Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Precauções antes de derrubar paredes em uma reforma

Muita gente quer derrubar parede pra dar um novo visual pra casa. Quebrar parede realmente amplia o ambiente e a casa parece maior. Também se quebra parede para colocar uma porta nova ou fazer aberturas que ligam cômodos.

Mas não dá pra derrubar parede sem ter um cuidado especial. É fundamental ter certeza de que a parede que você quer derrubar não tem função de estrutura e se sua retirada não trará problema para a casa ou para o prédio, se for um apartamento. Se ela for uma parede estrutural ela tem o papel de suportar a casa (ou o prédio) e aí nem pensar em quebrar. Consulte um profissional!

Parede comum ou parede estrutural?
 
A primeira coisa a saber é qual o sistema de construção que foi usado pra fazer sua casa.

Se a a estrutura é feita com vigas e pilares, as paredes tem apenas a função de vedar os ambientes. Paredes de vedação (também conhecidas como paredes comuns) geralmente são feitas de blocos de concreto, tijolos cerâmicos ou painéis pré-moldados. Esses elementos não são dimensionados para resistir às cargas além de seu próprio peso; estão lá só pra fechar. Se esse for o caso, é possível retirar paredes ou fazer novas aberturas para portas e vãos. É só identificar as vigas e pilares e não derrubá-los.

Agora, se o sistema for de alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, as paredes tem a função de estrutura da construção. Nessas obras não se usa pilares e vigas. Nesse tipo de construção, as paredes são feitas de blocos de concreto estrutural.

Como neste sistema construtivo é a própria parede que sustenta a construção é difícil executar mudanças e reformas. Se quiser saber mais, veja aqui o que é alvenaria estrutural.

Cortar ou derrubar parte da alvenaria pode ter consequências graves.
Se esse for o caso da sua casa ou apartamento e você quiser reformar, não derrube nenhuma parede sem consultar um engenheiro ou um arquiteto. Ele pode verificar se a intervenção é possível e planejar uma estrutura de reforço (pilar ou viga) para ser feita antes da remoção da parede, garantindo a segurança estrutural da construção.

Minha casa não é de alvenaria estrutural. Então posso derrubar a parede?
 
Primeiro tenha certeza de que não irá derrubar nenhuma viga ou pilar junto com a parede.Tem que consultar o projeto estrutural, ou o pedreiro faz um rasgo em linha horizontal na argamassa na largura inteira da parede para encontrar as estruturas de concreto.

Além disso, tenha certeza de que dutos de água, energia, gás, cabos de televisão ou de telefone não serão atingidos. Neste aspecto, as paredes da cozinha e do banheiro merecem atenção especial, porque nesses locais passam tubulações de distribuição de água. É sempre melhor contratar um arquiteto ou um engenheiro se quiser derrubar parede.

Se você morar em prédio, saiba que há uma nova norma que exige que você contrate um engenheiro ou arquiteto responsável por alguns tipos de obra, principalmente as que podem afetar a estrutura, como derrubar uma parede. Se quiser saber mais sobre isso veja aqui.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento