Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Aprenda pintar paredes, passo a passo

Aqui vão as etapas e os macetes para fazer um serviço de pintura de parede com qualidade, acabamento bonito e durável.

Esse infográfico mostra um resumo da etapa de pintura interna:

1. Lixar a superfície
 
Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira. Com o próprio tato da palma das mãos você verifica se a superfície está lisa o suficiente para receber o selador.

2. Aplicar o Selador
 
Abra a lata de selador, misture-a bem para que o material fique uniforme, coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e, com o rolo de lã (23cm de largura) aplique na parede em movimentos de sobe e desce. Repita a aplicação por todas as paredes do cômodo.

Macete 01: Verificar na lata qual a diluição recomendada pelo fabricante. Geralmente é entre 10% e 20% para os seladores.

Macete 02: se você aplicar uma demão com calma, preenchendo todos os espaços, não é necessário aplicar uma segunda demão.

3. Aplicar Massa Corrida
 
Aplique a massa corrida com uma desempenadeira e auxílio de uma espátula para os cantos. Identifique, também, os pequenos buracos que ainda podem ter ficado na parede e faça a correção com massa corrida, aplicando-a com uma espátula.

Deixe secar por duas ou três horas e, em seguida, passe a lixa para regularizar a superfície. Aplique o selador sobre a massa corrida. O selador vai reduzir o consumo de tinta (que é o material mais caro na pintura).

Pronto! Você suas paredes estão prontas para aplicar a tinta!

Macete 03: A massa corrida não é diluída.

4. Aplicar 1° demão de tinta
 
Primeiro leia as orientações de aplicação do fabricante na lata da tinta. Abra a lata de tinta da cor que você escolheu, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme.

Coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que deve estar limpa e seca). Pegue o rolo lã de carneiro e envolva-o em toda a tinta, sem excessos, evitando que ele fique muito encharcado.

Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a superfície. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta de maneira uniforme.

Macete 04: Se você mesmo for pintar a sua casa, inicie pintando uma pequena parede até que você pegue o “jeito de pintar”.

Macete 05: Não deixe de proteger todo o piso do ambiente cobrindo com jornal ou lona.

Macete 06: Evite pintar em dias muito quentes com temperaturas acima de 30°C;

Macete 07: Nos cantos, encontro de paredes, cantos de “bonecas” de portas utilize um pincel pequeno para fazer a pintura;

Macete 08: Para pintura de teto utilize um cabo prolongador acoplado ao rolo. Se possível, use uma plataforma para ficar mais próximo do teto. Evite acidentes: não suba em cadeiras ou bancos para pintar.

Macete 09: Utilize um óculos de segurança transparente para que não respingue tinta nos seus olhos.

5. Aplicar 2° demão de tinta
 

Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, pode-se aplicar a segunda demão. Verifique as indicações do fabricante na lata. Inicie a segunda demão com o seguinte pensamento: É o acabamento final!

Pinte novamente toda a parede com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a superfície até finalizar todo o cômodo. Aplique também a segunda demão também nos cantos, bonecas de porta e janelas;

A Sequência Correta de pintura
 
1. Pintura do teto;

2. Pintura das paredes;

3. Pintura de portas e janelas;

4. Pintura dos rodapés (se for o caso)

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento