Página Inicial » Lugares Fantásticos


 

     

|01|


A Estrada de Karakoram - Paquistão
A mais alta do mundo

 
A Estrada de Karakoram, no Paquistão é a rodovia pavimentada mais alta do mundo, atingindo no seu ponto mais alto, 4.693m de altitude no Passo Khunjerab.

É o ponto mais alto da estrada e o mais alto passo de montanha pavimentado do mundo, casa de iaques, policiais de fronteira chineses e leopardos da neve.

A estrada conecta a China ao Paquistão através da Cordilheira Karakoram, precisamente na passagem Khunjerab. Sua extensão total é de 1.300 km.

É um feito incrível de engenharia cortar seu caminho através de vales profundos e planícies para as montanhas do norte do Paquistão e da China, perto da junção de três cadeias de montanhas Karakoram, Himalaia e Hindukush.

Devido à sua elevada altitude e as condições difíceis em que ele foi construído, também é citada como a "Nona Maravilha do Mundo".

Conhecida na China como Estrada da Amizade, foi construída pelos governos do Paquistão e da China, tendo suas obras iniciadas em 1959 e concluídas em 1986.

Durante a sua construção 810 trabalhadores paquistaneses e 82 Chineses perderam a vida em deslizamentos e quedas.

Na região estão 5 dos 14 montanhas com mais de 8.000m do planeta e as maiores geleiras fora das regiões polares.

Seus 1300 quilômetros se estendem de Islamabad, capital do Paquistão, a Kashgar, uma antiga cidade no oeste da China que fazia parte da Rota da Seda.

A estrada continua por cerca de 480 quilômetros no lado chinês, passa por mais montanhas gigantescas, corta o deserto de Taklamakan, para então chegar em Kashgar.

Dirigir por ela não é nenhum passeio de final de semana à beira-mar. Em trechos extensos, a rodovia Karakoram é uma via estreita, construída nas encostas de montanhas, lotada de caminhões, táxis, motos, 4x4s e pessoas.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento