Página Inicial » Lugares Fantásticos


 

     

|02|


O enigmático Machu Pichu - Peru

 
Machu Pichu, é a cidade perdida dos Incas, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, no Peru.

Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Pichu é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A 7 de julho de 2007, em Lisboa, Portugal, o monumento foi eleito e considerado oficialmente como uma das 7 maravilhas do Mundo.

Foi construída no século XV. O local é o símbolo mais típico do Império Inca. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade.

Machu Pichu fica a uns 160km de Cuzco e a cidade mais próxima que fica a apenas 6 km chama-se Aguas Calientes, situada pratica-mente no pé da montanha.

Existem 3 maneiras de se chegar a Machu Pichu, a mais comum é saindo de Aguas Calientes, de ônibus (demora 25 min, 15 dolares ida/volta, parte a cada 15 min), pode subir a pé, demora 1:30h.
Outra maneira é pela Trilha Inca (300 dolares), chegando pela Porta do Sol e a terceira é através de uma caminhada pelos trilhos, por uma rota alternativa.

A maioria das pessoas fazem o trajeto mais facil, partindo de trem de Cusco até Aguas Calientes (4:00h, 100 dolares ida/volta) e de ônibus de Aguas Calientes até Machu Pichu.
Outra opção um pouco mais barata é ir de onibus de Cusco até Ollantaytambo (9 dolares, 2 h) e de Ollantaytambo até Aguas Calientes de trem (70 dolares ida/volta,1:30h).
A Trilha Salkantay (180 dolares) chega em Aguas Calientes e não diretamente em Machu Pichu como a Trilha Inca.

A Trilha Inca é o caminho que os Incas percorriam para chegar a Machu Pichu, chegando diretamente na cidadela pela Porta do Sol . São 45 km percorridos geralmente em 3 dias (existem excursões que fazem em 2 dias, depende da agência e do tour contratado).

Salkantay é uma montanha. A trilha de Salkantay parte dos arredores de Cusco e vai até Aguas Calientes, o percurso é de aproximadamente 65km e demora no total 5 dias e 4 noites, sendo o último dia o de visita a Machu Pichu.

Cusco fica a 3400m de altitude, recomenda-se ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade antes de qualquer caminhada para aclimatação. Cada pessoa reage de um jeito a altitude, algumas sofrem mais e muita gente perde a viagem por não seguir essa recomendação básica.

Wayna Picchu é a montanha mais alta que aparece atrás de Machu Pichu . Nela também tem algumas ruínas das torres de vigias e que podem subir apenas 400 pessoas por dia até o topo da montanha, sendo 200 pessoas as 7:00h e 200 as 10:00h.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento