implantado em outras áreas", explica Sulivan. No caso do coaching de vida, o foco é o autodesenvolvimento. O objetivo é fazer com que o cliente encontre respostas e tome atitudes de acordo com as suas vontades, conscientemente, sem o nervosismo que geralmente atrapalha ainda mais as pessoas em momentos assim.


Coaching de carreira

Nesse tipo de coaching, o cliente deve avaliar o que, de fato, é importante para sua vida profissional. Com isso, será capaz de tomar atitudes e mudar ações que, antes, o faziam perder tempo e acumular estresse na louca rotina do dia-a-dia.


Coaching de relacionamento

O Coaching de relacionamento tem como principal objetivo fazer com que o cliente consiga dar um grande "upgrade" em suas relações sociais. Através dele, é possível otimizar a comunicação, a verdadeira chave do sucesso.

"Dentro de um processo de coaching de vida foi percebido que havia ali mais que problemas de profissionais, mas questões de relacionamento, ou seja, problemas pessoais interferindo no profissional"

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento