Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Aprenda assentar cerâmicas em detalhes

É muito fácil assentar cerâmicas de piso, desde que você conheça os macetes que vão fazer o seu serviço ter beleza, qualidade e durabilidade.

Pré aplicação

1. Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços;

2. Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas;

3. De acordo com o ambiente defina o tipo de argamassa a ser utilizada.

4. Verifique em projeto a paginação do piso e o ponto de início de aplicação;

5. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior;


Modo de aplicação

Aplicar sobre contrapiso/piso-zero ou emboço/reboco curados há 14 dias, ou seja, executados 14 dias antes de aplicar o revestimento (cerâmica ou azulejo);

Preparação da Argamassa: abra um pacote de argamassa em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem bolinhas de massa. Dê preferência para fazer a mistura com utilizando um misturador. Obs: verifique a quantidade de água na embalagem da argamassa. Em seguida, deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos;

Aplicação da Argamassa
 
Inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm. Aplique a argamassa já preparada em, no máximo, 1h30min. Em seguida, passe a desempenadeira com o lado dentado na argamassa, formando sulcos paralelos.

Assentamento das peças
 
Com as mãos aplique a peça sobre a argamassa, movimentando-a levemente para que chegue na posição correta.

Vá batendo na peça com o martelo de borracha para que a peça assente completamente sobre a armagassa, amassando os sulcos criados anteriormente;

Com a peça já no lugar, coloque o espaçador entre uma peça e outra. Em seguida faça o ajuste fino da peça para que ela fique corretamente encostada no espaçador e acompanhe o alinhamento das demais peças. Veja se as quinas das cerâmicas estão bem alinhadas. Hoje está disponível no mercado espaçadores e niveladores. São duas pecinhas que trabalham juntas que deixam o piso com bastante qualidade no quesito alinhamento, espaçamento e nivelamento.

Macete 01: O tamanho do espaçador vai depender do tamanho da peça cerâmica (ex.:30cmX30cm, 36cmX36cm, 44cmX44cm) e da recomendação do fabricante na própria caixa das peças cerâmicas.

Retire o excesso de argamassa que sobe pelas juntas das peças com uma espátula, limpe a superfície das peças cerâmicas com um pano úmido ou estopa , ou então com uma esponja, até remover todo o resíduo de argamassa. Vá repetindo essa operação até fechar todo o cômodo.

Os Recortes de Peças

Os recortes das peças são feitos com Serra Mármore, feita a devida marcação anterior com o auxílio de uma caneta marca texto. Faz-se pequenos cortes até que abre-se o furo

Outra forma de fazer os recortes é com o auxílio uma turquesa. Esses são cortes manuais que devem ser feitos com cuidado para não quebrar toda a peça. É sempre necessário fazer antes a marcação com caneta.

Conclusão do Assentamento
 
Libere o tráfego para as pessoas da obra após 72h, para o público e tráfego após 7 dias;

Como é um serviço de acabamento, que vai ficar a vista, deve ser feito com muita atenção para a qualidade. Uma peça bem escolhida e de qualidade proporciona ambientes mais bonitos e elegantes.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento