Página Inicial » Dicas de Viagem


     
 
Dicas para minimizar os problemas se for roubado no exterior
 

Imprevistos na viagem acontecem e, para que eles não estraguem a viagem, confira como evitar perrengues

1. Antes de viajar, faça cópias autenticadas dos seus documentos, como carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento. Se precisar tirar um novo passaporte no exterior, eles serão necessários.

2. Você pode deixar as cópias dos documentos com um parente ou alguém de sua confiança. Em caso de perda ou furto, a pessoa poderá lhe enviar os papéis por fax.

3. Vale ainda fazer uma cópia do visto e do passaporte, das páginas 1 (a que tem o número do passaporte), 2 (a que tem os seus dados) e 3 (a que tem a sua foto).

4. Durante a viagem, procure não andar com o seu passaporte, muito menos com todos os documentos na bolsa. Você pode fazer uma cópia autenticada e andar com ela.

5. Não é aconselhável andar com uma quantia grande de dinheiro na carteira. Guarde todos os objetos de valor e as passagens de volta no cofre no quarto do hotel.

6. Não se esqueça de levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Eles serão úteis em caso de emergência.

7. É importante também anotar os telefones de emergência do seu banco e da operadora do seu cartão de crédito (Visa, Mastercard etc) no exterior. Os telefones de contato no Brasil não são os mesmos do exterior.

8. Carregue com você o nome e o endereço do local em que estiver hospedado para o caso de se perder na cidade.

Para os Brasileiros em viagem no exterior, o melhor a fazer é informar sobre o sumiço do passaporte o mais rapidamente possível, especialmente se tiverem certeza de tê-lo perdido.

Em primeiro lugar, refaça seus passos. Se você tiver certeza de que o perdeu ou de que ele foi roubado, faça um boletim de ocorrência, porque isso vai ajudá-lo a receber um novo. Comunique a perda assim que possível para que seu passaporte não possa ser vendido, adulterado, ou utilizado em viagens ilícitas por criminosos ou pessoas mau intencionadas.

A maior parte das empresas internacionais possui serviços de assistência para os funcionários que viajam com frequência. Informe-se sobre este serviço em sua empresa antes de viajar. Assim que tiver com toda documentação preparada e detalhes do seu itinerário, é sempre recomendada a aquisição de uma apólice de seguro viagem, e procure informações sobre assistência em casos de roubo ou sumiço de documentos. Assim, você tem um contato que vai ajudá-lo com tudo o que for necessário. Eles podem fornecer as informações das empresas de cartão de crédito, direcioná-lo à embaixada ou enviar dinheiro para você. Ou então a embaixada pode ligar para o programa de assistência assim que você chegar. Voltar para casa sem o passaporte é quase impossível e no final das contas, o empregador é o maior responsável pelas pessoas que viajam a trabalho.

A maior parte das empresas internacionais possui programas de viagem com uma linha telefônica de assistência que pode ajudar no caso de perda ou roubo do passaporte. Pessoas que viajam a negócios também podem ligar para a linha de emergência e mudar a data de seu voo de volta, caso o novo passaporte demore mais do que o esperado para ficar pronto.

E para concluir, nas lojas de bolsas, malas e artigos de viagem, há uma faixa com bolso e zíper que deve ser usada por baixo da roupa para transporte de documentos e dinheiro. Como ela fica sempre bem próximo ao corpo, qualquer movimento intruso que tente retirar qualquer coisa de dentro dela, será facilmente percebido.

Em toda viagem, leve sempre os documentos, autorizações, declarações e certidões, equipamentos eletrônicos, medicamentos, cópia das receitas traduzidas (e o principio ativo – principal composto do medicamento – bem legíveis), óculos, dinheiro e cartões de crédito em sua bagagem de mão, e nunca, nunca em hipótese alguma se afaste dela, não permita que esta bagagem saia do seu campo de visão, pois, da mesma forma que alguém pode retirar algo de seu interior, oportunistas podem “plantar” evidências criminosas contra você sem que seja notado e causar-lhe um transtorno extra no momento de embarque/desembarque e inspeção alfandegária. Agora é só ficar atento a estes detalhes e dicas e desfrutar sua viagem da melhor forma possível, seja a lazer ou trabalho/negócios.

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento