Erupção vulcânica em seu estágio inicial

Uma imagem do espaço de uma erupção vulcânica em seu estagio inicial, ainda começando a criar uma nuvem de fumaça e vapor.

Criando uma onda de choque mortal na atmosfera chamada de fluxo piroclástico. O Sarychev Peak, na ilha de Matua, é um dos vulcões mais ativos da cadeia de ilhas de Kuril, no norte do Japão.

A nova foto foi tirada no dia 12 de junho, e a NASA (agência estadunidense de pesquisa espacial) afirma que pesquisadores de vulcões estão animados com a foto, pois ela conseguiu capturar vários fenômenos que ocorrem no início de uma erupção vulcânica. A maior nuvem mostrada na foto parece ser uma combinação de fumaça e vapor branco, de acordo com a NASA. As nuvens próximas ao vulcão foram afastadas em um padrão circular pela onda de choque da erupção, de acordo com cientistas. Exatamente o que permitiu a realização da foto.
A nuvem mais clara no topo pode ser vapor condensado, resultante da subida rápida e o contato com a massa de ar mais fria acima da coluna de poeira. A nuvem chega a fazer sombra na parte nordeste da ilha. A foto também mostra uma mancha cinza no chão, provavelmente uma mistura de gás quente e poeira, que é chamada pelos cientistas de nuvem piroclástica. As nuvens piroclásticas são muito perigosas, pois chegam a 600 graus e se movem pela terra a uma velocidade média de 200 quilômetros por hora.
Vôos comerciais estão desviando da região do vulcão para minimizar os danos causados às aeronaves pelo contato com a poeira. A última erupção explosiva do Sarychev Peak foi em 1989.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422