Página Inicial » Lugares Fantásticos


 

     

|01|


Cataratas Vitoria – Zâmbia e Zimbabwe

 
As Cataratas Vitória ou Quedas Vitória são uma das mais espetaculares cataratas do mundo.

Situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. É considerado um lugar fantástico, devido ao estreito e raro abismo em que a água cai.

É a maior queda d'água da África, com altura variando de 61m a 128m. Cerca de duas vezes mais profunda e duas vezes mais larga (1,7km) que as cataratas do Niágara.

Após as cataratas, as águas do rio Zambezi descem para o Lago Kariba (não há relação direta entre as Cataratas Vitória e o Lago Vitória, na África).

David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória.

O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya (Zâmbia), em conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade mantida pela UNESCO, em 1989.

O Parque Nacional das Cataratas Vitória, no Zimbabwe, com 2340 ha, foi declarado em 1972, mas a conservação deste monumento natural tinha sido oficialmente iniciada pelas autoridades coloniais em 1934.

Abaixo das cataratas, o rio entra numa série de 7 gargantas, que representam os locais onde as quedas de água se situavam ao longo da sua história.

A Catarata do Diabo, no Zimbabwe pode ser o embrião duma nova catarata que eventualmente poderá deixar o bordo atual da existente num ponto mais alto.

No lugar chamado “A Piscina do Diabo”, os visitantes podem tomar banho na borda da cachoeira em uma piscina natural na rocha, a 108 metros de altura.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento