Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Dicas de assentamento para um piso não soltar

Para o piso não soltar, confira alguns indicadores de trabalho bem feito:

1. Argamassa certa para o tipo de piso

Há um tipo específico pra fixar piso em porcelanato e outro para piso em cerâmica. Se fixar porcelanato com argamassa para cerâmica, o piso vai soltar antes do que você imagina! Confira na embalagem as informações do fabricante.

2. Argamassa colante precisa ser bem aplicada

Para o piso não soltar, a argamassa colante precisa ser bem aplicada.

Ela deve ser passada no chão e na placa de piso e espalhada com uma ferramenta específica (desempenadeira dentada), como se tivesse sido espalhada com um pente.

Para saber se o pedreiro está trabalhando bem, peça para ele tirar uma peça que acabou de ser assentada e observe se o verso está todo preenchido e com esse desenho penteado.

Se no verso houver uma bolota no centro ou se a argamassa estiver sem as ranhuras, o piso vai soltar. Peça para refazer.

E se você achar que é constrangedor pedir pra tirar a placa e ver, confirme se pelo mesmo há essa ferramenta na obra e pergunte ao pedreiro como ele está espalhando a massa.

3. Espessura do rejunte

Para o piso não soltar ou trincar a espessura do rejunte também é importante. Por mais que o rejunte fininho seja lindo, resista à tentação se as placas de piso não tiverem sido feitas pra isso. Todos os pisos trazem na embalagem a especificação da largura ideal de rejunte. Só se pode usar rejunte fininho em porcelanato retificado.

4. Tempo de secagem

É necessário esperar por 72h depois que as placas de piso tenham sido coladas para poder fazer o rejunte. caso contrário, ele vai estourar que nem pipoca ou o rejunte vai soltar.

5. Contrapiso bem feito

E o fundamental para qualquer piso não soltar e ficar bem feito: caprichar na qualidade do contrapiso, que precisa ser nivelado, áspero e sem manchas ou trincas.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento